Jogo:
Advanced
Dungeons & Dragons 2nd Edition.
Autoria:
David “Zeb” Cook (org.). Versão original: Gary Gygax e Dave
Arneson.
Editora:
TSR,
Inc.
Experiência:
Mestrei
e joguei muito ao longo dos anos 90.
Livros
usados:
Só o Player's Handbook desta edição.
Ao
contrário da maioria das pessoas que começaram a jogar RPG no final
dos anos 80 ou início dos anos 90, eu não comecei com o clássico
Advanced Dungeons & Dragons (porque eu sou do tempo que tinha um
A antes do primeiro D). Na verdade, este foi apenas o meu terceiro
RPG. Quando tive contato com esse clássico eu já tinha jogado e,
principalmente, mestrado por dois anos usando GURPS e Aventuras
Fantásticas.
Foi
apenas no início dos anos 2000, depois da 3a
edição (que aboliu o “A”) que eu finalmente consegui comprar os
livros básicos de segunda mão na gibimania (quem é do RJ e dessa
época sabe do quê estou falando), isso depois de sete nos usando
livro dos outros pra mestrar e jogar. Engraçado que eu os comprei
mais por uma questão de ter mesmo, um item de coleção por assim
dizer. Tanto que essa é a primeira vez que estou abrindo o Player's
Handbook para fazer um personagem depois de todos esses anos.
Sintam-se honrados rs.
Vou
mudar um pouco as coisas e deixar para criar o conceito de personagem
no final do post. Vamos começar com:
Passo
Um: Basic Abilities.
Ou como a gente chamava na época, os atributos básicos. Em nome de
uma certa nostalgia vou fazer algo que eu nunca fiz que é determinar
esses atributos da forma burra
tradicional. Jogando 3d6 seis vezes e colocando na ordem. Deixa eu
pegar uns dados aqui e...
Str
10
Dex
09
Con
17
Int
14
Wis
13
Cha
10
Cara,
que merda. É por isso que ninguém usava esse método nos anos 90 (e
fico pasmo ao ver gente usando esse método em pleno 2020 para jogar
na quinta edição). Pelo menos consegui não tirar nada abaixo de 8.
Agora deixa eu ver quais classes eu posso pegar com esses números.
Sim, amiguinhos, porque nessa edição você tinha pré-requisitos
para pegar classes.
Bom,
só posso pegar as classes básicas: Fighter, Cleric, Mage e Thief.
Depois
de pensar um pouco e dar uma olhada nas raças decido fazer um Elf
Fighter/Mage. Porque era inútil pegar humano nas edições antes da
3a.
Com isso eu ganho modificadores de +1 em Dextery (10) e -1 em
Constitution (16), mais umas habilidades; 90% de resistência contra
sleep
e charm,
bônus de +1 com arcos, meus oponentes têm uma penalidade -4 ou -2
para evitarem serem surpreendidos por mim, mas só quando eu estiver
sozinho e sem armaduras de metal, Infravisão de 60' e tenho uma
chance de perceber portas escondidas quando passo por elas.
Opa!
Acabo de descobrir que não posso ser Fighter/Mage. Elfos só podem
ser Fighter/Thief, Mage/ Thief ou Figther/Mage/Thief, mas não
Fighter/Mage (vai entender). Então decido pegar a miscelânea mesmo
e fazer um tri-classe. Isso significa que eu precisaria de um total
de 5750XP para subir de nível, mas não é como se eu fosse jogar
com esse personagem, não é?
Quanto
as minhas habilidades de minhas classes, deixa eu re-ler aqui como eu
determino meus pontos de vida. É como eu lembrava. Eu jogo um dado
para cada classe e divido a soma pelo número de classes do meu
personagem. Pego 1d10+1d6+1d4 = 3+5+1(ouch) = 9/3 = 3 pontos de
vida...Estou lembrando do porquê eu parei de mestrar com personagens
de 1o
nível bem rapidinho. Com mais o meu incrível bônus de +2 devida
minha constituição eu termino 5 pontos de vida. Se eu der sorte,
sobrevivo a uns dois golpes de espada.
Como
Fighter eu ganho absolutamente nada no 1o
nível. Ah sim, eu tenho a possibilidade de pegar weapon
specialization uhuuu. Como Mage eu começo com UMA magia de primeiro
nível no meu livro de magias e é a única que eu posso lançar por
dia. A maioria dos jogadores pegava magic
missile,
mas eu vou de sleep
por afetar um número maior de oponentes. Como Thief eu ganho acesso
às habilidades de Thief, adicionando meus bônus de elfo, minhas
penalidades por ter Dex 10 e o fato de não usar armadura (que eu não
vou poder usar por ser Mage) eu tenho os seguintes resultados:
Pick
Pockets 15%
Open
Locks 00%
Find/
Remove Traps -05%
Move
Silently 10%
Hide
in Shadows 15%
Detect
Noise 20%
Climb
Walls 70%
Read
Language 00%
Nossa,
mas eu sou realmente muito ruim. E, sim, eu tenho MENOS cinco por
cento de chance de achar ou remover armadilhas.
Proficiências
é uma regra opcional nessa edição, principalmente proficiências
sem armas (o que nos acostumamos a chamar de perícias, sabe?).
Pensei em fazer assim mesmo, mas para quê prolongar o sofrimento?
Opa!
Voltei. Reli umas coisas aqui e lembrei o porquê valia a pena ser
multiclasse nessa edição. Meu personagem tem os melhores números
dentre as classes dele para THAC0, Saving Throw e Slots de
Proficiências. Então talvez valha a pena.
Eu
recebo 4 slots de weapon proviciencies por ser Fighter e mais 4 slots
de nonweapon proficiencies por ser Mage. E ganharia mais um de ambos
a cada três níveis pelo mesmo motivo.
Minhas
Weapon Proficiencies é fácil. Eu pago um em short bow e em dagger
para ao menos saber usar essas armas e pago dois em longsword para me
especializar, ganhando um bônus de +1 nos ataques, +2 nos anos e
passando a fazer 3 ataques a cada dois turnos com essa arma. Eu
continuo um merda, mas agora eu sou um merda menos merda do que o
merda que eu era antes. Haha.
Eu
começo com uma média do dinheiro das minhas três classes vezes
dez. 5d4+(1d4+1)+2d6/3 = 12+4+6/3 = 22/3 = 70 peças de ouro. Eu vou
comprar só algumas roupas, um arco curto (que é o que eu posso
comprar), uma longsword, uma adaga e considere que eu comprei o “kit
do aventureiro feliz” com mochila, cordas, pederneiras e o
escambau. Devo ter ficado com umas 20 gp de troco.
Anoto meu THAC0, meu AC e pronto.
Quanto ao conceito? Deixa pra lá. Vou
só dar um nome pro pobre coitado. Alanas Longshot. Ah! E seu
alinhamento é Chaotic Good. Ele é um jovem metido a herói em busca
de aventuras. Acho que não precisa mais conceito do que isso nesse
momento.
Não
lembrava de quão ruim era um personagem de primeiro nível nessa
edição de D&D. Quero dizer, eu lembrava que era ruim, mas não
TÃO ruim. Tem uns cenários dessa época que eu pretendo fazer
personagens para esse projeto, mas já estou decidindo fazê-los
todos pelo menos no 3o
nível.
___________________________________________________________--
Name:
Alanas Longshot
Race:
Elf
Class:
Fighter/Mage/Thief
Basic
Abilities:
Strength
10
Hit
Prob Normal Damage
Adj. Normal Weight
Allow
40lb Max. Press
115 Open Doors
6 Bend Bars/Lift
Gates
02%
Dexterity
10
Reaction
Adj.
0 Missile Attack Adj.
0 Defensive Adj.
0
Constitution
16
Hit
Point Adj.
+2 System Shock
95% Ressurrection
Survival
96% Poison Save
0 Regeneration
Nil
Intelligence
14
#
of Lang.
4 Spell Level
7th Chance to Learn
Spell
60% Max # of
Spells/lvl
9 Spell Immunity
----
Wisdom
13
Magical
Defense Adj.
0 Bonus (Divine)
Spells
1st,1st Chance to
Spell Failure
0% Spell Immunity
----
Charisma
10
Maximum
# of Henchmen
4 Loyalty Base
0 Reaction Adjustment
0
Chaotic
Good
THAC0
20 AC
10
Attacks/turn:
3/2 (with longsword).
Weapons:
Longsword Attack 19 Speed 5 Dmb
1d8+2/1d12+2 Slashing
Dagger Attack 20 Speed 2 Dmg 1d4/1d3
Piercing
Short Bow (sheaf arrow) Attack 19
Speed 7 Dmg 1d8/1d8 Piercing
Mage
Spells:
1st
Level: 1/day
Sleep
Thieving Skills
Pick
Pockets 15%
Open
Locks 00%
Find/
Remove Traps -05%
Move
Silently 10%
Hide
in Shadows 15%
Detect
Noise 20%
Climb
Walls 70%
Read
Language 00%
Thief
Backstabing:
Dmg x2
Saving Throws:
Paralyzation, Poison or Death Magic:
13
Rod, Starff, or Wand: 11
Petrification or Polymorph: 12
Breath Weapon: 15
Spell: 12
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