quarta-feira, 15 de abril de 2020

RPG - Werewolf: The Apocalypse 3e - Joe Cabeça-de-Vento




Jogo: Werewolf: The Apocalypse 3ª edição, ou edição revisada.
Autoria: Ethan Skemp (org)
Editora: White-Wolf
Experiência: Mestrei e joguei muito nos anos 90 a 1a e a 2a edições.
Livros usados: O livro básico e o Player's Guide.

Em meio a quarentena me convidaram para joga uma campanha online desse sistema.
Eu pretendia fazer um personagem dele para esse projeto de qualquer forma, mas pretendia colocar o mundo das trevas na ordem bonitinha, começando pelo Vampire: The Masquerade, mas já que surgiu essa oportunidade de jogar com os lobos, vamos lá.
Passo Um: Conceito.
Logo que minha amiga me convidou eu comecei a pensar em alguns conceitos. Queria jogar com uma tribo que eu pouco ou não tivesse jogado. Comecei a pensar em um Bone Gnawer ou um Glass Walker. Decidi pelo primeiro. Brincando um pouco com a ideia desenvolvi o seguinte conceito:
Ninguém sabe de onde Joe Cabeça-de-Vento veio. Talvez nem ele mesmo. Em geral, quando as pessoas se dão conta, ele já estava ali. Joe é um mendigo que vaga pela cidade sem eira nem beira. Muitas vezes ele fala sozinho, mas parece estar falando com alguém em uma discussão acalorada que sóe ele entende. Talvez nem ele. Quando perguntado, Joe dá poucos pedaços do seu passado. As vezes fala de família, de uma mãe e irmãos, mas nem sempre o que ele diz em um momento encaixa com o que diz em outro.
Joe não fala de sua primeira transformação. Quando perguntado ele costuma ficar calado e de olhos vidrados, como se visse alguma coisa em seu passado. As vezes esfrega as cicatrizes em seu rosto.
Joe é um rapaz negro com traços latino e indígenas, o que torna ainda mais difícil situar sua origem, e estranhas cicatrizes de queimaduras pelo corpo e pelo rosto. Estas aparecem como buracos em seu pelo nas formas lupinas. O totem da matilha o acolheu e diz que ele tem uma importante função no grupo, como cada um dos outros.
Ele é Ragabash, apenas porque eu adoro jogar com Ragabashes. O desafiador dos caminhos, o que não se encaixa. Ironicamente, encaixa muito bem com ele.
A tribo eu já tinha decidido por Bone Gnawer. Joe é um excluído e um sobrevivente.
Passo Dois: Selecionar Atributos
Pensei muito em como priorizar os atributos de Joe. Se tem um atributo que eu quero que ele tenha alto é Stamina, então coloco físico como primãrio, mental como secundário e social como terciário.
Sete pontos para os atributos físicos. Começo logo colocando 3 em Stamina, o que a coloca em 4. Decido colocar outros três em Dextery, Joe é rápido e ágil. Ao longo dos anos já teve de roubar e fugir para sobreviver. O último ponto vai para Strength. Joe não é forte nem franzino.
Nos atributos mentais tenho 5 pontos para distribuir e um em cada de início como em todos os atributos. Aumento Perception e Wits para 3 cada, gastando 4 pontos. Joe é bom em perceber as coisas e em reagir rapidamente. O último ponto fica em Inteligência, que vai para dois. Ele não é burro, mesmo que as vezes viva fora da realidade.
Por último, os atributos sociais. Tenho 3 pontos e a primeira vontade é jogar um em cada deixando todos com o valor médio de 2. Repenso isso e coloco Carisma para 3 e Deixo a Aparência em 1. Joe não é feio, mas as cicatrizes em seu rosto afasta os olhares das pessoas. Por outro lado, ele é um cara que as pessoas gostam.
Passo Três: Selecionar Habilidades
Priorizo na ordem Talentos, Perícias e Conhecimentos. Joe tem mais habilidades auto-desenvolvidas do que algum aprendizado formal.
Dos talentos divido meus 13 pontos dessa forma: Coloco dois pontos cada em Alertness, Athletics, Brawl, Dodge e Streetwise e um ponto cada em Empathy, Intimidation e Primal-Urge.
Nas Skills tenho 9 pontos. Três em Stealth e Survival. E os últimos 3 pontos divido entre Animal Ken, Melee e Performance. Joe sabe tocar uma gaita que ele sempre carrega consigo, mas não faz ideia de onde aprendeu.
Por fim, meus 5 pontos de conhecimentos eu divido dois em Investigation, um em Law (Joe já teve problemas o suficiente com a lei para saber uma coisa ou duas), e dois em Linguistics. Ele sabe Espanhol e Navajo, mas também não faz ideia de onde aprendeu essas coisas.
Passo Quatro: Selecionar Vantagens
Agora eu tenho 5 pontos para colocar em Backgrounds, tenho de escolher 3 gifts (um da minha breed, outro do meu auspice e um da minha tribo) e distribuir meu Renown.
Dou uma olhada na lista de Backgrounds e decido pegar um em Allies (o padre de uma missão onde Joe fila uma bóia), dois em Contacts (posso ver com o mestre depois, mas imagino que gente que ele conheceu nas ruas) e deixo os dois últimos pontos para contribuir com o Totem da matilha.
Olho os Gifts a minha disposição e as escolhas me parecem óbvias.
Como Homid pego Persuasion. Joe é bom para convencer os outros a ajudá-lo.
Como Ragabash pego Blur of the Milky Eye. Bom para sair de vista.
E de Tribo pego Cooking. O Rato ensina seus filhos a serem sobreviventes e é isso que Joe é, um sobrevivente.
Como Ragabash eu posso distribuir meus pontos de Renown como quiser. Não acho que Joe teria muita Glory, ou ligaria para isso. Então coloco 1 ponto em Honor (ele sempre honra com sua palavra, quando se lembra pelo menos) e 2 em Wisdom (em meio a sua loucura Joe as vezes tem uns misteriosos insights).
Passo Cinco: Toques Finais
Joe tem Rage 1 (Ragabash), Gnosis 1 (Homid) e Willpower 4 (Bone Gnawer).
Eu tenho 15 freebie points para distribuir. Vou dar uma olhada nos Merits e Flaws do Player's Guide. Olhei e vi algumas coisas que me interessaram.
Começando pelos Flaws eu decido que ele tem Phobia severa a fogo (3). O que quer que tenha acontecido com Joe deixou marcas não só em seu corpo. Pensei em pegar Absent-Minded ou Derangement, mas decido levar os dois apenas como componentes de roleplay.
Dos Merits eu gostei de Danger Sense (3), Guardian Angel (6) e Fair Glabro (2).
Após essa compra eu fico com sete freebie points ainda. Decido pegar mais um ponto de Gnosis (2), mais três de Willpower (7) e mais dois de Rage (3). E Joe Cabeça-de-Vento está pronto para correr com sua matilha.

_________________________________________________________----

Nome: Joe Cabeça-de-Vento
Breed: Homid
Auspice: Ragabash
Tribe: Bone Gnawer
Conceito: Sobrevivente

Atributos:
Strength 2, Dextery 4, Stamina 4
Charisma 3, Manipulation 2, Appearance 1
Perception 3, Intelligence 2, Wits 3

Abilities:
Talents: Alertness 2, Athletics 2, Brawl 2, Dodge 2, Empathy 1, Intimidation 1, Primal-Urge 1, Streetwise 2.
Skills: Animal Ken 1, Melee 1, Performance 1, Stealth 3 Survival 3.
Knowledges: Investigation 2, Law 1, Linguistics 2.

Backgrounds: Allies 1, Contacts 2, Totem 2
Gifts: Persuasion, Blur of the Milky Eye e Cooking
Renown: Glory 0, Honor 1, Wisdom 2

Rage 3
Willpower 7
Gnosis 2

Merits: Danger Sense (3), Guardian Angel (6) e Fair Glabro (2).
Flaws: Phobia Severa a Fogo (3)



Nenhum comentário: