sexta-feira, 24 de abril de 2020

RPG - Castle Falkenstein - Mireille Dumont/ Le Chat



Jogo: Castle Falkenstein/ Castelo Falkenstein
Autoria: Mike Pondsmith
Editora: R. Talsorian/ Devir (eu acho) (https://rtalsoriangames.com/ )
Experiência: Eu joguei uma vez em um RPG Rio (é, eu sou dessa época) e mestrei recentemente uma aventura pronta no meu projeto de oneshots que foi bem recebida.
Livros usados: Só o básico

Eu tenho uma relação complicada com esse rpg. A primeira vez que eu tive contato com Castelo Falkenstein foi no meio dos anos 90 quando um amigo meu comprou o livro básico. Só que, por uma série de motivos, ele não o mestrou nessa época.
Eu fui finalmente joga-lo em uma convenção, mas foi uma péssima experiência. O mestre era iniciante no sistema, mas para além disso, o evento estava muito quente e muito cheio então eu tenho poucas lembranças desse jogo e não são agradáveis.
Ano passado, em 2019, como parte do meu retorno ao rpg, eu finalmente peguei esse livro para ler e só agora em fevereiro eu consegui mestrar uma aventura pronta e foi ótimo. Claro que isso também se deveu a eu ter encontrado jogadores muito bons nesse meu caminho.
Dito isso eu continuo tendo algumas questões com esse jogo. Ele foi o primeiro RPG a usar cartas no lugar de dados e por isso merece um aplauso, mas como as ações são derivadas dos naipes e é muito limitada a capacidade de renovar as cartas da mão, isso deixa os jogadores e o mestre muitas vezes travados, sem poder realizar as ações que queriam. O que foi percebido pelo meu grupo quando mestrei também.
Outro problema que eu tenho com esse jogo é como ele aborda as mulheres na ambientação. Tudo bem que estamos falando da era vitoriana, aí vai vir gente me dizendo que é uma questão da época e verossimilhança, bla bla bla, whiscas sachê e tal. Mas sempre acho incrível que as pessoas são mais capazes de aceitar um mundo com dragões, mortos-vivos e magos soltando raios da bunda do que um mundo onde mulheres são tratadas de forma igualitária.
Castle Falkenstein até tenta uma abordagem nesse sentido. Dizendo que em Nova Europa (onde o jogo se passa) as mulheres “possuem mais direitos até do que em nosso mundo moderno”, mas daí descreve as heroínas como mais passivas do que os heróis e tem regras para “Swooning” que basicamente é dano que damas recebem por ouvirem palavras de baixo calão. Ou seja, se você joga com uma heróina, corre o risco de perder um combate se ouvir um vilão chamando alguém de “biltre”.
Se um dia eu jogar esse RPG eu vou perguntar para o mestre se ele usa essa regra. Em caso afirmativo irei levantar e irei embora sem nem olhar para trás.
Bom, isso tudo foi para fazer uma introdução da montagem desse personagem.

O primeiro passo é escolher um arquétipo. Olhando os personagens típicos da ambientação eu me interessei pelo Gentleman Thief, mas pensei em fazer uma mulher (só de raiva), então uma Lady Thief. Imagino ela como uma mistura de Selena Kyle e Don Diego de La Veiga. Uma ladra/justiceira que se disfarça como uma jovem dama parisiense.
Dou uma pesquisada em nomes comuns na França do final do século XIX e descubro o nome Mireille. Gostei desse nome. Como sobrenome não estou com tanta paciência para pesquisar então vou colocar Dumont, baseado no nome do relógio (e posso ter escrito errado, não sei), talvez o pai dela tenha alguma relação com Babbage e Lovelace no desenvolvimento de máquinas diferenciais portáteis. Poderia ser um gancho para o mestre de jogo usar se eu fosse usar essa personagem.
Então Mireille não tem a propensão inventiva e mecânica do pai, em vez disso ela gosta de histórias de aventuras e, por isso, convenceu o mordomo da família a ensina-la esgrima.
Ela se torna uma ladra mais pelo gosto de aventura do que pelo dinheiro. Quase como uma forma de aplicar “peças” em seus amigos nobres. Só que ela esbarrou em um plano de um desses nobres, que pode ser outro gancho para um mestre imaginário criar um mastermind para a campanha. E nessa aventura ela foi confundida com um homem devido as roupas dela e a máscara. Por isso, passou a ter uma segunda identidade Le Chat (O Gato), mais uma referência a Selena Kyle.rs
Bom, já fiz uma um bom conceito e história. Vamos a parte de regras.
Castle Falkenstein trabalha com um sistema simples de skills. O personagem começa com uma skill great, quatro goods e uma poor. Isso indica os modificadores que eu terei para dizer o que posso ou não posso fazer junto com as cartas (ah, sim. Falkenstein usa cartas no lugar de dados). Eu posso pegar mais uma skill poor para pegar outra great, ou duas poors para pegar uma excepcional. Todo o resto se torna Average.
Entre as skills que me interessam no sistema: Athletics, Charisma, Connections, Courage, Education, Exchequer, Fencing, Fistcuffs, Marksmanship, Perception, Performance, Social Graces, Stealth
Treze skills. Muita coisa...
Bom, talvez seja melhor escolher quais skills ruins. Primeiro penso em Tinkering, mas acho que quero ela capaz minimamente de usar os equipamentos de Nova Europa. Então escolho Sorcery. Ela não vai ter nenhum tipo de “sexto sentido” e também não quero ela mexendo em feitiçaria.
Pensei em uma coisa. Vou colocar Fistcuffs e Marksmanship como poor. Assim a única forma de combate dela será com a espada (Fencing) que eu já decidi que vai ser a skill Great. Ainda restam onze skills. Dessa lista acho que Connections e Performance podem ficar average mesmo e em vez de pegar mais duas skills great, vou pegar quatro goods. O sistema não traz quando posso pegar mais goods (outra falha do sistema para a lista), mas vou considerar isso já que não pretendo jogar mesmo com essa personagem.
Falkenstein não tem uma ficha, mas usa um diário, mas estou sem paciência para escrever nesse formato então considerem que tudo que escrevi no conceito acima está no diário dela e vou colocar na ficha dela a lista completa de skills e como ela fica no sistema inclusive com os naipes das cartas.


______________________________________________________________-----


Mireille Dumont/ Le Chat
Lady Thief

Athletics
♣ Good
Charisma ♥ Good
Comeliness ♥ Average
Connections ♠ Average
Courage ♥ Good
Education ♣ Good
Exchequer ♠ Good
Fencing ♣ Great
Fistcuffs ♣ Poor
Marksmanship ♣ Poor
Perception ♦ Good
Performance ♥ Average
Physician ♦ Average
Physique ♣ Average
Social Graces ♠ Good
Sorcery ♦ Poor
Stealth ♣ Good
Tinkering ♦ Average


Para finalizar, eu pego um baralho comum, embaralho e “compro” quatro cartas para serem minha mão inicial. As cartas que eu tireis são 4 ♠, 6 ♠, 3 ♣ e 7 ♣. Uma combinação que me fará focar em ações físicas e nas minhas conexões. Ótimo para a personagem que acabei de criar. :-)





Nenhum comentário: