sábado, 16 de maio de 2020

RPG - 7th Sea 1e - Andrew Silversmith



Jogo: 7th Sea 1st edition
Autoria: John Wick
Editora: Alderac Entertainment Games
Experiência: Curiosamente eu não tenho certeza se cheguei a mestrar esse sistema nos anos 90 ou só fiquei dizendo que ia mestrar um dia e isso nunca rolou. Joguei na campanha de um amigo meu que foi interrompida de forma repentina por conta de uma briga desse mestre com uma parte do grupo.
Livros usados: O Player's Guide e possivelmente vou usar os suplementos Pirate Nations, Avalon e Swordsman's Guild.

7th Sea era o “jogo irmão” de Legend of the Five Rings. Ambos criados pelo mesmo autor e usando praticamente o mesmo sistema (o roll and keep). Enquanto L5R se passa em Rokugan, uma versão fantasiosa do Japão feudal, 7th Sea se passa em Theah, uma versão fantasiosa da Europa do século XVIII.
Lembro que fiquei muito frustrado quando soube que esse jogo não era o ocidente de L5R e mesmo com um sistema bem similar eles não eram 100% compatíveis. Mas fora isso eu adorei o jogo. Infelizmente nunca tive a oportunidade de mestra-lo porque um amigo já mestrava e ele achou que seria ruim duas pessoas mestrando o mesmo sistema (hoje acho que ele tinha medo de alguma comparação). De qualquer forma é provável se eu vier a mestrar esse sistema agora será usando as regras da 2a edição que praticamente mudou tudo no sistema e para melhor pelo pouco que vi. Mas vamos fazer um personagem da primeira edição apenas porque sim, beleza?

Vamos começar com um conceito. Eu tinha pensado em fazer um personagem de Castille, mas tive uma outra ideia que gostei muito.
Andrew Silversmith era o quarto irmão de uma família com cinco filhos. Seu pai era um ourives especializado em prata (Silversmith), e ele sempre sentiu que não havia espaço em sua casa para ser ele mesmo e buscar o seu próprio caminho. Além disso, algo se remexia em seu peito toda vez que via uma embarcação chegando ou partindo do porto. Era o mar chamando sua alma.
Uma noite, ele reuniu seus poucos pertences e partiu. Entrou no primeiro navio que conseguiu uma vaga na tripulação. Na época ele era apenas um garoto e não sabia praticamente nada sobre o mar e sobre velejar, só o que lera em seus livros. Sua falta de conhecimento e seu tamanho foram motivos de chacota entre seus companheiros de tripulação. Mas ele aprendeu rápido e logo os risos passaram a se tornar cumprimentos de respeito.
Andrew é um jovem na faixa dos vinte anos. Ele tem a pele curtida de sol e os cabelos castanhos escuros encaracolados, com olhos castanhos brilhantes que parecem sempre olhar o horizonte.
Sua posse mais valiosa é um desenho em pano de uma mulher muito bonita de longos cabelos cacheados. Alguns marujos já zombaram perguntando quem é a beleza. Se algum amor deixado em algum porto. Andrew sempre responde “é um desenho de minha irmã” e os comentários costumam parar depois disso.
O que é uma meia verdade. O desenho foi feito por sua irmã mais nova, Maggie, mas a moça do desenho é Andrea, quem Andrew era antes de abraçar seu próprio destino e ir em busca de quem realmente é. Se algum dos seus companheiros de tripulação já se deu da verdade, nenhum deles jamais deu indícios.
Devo apontar que esse é meu segundo personagem trans nesse projeto. Espero poder colocar esse personagem na mesa. Mesmo que depois eu o adapte para a 2a edição.

Vamos lá, regras. A 1a edição de 7th Sea é um “point buy system”. O que significa que eu tenho 100 pontos para comprar tudo da minha ficha. Sendo que o sistema não tem desvantagens para dar uns pontinhos extras. São 100 e pronto.

Passo Um: Feitiçaria. O primeiro passo é decidir se meu personagem é um feiticeiro. Magia em Theah é interessante. Cada nação possui sua própria forma de magia com limitação e efeitos particulares e a magia é algo que corre no sangue de algumas famílias. Isso custa 40 pontos (!) se eu quiser ser um full-blooded e 20 para Half-blood. Mas Andrew não tem a menor inclinação para feitiçaria. Acho até que ele tem um certo medo dela.

Passo Dois: Espadachim. O passo seguinte é decidir se Andrew é um espadachim ou não. Isso me custaria 25 pontos e me daria acesso a uma habilidade especial, técnicas de combate e duas Skills. Fico tentado a pegar a Escola Rogers, que é a escola dos piratas. Tipicamente um grupo de 7th Sea é uma tripulação em um navio pirata, apesar de não ser obrigatório. É, vou fazer isso. Acho que vai ser a principal fonte de habilidade de combate de Andrew.
Isso me dá as Skills Fencing e Dirty Fighting. Isso também me dá acesso aos Swordsman Knacks Bind (Fencing), Corps-a-Corps, Disarm (Fencing) e Exploit Weakness (Rogers). Por fim eu ganho a técnica de aprendiz da escola, parecido com as técnicas de L5R, no caso eu ganho a habilidade de usar Balance no lugar de Parry e um truque de pirata que eu escolho de uma lista. Só um momento. Escolho Sea Legs que me dá um bônus de +1 dado quando rolando Balance. Andrew aprendeu rápido como se mover em um navio.

Passo Três: Traits. Agora vamos comprar Traits. Existem cinco, Brawn, Finesse, Resolve, Wits e Panache. Todos começam no nível 1 e eu ganho um bônus de +1 em um deles baseado na minha nação de origem. Decido que Andrew vem das Ilhas de Avalon (uma versão do Reino Unido nesse mundo), o que lhe dá +1 em Resolve. Agora para gastar pontos. Custa 8 pontos por nível de Trait e só posso aumentá-los até nível 3 (como se eu tivess pontos para aumentar mais do que isso). Decido aumentar todos para o nível 2 menos Brawn. Andrew tem um corpo franzino. Estou com vontade de aumentar o Resolve mais um nível, mas vou deixar isso para se sobrar pontos. Por enquanto eu estou com 51 pontos para gastar.

Passo Quatro: Advantages. Eu tinha pulado esse passo. Dou uma olhada na lista e na verdade não tem nada que eu queira muito dali. Dou uma checada no Pirate Nations e finalmente encontro algo que me interessa. Eagle Eyes. Andrew é um ótimo vigia. Vou dar uma olhada no Avalon também. Até considerei pegar Sidhe Blood, mas não. Acho que não tem nada a ver com Andrew. Então eu sigo com 49 pontos para gastar.

Passo Cinco: Skills e Knacks. Esse é um dos pontos que eu não gosto desse sistema. Aqui uma Skill é um grupo de Knacks. Para poder comprar níveis de um Knack eu primeiro preciso comprar uma Skill. O que em um sistema com pontos tão limitados é complicado. Fora isso os Knacks são divididos em básicos e avançados, custando 1 e 3 pontos por nível respectivamente. Mas chega de reclamar.
Eu já começo com as Skills Fencing e Dirty Fighting de minha escola de Espadachim. Isso me dá um nível nos Knacks Attack (Fencing), Parry (Fencing) e Attack (Dirty Fighting). Tinha esquecido que você ganha isso quando compra uma skill.
Eu também quero Sailor, obviamente, e acho que vou pegar Scholar, só para pegar um nível dos Knacks básicos. Isso reflete a educação que Andrew teve antes de fugir de casa.
Eu ganho de os Knacks de Sailor: Balance, Climbing, Knotwork e Rigging. De Scholar eu recebo History, Mathematics, Philosophy e Research.
Isso me deixa com 45 pontos para aumentar meus Knacks.
Primeiro eu aumento Attack (Fencing), Bind (Fencing), Corps-a-Corps, Disarm (Fencing), Balance, Climbing para 3 cada, o que me custa 24 pontos. Decido aumentar Knotwork, History, Attack (Dirty Fighting) e Exploit Weakness (Rogers) para 2 por outros 6 pontos.
Isso me deixa com apenas 15 pontos.

Passo Seis: Toques Finais. Primeiro eu posso comprar Backgrounds, que são elementos da minha história que podem aparecer de tempos em tempos e eu ganho XP cada vez que isso acontece. Dou uma olhada na lista e penso em 3 que podem ser legais. Hunted, a família de Andrew pode estar ainda a sua procura, Obligation, ele prometeu a sua irmã que iria tira-la da casa de seus pais um dia, e True Identity, o risco de descobrirem que seu corpo é de uma mulher. Eu coloco um ponto no primeiro e no terceiro, porque não quero que isso apareça muito, e dois pontos no segundo porque é algo grandioso e a longo prazo, mas que pode não aparecer muito. Isso me custa 4 pontos.
Eu ainda tenho 11 pontos para gastar. Olha só. Gasto 8 para aumentar meu Resolve para 3 e os três últimos resolvo investir em Languages. Andrew aprendeu as línguas de Castille e Eisen em suas viagens.
Eu não pretendo pegar Arcana, nem positivo, nem negativo. Andrew não é tão importante assim para o destino.
Eu posso receber até 6 Dramatic Wounds (Resolvex2), Reputation 0 e, deixa eu rolar um dado...sete guilders. Andrew começa apenas com a roupa do corpo, sua espada e o desenho de sua irmã.

Realmente é um personagem que eu adoraria colocar na mesa, mas não acho que funcionaria com qualquer mestre de jogo. Se eu estivesse mestrando esse personagem talvez focasse na relação com a irmã como sidestory, com ele enviando ou recebendo cartas quando parasse nos portos. Sua família poderia ter enviado alguém atrás dele e esse enviado poderia ser um npc de alguma importância na campanha.

Próximo, vamos matar uns zumbis em Shotgun Diaries.

______________________________________________


Name: Andrew Silversmith
Nationality: Avalon

Brawn o
Finesse oo
Wits oo
Resolve oo
Panache oo

Backgrounds: Hunted 1, Obligation 3, True Identity 1
Advantages: Eagle Eyes, Languages (Castille,

Swordsman School: Rogers
Bind (Fencing) ooo
Corps-a-Corps ooo
Disarm (Fencing) ooo
Exploit Weakness (Rogers) oo

Skills:
Dirty Fighting:
Attack (Dirty Fighting) oo

Fencing:
Attack (Fencing) ooo
Parry (Fencing) o

Sailor:
Balance ooo
Climbing ooo
Knotwork oo
Rigging o

Scholar:
History oo
Mathematics o
Philosophy o
Research o

Dramatic Wounds oooo
Reputation 0

Equipamento:
Cutlass 2k2 de dano.



Nenhum comentário: