quarta-feira, 24 de março de 2021

RPG - The Dread Geas of Duke Vulku - The Faithless


Jogo: The Dread Geas of Duke Vulku
Sistema: Dread
Autoria: Epidiah Ravachol
Editora: Worlds Without Master? Acho que é auto-publicada.
Experiência: Com esse jogo em particular? Nenhuma! Com o sistema que ele usa? Já mestrei umas quatro vezes antes da pandemia bater.
Livros usados: A edição de Worlds Without Master #10

Esse é um cenário para Dread que saiu na revista Worlds Without Master. Eu pretendia mestrar esse cenário em algum ponto de março ou abril de 2020, mas aí veio a pandemia e, bom, vocês sabem.
O interessante desse cenário é que ele é uma mistura de Fantasia e Terror usando Dread (também conhecido como “o rpg que usa torre de jenga”). Nele o tal Duke Vulku do título está em uma quest para localizar algum grande poder enviado pelos deuses ocultos e os jogadores são seus seguidores, cada um deles ligados ao Duke por um Geas (uma espécie de juramento mágico que nos impede de trai-lo).

O Host (o GM desse jogo) representa o Duke e possui um questionário próprio.

Passo Um: Escolher um Questionário. Como em um Dread regular, cada jogador responde a um questionário que é, a um só tempo, histórico e ficha de personagem. Cada um dos questionários aqui possui um título: The Faithless, The Indebted, The Loathed, The Meticulous, The Subtle e The Vainglorious. Eu vou escolher o primeiro porque gostei do que o nome, The Faithless, pode implicar.

Passo Dois: Responda as Perguntas: E basicamente é isso! Como no Dread normal eu posso responder as perguntas como eu quiser, DESDE QUE, eu não contradiga uma afirmação embutida na pergunta.

The Faithless (O Sem Fé).
• Though Duke Vulku disapproves of your heresy, why has he never commanded that you worship the gods? (Apesar de Duque Vulku desaprovar a sua heresia por que ele nunca comandou que você adore os deuses?)
Porque ele sabe que minha devoção nunca será sincera, ao menos não tão sincera como minha lealdade a ele.

• What is the one thing that you trust in this world of shifting wonders and horrors? (Qual é a única coisa em que você confia neste mundo de maravilhas e horrores em constante mudança?)
Apenas em mim mesmo e nas minhas adagas. Elas nunca me falharam, ao menos até hoje.

• Whenever you return to Telluun, with whom do you find comfort? (Sempre que você retorna a Tellum com quem você encontra conforto?)
Em uma viela escura no bairro das velas, há um casebre onde vive uma mulher cega chamada Alya. Quando estou na cidade eu sempre a visito. Ela não sabe nada sobre mim, minha marca ou meus trabalhos para o Duque. Com ela eu posso ter alguns momentos de paz longe de tudo e de todos.

• What do you wear in public when you wish to hide the brand of your faithlessness? (O que você veste em público quando você deseja esconder o estigma da sua ausência de fé?)
A marca de meu crime de heresia foi marcada a ferro e fogo em meu rosto. Porque os deuses de Tellum são tão necessitados de atenção que não podem aguentar que um único mortal não lhes preste homenagem. Mas para evitar os olhares que podem me atrapalhar em minhas missões para o duque eu visto um capuz e uma máscara que cobre o lado direito de meu rosto e me facilita me esgueirar pelas sombras sem ser visto.

• Ask the others: Which among you prays to moldy gods for my soul and why? (Pergunte aos outros: Quem entre vocês reza para deuses mofados pela minha alma e por quê?
Se eu estivesse em um grupo eu perguntaria isso aos outros jogadores e um deles poderia se prontificar. Como sou só eu, vou jogar um dado e ver o que sai.
The Meticulous se apresenta e diz que reza por mim para que os deuses não decidam descontar no duque e seus companheiros (os outros jogadores) sua irá pelos meus crimes. Ele prefere carregar meu fardo do que permitir que meu estigma ameace ao nosso lorde.

Por fim eu anoto a habilidade especial do Faithless:
                                
Sempre que eu receber a oferta de puxar uma peça da torre para responder a uma pergunta, eu posso colocar um bloco da sua reserva no topo da torre em vez de puxar um bloco da torre.
Se você deseja colocar alguém no caminho para se ferir, você pode fazer isso puxando um bloco da torre. O Host pode te tentar a puxar mais um bloco para fazer isso de forma insuspeita. Você pode guardar todos os blocos puxados por este motivo em sua reserva.

Eu gostei muito dessa ideia de habilidades especiais em Dread. Demonstra que o sistema, por ser muito simples, ainda tem muitas possibilidades para serem aproveitadas.

E está terminado. O Faithless está pronto para servir duque Vulku das sombras onde os deuses não podem vê-lo.

Nenhum comentário: