sexta-feira, 24 de abril de 2020

RPG - Pasión de las Pasiones - Augusto César Romano



Jogo: Pasión de las Pasiones
Autoria: Brandon Leon-Gambetta
Editora: Magpie Games
Experiência: Estou mestrando uma campanha no discord que começou como um oneshot despretensioso.
Livros usados: A versão “Ashcan” do livro básico, já que este só sai em março de 2021.

Deixa eu confessar uma coisa: Eu sou noveleiro.
Comecei assistindo novelas desde uns oito anos quando vi Roque Santeiro. Até hoje tenho aquela musiquinha na cabeça. Rs
Então quando descobri que havia um RPG para se jogar com novelas latinas claro que eu quis conhecer. Tudo bem que eu não curti novelas mexicanas que passaram aqui no Brasil. Na verdade como muitas pessoas eu achei graça daquelas cenas excessivamente dramáticas. Por isso, mesmo que talvez a proposta original do autor foi criar um rpg que fosse para jogar de forma séria, eu e meu grupo estamos jogando da forma mais dramática e irônica possível o que tornou esse rpg o mais hilário que eu já joguei (mais até que Paranóia, que era o campeão até então).
O sistema utilizado é o Powered by the Apocalypse (ou PbtA, que é como eu o chamarei daqui em diante) que aqui no Brasil é famoso por conta de Dungeon World e Blades in the Dark. O jogo roda ao redor de “Moves”, ações básicas que cada personagem pode fazer ou que um personagem tenha exclusivamente por conta do seu “playbook”, algo equivalente a “classe” de outros rpgs. Com esse conceito, PbtA pode ser utilizado para qualquer cenário ou proposta que um game designer possa imaginar bastando encaixar moves que funcionem para tal. Até mesmo um cenário de novela mexi.. digo, latinas. rs
Decidi fazer um personagem que em breve estará aparecendo na minha campanha (essa é direto para meus jogadores que passarem por aqui rs), então vamos ao conceito:

Augusto César Romano é um policial linha dura recém chegado na cidade (nós não definimos até hoje em que cidade ou país o jogo se passa e não vejo necessidade de fazer isso agora. rs). Ele vive irritado e até enojado com o trabalho porco de seus colegas de distrito, os quais ele vê como corruptos demais ou preguiçosos demais para irem atrás da rede de tráfico de drogas que está debaixo de seus narizes.
Ele ficou muito feliz quando o empresário Armando Riviera Montoya foi indiciado por ligação com essa poderosa organização criminosa, mas igualmente frustrado quando este fugiu para o exterior. Recentemente Augusto tem se aproximado de Lorenzo Mariano Montoya, filho de Armando, tentando descobrir mais sobre a rede de narcotráfico e sua ligação com os Montoya, mas até agora não conseguiu nada.
Com o retorno de Armando após as acusações contra elem terem sido arquivadas (e logo depois do promotor que cuidava do caso morrer em um acidente muito suspeito), Augusto quer ir com tudo contra Armando, a quem considera como seu arquiinimigo (mesmo eles nunca tendo se visto).

Bom, agpra preciso escolher um dos playbooks que o jogo oferece. Aproveito para tecer uma pequena crítica ao PbtA. Apesar da ideia dos moves e dos playbooks darem ao sistema uma enorme diversidade do que pode ser feito com ele, tenho uma certa sensação de que os personagens ficam um pouco limitados aos playbooks disponíveis. Como a versão que estou usando é um preview do jogo, só tenho acesso a seis playbooks: La Beleza, El Jefe, El Gemelo, La Empleada, La Dona e El Caballero. Para Augusto, acho que El Caballero, uma espécie de herói latino, é perfeito.

Escolha um nome. Já feito Augusto Cesar Romano.
Sua Pergunta. Você está lidando com as coisas de cabeça e sem amarras? Toda vez que eu fizer um move e a resposta dessa pergunta for “sim”, eu ganho um bônus de +1 no meu rolamento de 2d6.
Aparência: Aqui eu escolho duas coisas que as pessoas sempre percebem sobre Augusto.
- Seu casaco de couro.
- Sua barba sempre bem feita.
Escolha três “props”:
- Uma motocicleta.
- Um trabalho com a polícia.
- Uma arma que você odeia usar.
Relacionamentos: Aqui eu respondo duas perguntas formando relacionamentos, preferencialmente com outros personagens jogadores. Olho para elas e começo a ter ideias malignas para meus jogadores.
A primeira pergunta diz que eu me envolvi em uma briga com alguém. Decido que será com Regina Soraya, a gêmea de Soraya Regina. Augusto cresceu no mesmo orfanato das duas e uma vez brigou com Regina para defender a irmã desta.
A segunda pergunta fala de alguém que me conheceu de um tempo em que eu era diferente. Essa vai para Maria Eugênia, a empregada na casa dos Montoya que antes trabalhava no tal orfanato. Ela colocou algum juízo na cabeça dele quando era menino e o apoiou a se tornar policial.
Isso vai ser muito divertido na mesa. Rs
Escolha dois “moves”. Essa é a essência do PbtA. Escolher os moves do personagem. Tecnicamente é recomendado que dois jogadores não peguem o mesmo playbook para evitar dos personagens ficarem muito parecidos e já tem um Caballero na mesa. Mas como Augusto é um NPC e tem uma proposta bem diferente de Lorenzo, vamos lá. Escolho Take a Stand e Size Up que me permitirão tanto ser o protetor galante quanto sempre estar armado em uma situação de conflito.
Bom, é isso. Mal posso esperar para colocá-lo em mesa. Novas reviravoltas em Pasion de las Pasiones. Rs

___________________________________________________________________---

Nome: Augusto César Romano

Aparência:
- Seu casaco de couro.
- Sua barba sempre bem feita.

Props:
- Uma motocicleta.
- Um trabalho com a polícia.
- Uma arma que você odeia usar.

Relacionamentos:
Eu estive em uma grande briga com Regina Soraya para defender a irmã dela Soraya Regina.
Maria Eugênia me conheceu de um tempo em que eu era mais selvagem e colocou algum juízo em minha cabeça.

Moves:
- Take a Stand
- Size Up



Nenhum comentário: