sexta-feira, 24 de abril de 2020

RPG - Weave - Meryl



Jogo: Weave
Autoria: Jay Iles
Editora: UFO Press
Experiência: Nenhuma. Só li e achei muito legal.
Livros usados: O único que existe.

Weave foi o ganhador do Game Chef em 2017, um concurso de pequenos jogos de rpg que eu nunca tinha ouvido falar até esbarrar nesse jogo. Depois de ler esse, eu vou procurar ver outros ganhadores e participantes desse concurso.
Os jogadores são Vellavna, místicos que mergulham nos mistérios do Weave. Buscam o sentido do Universo nos tecidos e vestuários, compreendendo a ligação entre cultura e natureza que lhes dá acesso a poderes incríveis. Ou, como eu gosto de chamá-los, são magos da moda.
A proposta do jogo é que a cada sessão os jogadores vão a um local, conheçam as roupas e tecidos desse local e como este se entrelaçam com a cultura, com as celebrações, com o modo de vida do povo local, e no final de sua viagem eles constroem uma egregora, construído com o poder de tudo que eles aprenderam e a magia por trás disso para terem acesso a novos níveis do Weave.
Sinceramente não sei se isso funciona em mesa, mas achei a proposta inovadora e interessante.
A personagem foi surgindo conforme fui lendo o livro, então farei diferente do que fiz até agora. Vou começar com as regras de criação de personagem e depois volto com o conceito.
O nome da minha personagem é Meryl.

Primeiro Passo: Escolha uma Tradição. A Tradição define com quais materiais seu personagem gosta mais de trabalhar e quais habilidades especiais você ganha quando os usa. As opções são caravana nômade, monastério de tecelões e guilda de fabricantes. Escolho o monastério porque achei muito interessante a ideia de monges tecelões que usam magia através de tecidos, e foi por aqui que o conceito dessa personagem começou a surgir.
Meus materiais favoritos são os de origem vegetal, como linho, algodão, juta, correntes de madeira, etc. E minha habilidade especial é que as roupas e acessórios que eu faço com esses materias se regeneram na luz do sol em uma questão de horas.

Segundo Passo: Priorize seus Threads. Existem quatro threads, cada uma delas se relaciona a um tipo de magia que meu vellavna pode fazer com suas roupas e acessórios. O Thread that Protects, Thread that Reveals, Thread that Conceals e Thread that Suffices. Eu preciso ordena-los em importância para o meu personagem, colocando quatro pontos no mais importante, um no menos importante e dois e três nos outros dois.
O mais importante para Meryl é Reveal, ela busca a verdade em todas as coisas, Suffices vem em segundo, Protects em terceiro (o que é incomum para um personagem meu) e Conceal por último.

Terceiro Passo: Revele o seu primeiro Glyph. Os glyphs são símbolos mágicos que os vellavna usam em suas roupas e acessórios. Cada vez que fazem uma egregora com sucesso eles revelam mais um glyph (quando falham a egregora se transforma em uma criatura de caos e destruição, pervertendo o sentido e essência da Weave). Olho as opções e vejo que o monastério prefere símbolos abstratos, por isso decido por um glyph de espiral, algo que representa o mergulho em si mesmo (Reveal), a casca de um caracol (protect e conceal) e uma cornucópia (suffice). Gosto dessa simbologia.

Quanto Passo: Junte tudo. Agora é criar um conceito que amarrar tudo, descrever minhas roupas e aparência. Também teria de revelar como conheci os outros personagens do grupo, mas como estou fazendo isso sozinho, vou ignorar essa parte.
Meryl foi nomeada Mark ao nascer. O dom dos vellavna já explodia em sua alma em tenra idade, mas sua família desaprovava e queria que ela entrasse para um monastério, dedicando sua vida aos mistérios dos deuses. Ainda como Mark ela fugiu de casa, passou fome e frio até o dia em que foi pedir abrigo e comida em um monastério. Era um monastério tecelão. O Weave costurou seu caminho até ali certamente. Os monges a aceitaram como ela era e a ensinaram os caminhos dos vellavna que ela tanto buscava. Ela raspou seus cabelos e passou a se chamar Meryl como parte de sua iniciação em sua nova vida. Desde então ela viaja tentando entender os mistérios do Weave e as conexões entre os povos e a natureza.

O fato da autora desse rpg ser uma mulher trans me inspirou a escrever a primeira personagem trans para esse projeto. Não será a última. :-)

________________________________________________________________---

Nome: Meryl
Vestimenta: Meryl normalmente aparece com uma túnica típica de monge de tos terrosos e levemente avermelhados, feita de algodão com uma faixa de linho roxa, verde ou vermelho-tijolo, dependendo do dia e da ocasião.

Threads:
O O Protects / Conceals O
O O O Suffices / Reveals O O O O

Tradition: Loom-Monastery (Monges Tecelões).

Glyphs:
Espiral


Nenhum comentário: