quarta-feira, 15 de abril de 2020

RPG - Time & Temp - Adam Smith



Jogo: Time & Temp 
Autoria: Epidiah Ravachol (o mesmo designer do Dread)
Experiência: Só li (e reli pra conseguir entender). Ainda não coloquei na mesa.
Livros usados: Time & Temp: Paperless Office Edition (ou seja, a versão digital do livro básico).

Eu sempre adorei viagem no tempo. É um dos gêneros da ficção científica que sempre me atraiu. Desde o bom e velho “De Volta para o Futuro”, passando pela série Voyagers (isso é que é entregar a idade), até Doctor Who e o clássico “ Máquina do Tempo de H.G. Wells.
Algo que acabo de perceber ao escrever o parágrafo anterior: Eu nunca escrevi uma história sobre viagem no tempo, bom não diretamente. Mas isso é uma reflexão para outra hora.
Esbarrei nesse rpg no final de 2019 e adorei a temática. Nele os jogadores são trabalhadores temporários de uma empresa que analisa e elimina paradoxos temporais. 
Mas por quê fazer isso mandando trabalhadores temporários? 
Na lógica do jogo, quando alguém viaja no tempo, a simples presença da pessoa fora de seu tempo começa a girar ondas através do fluxo temporal. Quanto mais importante essa pessoa é, maior a onda e, consequentemente, maior o dano que a pessoa pode causar à estrutura do espaço-tempo. A solução para isso foi mandar as pessoas menos importantes da hierarquia corporativa para resolver problemas que podem destruir toda a criação.
Sim, o jogo tem essa pitada de humor. Eu costumo descrever esse jogo da seguinte forma: Imagine que você é um companion de Doctor Who, uma daquelas pessoas que acompanham as viagens através do tempo e do espaço, só que em um mundo onde o Doutor não existe nem nunca existiu e você tem de fazer o trabalho dele por um salário mínimo. Ah! E o seu chefe espera o seu relatório para ontem (e nesse caso pode ser literalmente).
Bom, então vamos ao personagem.
Time & Temp não usa uma ficha de personagem. Em vez disso você monta um currículo dos três últimos trabalhos do seu personagem e escolhe duas características ou habilidades relacionadas a cada trabalho. No lugar de trabalhos você pode colocar realizações acadêmicas, prêmios, conquistas pessoais, hobbies, etc. Essas habilidades e características permitem que você altere os rolamentos dos dados quando pertinentes.
O conceito do meu personagem é um típico cara de meia-idade de filme americano. Ele foi um jogador de futebol americano na escola, e não cansa de contar histórias sobre isso, casou com a namoradinha de colégio, teve dois filhos. Como nunca foi muito esperto, conseguiu um trabalho como vendedor de carros, o qual ele fez por mais de trinta anos contando com o dia que se aposentaria com uma boa pensão. Só que, ao se aposentar ele descobre que o fundo de investimentos onde estava sua aposentadoria de anos de trabalho era parte de um esquema e ele ficou sem nada. Infelizmente isso é a realidade de muitos americanos nos últimos quinze ou vinte anos.
Então vamos a ficha.
Como primeiro “emprego” eu coloco “bolsa de futebol americano”. Como habilidades dessa conquista acadêmica pensei em “ex-atleta” e “liderança”, ele era o capitão do time e continua se vendo como um. O ex-atleta pode tanto dar algumas vantagens em situações físicas quanto servir para ele ter problemas por achar que está em melhor forma do que realmente está.
O segundo emprego dele é “vendedor de carros”. Como habilidades escrevo “saber o que as pessoas querem” e “lábia de vendedor”. Ele passou trinta nos fazendo isso. Não tem como não ter aprendido algumas manhas. Fiquei imaginando ele fazendo uma barganha por uma carroça no império romano. hahaha
Só que aí fica a questão, qual seria o terceiro emprego? Minha ideia é que ele teria trabalhado a vida todo em um único lugar. Então penso nas outras possibilidades e fico com um hobby, “jardinagem”. Depois de saber que perdeu tudo em um golpe, Adam (o nome dele) teria tido um colapso e o terapeuta indicou que ele deveria fazer jardinagem para acalmar os nervos. Como habilidades eu coloco “controle das emoções”, que seria a principal função desse hobby para ele e “dedo verde”, que eu não acho que será muito útil, mas nunca se sabe.
Então é isso. Meu personagem Adam Smith está pronto para viajar pelo tempo e pelo espaço vendendo carros e cultivando plantinhas. rs
Até uma próxima.


_________________________________________________


Adam Smith


- Bolsa Escolar de Futebol Americano
Ex-Atleta
Liderança


- Vendedor de Carros
Saber o que as pessoas querem
Lábia de vendedor


- Hobby: Jardinagem
Controle das emoções
Dedo Verde



Nenhum comentário: