sábado, 25 de abril de 2020

RPG - Icarus - Shaphat & Ashur



Jogo: Icarus – A Storytelling Game About How Great Civilizations Fall
Autoria: Spenser Starke
Editora: Hunters Entertainment e Renegade Game Studios
Experiência: Só li o livro básico. Infelizmente não tenho como colocar isso na mesa durante a quarentena por conta de uma mecânica de destreza envolvida. (NOTA: Descobri no final do livro uma opção para a mecânica de destreza, então vou colocar isso pra jogo HOJE!)
Livros usados: Só o básico e as cartas que o acompanham.

Icarus é um sistema gmless, ou gmfree, ou noGM, ou storytelling game. Em outras palavras é um rpg sem mestre de jogo. O mestre é substituído por uma experiência colaborativa de contação de histórias e uma série de cartas que propõem os desafios a serem enfrentados pelos jogadores. Por isso, chama-lo de um jogo de contação de histórias (storytelling game) é bem apropriado.
Em Icarus os jogadores dividem a proposta de contar a história de uma cidade-estado que representa o ápice da civilização e sua inevitável queda. Essa cidade pode existir em qualquer ponto do tempo-espaço (incluindo realidades alternativas), mas deve obedecer a três regras:
1) O nome da cidade deve ser Icarus (porque as cartas se referem a ela dessa forma).
2) Deve estar no ponto mais alto do seu desenvolvimento ou ser um marco no desenvolvimento do cenário.
3) Por conta do motivo 2, Icarus está construindo um monumento em homenagem a sua grandiosidade (e é nesse monumento que entra a tal mecânica de destreza que citei acima).
A montagem da cidade e dos personagens são intrinsicamente interligadas, por isso eu vou fazer todo o setup de um cenário como se fosse para dois jogadores. O que significa que eu farei não um, mas dois personagens para esse jogo. Yay!

Primeiro Passo: Definir o Setting. Como eu disse acima, Icarus pode existir em qualquer ponto do tempo e do espaço, desde que obedeça as três regras acima. O primeiro passo é definir ONDE e QUANDO ela existe. Há uma lista de propostas no livro, e acho que vou ficar com a primeira. A Primeira Cidade. Icarus foi fundada em 6000 antes de cristo e representa a primeira tentativa com sucesso de reunir seres humanos em uma grande aglomeração estável. Isso acontece antes da existência da escrita. Vai ser divertido jogar em um cenário assim um dia. :-)

Segundo Passo: Os Pilares da Sociedade. Agora eu sorteio três cartas de pilares (existem doze no total), uma para cada jogador na mesa mais uma. Essas serão a base da sociedade de Icarus. Saco três cartas desse baralho e tiro Arquitetura, Estrutura Social e Religião. Se eu estivesse fazendo isso em um grupo (ou com pelo menos mais uma pessoa, como é o meu exemplo aqui), agora cada um de nós escolheria um desses pilares. O pilar que sobrasse seria o fundamento sobre o qual nosso monumento será construído. Dos pilares escolhidos pelos jogadores também é preciso escolher um deles para ser a fraqueza da nossa sociedade, enquanto os outros serão a força.
Como estou fazendo isso sozinho gasto um tempo considerável pensando em como organizar esses três pilares dessa forma.
Beleza, decidi.
A Arquitetura será nossa fraqueza, a Estrutura Social a nossa força e o pilar será com base na Religião.
Agora cada jogador deve responder a pergunta pertinente ao seu pilar. Cada pilar tem duas perguntas em sua carta. Uma se esse pilar for uma força e outra se ele for uma fraqueza.

Começo com Arquitetura que é a fraqueza. As construções de Icarus começaram a se deteriorar. Que material fraco ou insustentável foi usado para construir aqui, e por quê? A ideia que me vem é que Icarus cresceu para além do conhecimento humano nessa época. A cidade começou a abrigar cada vez mais e mais pessoas que vieram de todos os lugares em busca dessa cidade lendária, mas os prédios feitos de barro e sem infraestrutura nenhuma não suportam mais as construções verticais que foram feitas. Eu agora preciso escrever um Aspecto para isso.
A falta de conhecimento de construção e o crescimento desenfreado da cidade estão fazendo os prédios ruírem.

A seguir vamos para Estrutura Social. Icarus valoriza estes que incorporam o que eles mais buscam. Que grupo de pessoas é o mais respeitado, e por quê? Acho que aqui vou na resposta mais óbvia que é Os Sábios, representados principalmente pelos mais velhos. Em uma sociedade oral como Icarus eles representam o conhecimento acumulado e as tradições. Isso pode se tornar um problema futuro na forma da dificuldade de aceitar novos conhecimentos e ideias.

Por fim, o monumento. Nesse caso não preciso respoder a pergunta da carta, mas definir como o monumento se conecta com o pilar da Religião. Decido ir pelo clássico. O monumento é uma torre espiralada construída no meio da cidade que visa alcançar os céus e tocar os deuses. Com a falta de conhecimentos de arquitetura dessa sociedade isso vai dar muito certo, sim. Rs

Passo Três: Motivações. Agora cada jogador recebe uma carta de motivação. Com a combinação de seu pilar e sua motivação os jogadores criam seus personagens e como eles afetam a vida em Icarus. São cinco motivações e elas são colocadas abertas na mesa (apesar de que os jogadores podem decidir de comum acordo que elas fiquem fechadas). Para o pilar da Arquitetura eu sorteio: Ficar Rico. Para o pilar da Estrutura Social: Proteger os Líderes.
Com isso vamos para o...

Passo Quatro: Crie os Personagens. Bom chegamos enfim ao motivo pelo qual estamos aqui. Como disse acima, os personagens são criados por uma junção do pilar e da motivação. Não há números, apenas um nome e uma descrição breve de quem seu personagem é e qual o papel dele dentro dessa sociedade.

Para Arquitetura, meu personagem é Shaphat, o mestre de obras de Icarus. Responsável pela construção de boa parte dos novos prédios da cidade e quem teve a ideia de que a cidade deveria começar a crescer para cima, para mais perto dos deuses, dessa forma acomodando mais pessoas em menos terras. Ele também é o dono de muitas das terras onde estãos esses prédios e cobra uma taxa pela permanência das pessoas neles, algo que daqui a alguns séculos será chamado de aluguel.

Para Estrutura Social, meu personagem é Ashur, a líder do conselho dos Anciãos de ícarus. Ela tem apontado os problemas nas estruturas da cidade, buscando uma solução nos céus. Talvez ela tenha sido, junto com Shaphat do monumento aos deuses. Ela acredita que talvez alcançando os deuses eles ofereçam uma solução para que sua amada cidade possa continuar a crescer e prosperar.

E é isso. Agora eu sortearia duas cartas do baralho de história que começariam a adicionar Aspectos a mesa para contar a história de Icarus, mas isso já é o gameplay.

________________________________________________________________---

Icarus
Setting: A Primeira Cidade

Shaphat
Idealizador dos prédios de vários andares na cidade. Ignora o fato de sua falta de conhecimentos de arquitetura avançada estão fazendo esses prédios ruírem. Lucra com a grande quantidade de pessoas morando nesses prédios.
Pilar: Arquitetura (fraqueza).
Motivação: Ficar Rico
.
Ashur
Líder do conselho dos anciãos de Icarus. Busca alcançar os deuses por uma direção que permita fazer a cidade crescer e se desenvolver.
Pilar: Estrutura Social (Força).
Motivação: Salvar os Líderes.

Monumento: Uma torre espiralada no meio da cidade que visa tocar os céus e alcançar os deuses.
Pilar: Religião

Nenhum comentário: