domingo, 31 de maio de 2020

RPG - Ad&d 2e - Alanas Longshot



Jogo: Advanced Dungeons & Dragons 2nd Edition.
Autoria: David “Zeb” Cook (org.). Versão original: Gary Gygax e Dave Arneson.
Editora: TSR, Inc.
Experiência: Mestrei e joguei muito ao longo dos anos 90.
Livros usados: Só o Player's Handbook desta edição.

Ao contrário da maioria das pessoas que começaram a jogar RPG no final dos anos 80 ou início dos anos 90, eu não comecei com o clássico Advanced Dungeons & Dragons (porque eu sou do tempo que tinha um A antes do primeiro D). Na verdade, este foi apenas o meu terceiro RPG. Quando tive contato com esse clássico eu já tinha jogado e, principalmente, mestrado por dois anos usando GURPS e Aventuras Fantásticas.
Foi apenas no início dos anos 2000, depois da 3a edição (que aboliu o “A”) que eu finalmente consegui comprar os livros básicos de segunda mão na gibimania (quem é do RJ e dessa época sabe do quê estou falando), isso depois de sete nos usando livro dos outros pra mestrar e jogar. Engraçado que eu os comprei mais por uma questão de ter mesmo, um item de coleção por assim dizer. Tanto que essa é a primeira vez que estou abrindo o Player's Handbook para fazer um personagem depois de todos esses anos. Sintam-se honrados rs.

Vou mudar um pouco as coisas e deixar para criar o conceito de personagem no final do post. Vamos começar com:

Passo Um: Basic Abilities. Ou como a gente chamava na época, os atributos básicos. Em nome de uma certa nostalgia vou fazer algo que eu nunca fiz que é determinar esses atributos da forma burra tradicional. Jogando 3d6 seis vezes e colocando na ordem. Deixa eu pegar uns dados aqui e...

Str 10
Dex 09
Con 17
Int 14
Wis 13
Cha 10

Cara, que merda. É por isso que ninguém usava esse método nos anos 90 (e fico pasmo ao ver gente usando esse método em pleno 2020 para jogar na quinta edição). Pelo menos consegui não tirar nada abaixo de 8. Agora deixa eu ver quais classes eu posso pegar com esses números. Sim, amiguinhos, porque nessa edição você tinha pré-requisitos para pegar classes.
Bom, só posso pegar as classes básicas: Fighter, Cleric, Mage e Thief.
Depois de pensar um pouco e dar uma olhada nas raças decido fazer um Elf Fighter/Mage. Porque era inútil pegar humano nas edições antes da 3a. Com isso eu ganho modificadores de +1 em Dextery (10) e -1 em Constitution (16), mais umas habilidades; 90% de resistência contra sleep e charm, bônus de +1 com arcos, meus oponentes têm uma penalidade -4 ou -2 para evitarem serem surpreendidos por mim, mas só quando eu estiver sozinho e sem armaduras de metal, Infravisão de 60' e tenho uma chance de perceber portas escondidas quando passo por elas.
Opa! Acabo de descobrir que não posso ser Fighter/Mage. Elfos só podem ser Fighter/Thief, Mage/ Thief ou Figther/Mage/Thief, mas não Fighter/Mage (vai entender). Então decido pegar a miscelânea mesmo e fazer um tri-classe. Isso significa que eu precisaria de um total de 5750XP para subir de nível, mas não é como se eu fosse jogar com esse personagem, não é?

Quanto as minhas habilidades de minhas classes, deixa eu re-ler aqui como eu determino meus pontos de vida. É como eu lembrava. Eu jogo um dado para cada classe e divido a soma pelo número de classes do meu personagem. Pego 1d10+1d6+1d4 = 3+5+1(ouch) = 9/3 = 3 pontos de vida...Estou lembrando do porquê eu parei de mestrar com personagens de 1o nível bem rapidinho. Com mais o meu incrível bônus de +2 devida minha constituição eu termino 5 pontos de vida. Se eu der sorte, sobrevivo a uns dois golpes de espada.

Como Fighter eu ganho absolutamente nada no 1o nível. Ah sim, eu tenho a possibilidade de pegar weapon specialization uhuuu. Como Mage eu começo com UMA magia de primeiro nível no meu livro de magias e é a única que eu posso lançar por dia. A maioria dos jogadores pegava magic missile, mas eu vou de sleep por afetar um número maior de oponentes. Como Thief eu ganho acesso às habilidades de Thief, adicionando meus bônus de elfo, minhas penalidades por ter Dex 10 e o fato de não usar armadura (que eu não vou poder usar por ser Mage) eu tenho os seguintes resultados:
Pick Pockets 15%
Open Locks 00%
Find/ Remove Traps -05%
Move Silently 10%
Hide in Shadows 15%
Detect Noise 20%
Climb Walls 70%
Read Language 00%
Nossa, mas eu sou realmente muito ruim. E, sim, eu tenho MENOS cinco por cento de chance de achar ou remover armadilhas.

Proficiências é uma regra opcional nessa edição, principalmente proficiências sem armas (o que nos acostumamos a chamar de perícias, sabe?). Pensei em fazer assim mesmo, mas para quê prolongar o sofrimento?
Opa! Voltei. Reli umas coisas aqui e lembrei o porquê valia a pena ser multiclasse nessa edição. Meu personagem tem os melhores números dentre as classes dele para THAC0, Saving Throw e Slots de Proficiências. Então talvez valha a pena.
Eu recebo 4 slots de weapon proviciencies por ser Fighter e mais 4 slots de nonweapon proficiencies por ser Mage. E ganharia mais um de ambos a cada três níveis pelo mesmo motivo.
Minhas Weapon Proficiencies é fácil. Eu pago um em short bow e em dagger para ao menos saber usar essas armas e pago dois em longsword para me especializar, ganhando um bônus de +1 nos ataques, +2 nos anos e passando a fazer 3 ataques a cada dois turnos com essa arma. Eu continuo um merda, mas agora eu sou um merda menos merda do que o merda que eu era antes. Haha.

Eu começo com uma média do dinheiro das minhas três classes vezes dez. 5d4+(1d4+1)+2d6/3 = 12+4+6/3 = 22/3 = 70 peças de ouro. Eu vou comprar só algumas roupas, um arco curto (que é o que eu posso comprar), uma longsword, uma adaga e considere que eu comprei o “kit do aventureiro feliz” com mochila, cordas, pederneiras e o escambau. Devo ter ficado com umas 20 gp de troco.

Anoto meu THAC0, meu AC e pronto.

Quanto ao conceito? Deixa pra lá. Vou só dar um nome pro pobre coitado. Alanas Longshot. Ah! E seu alinhamento é Chaotic Good. Ele é um jovem metido a herói em busca de aventuras. Acho que não precisa mais conceito do que isso nesse momento.

Não lembrava de quão ruim era um personagem de primeiro nível nessa edição de D&D. Quero dizer, eu lembrava que era ruim, mas não TÃO ruim. Tem uns cenários dessa época que eu pretendo fazer personagens para esse projeto, mas já estou decidindo fazê-los todos pelo menos no 3o nível.

___________________________________________________________--

Name: Alanas Longshot
Race: Elf
Class: Fighter/Mage/Thief

Basic Abilities:
Strength 10
Hit Prob Normal Damage Adj. Normal Weight Allow 40lb Max. Press 115 Open Doors 6 Bend Bars/Lift Gates 02%
Dexterity 10
Reaction Adj. 0 Missile Attack Adj. 0 Defensive Adj. 0
Constitution 16
Hit Point Adj. +2 System Shock 95% Ressurrection Survival 96% Poison Save 0 Regeneration Nil
Intelligence 14
# of Lang. 4 Spell Level 7th Chance to Learn Spell 60% Max # of Spells/lvl 9 Spell Immunity ----
Wisdom 13
Magical Defense Adj. 0 Bonus (Divine) Spells 1st,1st Chance to Spell Failure 0% Spell Immunity ----
Charisma 10
Maximum # of Henchmen 4 Loyalty Base 0 Reaction Adjustment 0

Chaotic Good
THAC0 20 AC 10
Attacks/turn: 3/2 (with longsword).

Weapons:
Longsword Attack 19 Speed 5 Dmb 1d8+2/1d12+2 Slashing
Dagger Attack 20 Speed 2 Dmg 1d4/1d3 Piercing
Short Bow (sheaf arrow) Attack 19 Speed 7 Dmg 1d8/1d8 Piercing

Mage Spells:
1st Level: 1/day
Sleep

Thieving Skills
Pick Pockets 15%
Open Locks 00%
Find/ Remove Traps -05%
Move Silently 10%
Hide in Shadows 15%
Detect Noise 20%
Climb Walls 70%
Read Language 00%

Thief Backstabing: Dmg x2

Saving Throws:
Paralyzation, Poison or Death Magic: 13
Rod, Starff, or Wand: 11
Petrification or Polymorph: 12
Breath Weapon: 15
Spell: 12


Nenhum comentário: