quarta-feira, 15 de abril de 2020

RPG - Goblin Quest - Gerds


009
Em tempos de quarentena, vamos criando personagens para passar o tempo.

Jogo: Goblin Quest
Autoria: Grant Howitt
Editora: Serious Business (não achei a página da editora)
Experiência: Joguei uma vez.
Livros usados: Só o básico.

Goblin Quest é um RPG gmfree. O que singifica que ele não precisa de Game Master para ser jogado. O único rpg desse tipo que eu já tinha visto era Fiasco, o qual eu ainda não tive a oportunidade de jogar. Nesse tipo de RPG os jogadores montam uma história de forma cooperativa e os dados, ou outros fatores, decidem se eles tem sucesso ou não.
Em Goblin Quest cada jogador controla um “clutch” (a melhor tradução que ouvi até agora seria “ninhada”) de goblins que serve no exército do mal. Ou seja, você não cria um personagem, mas cinco personagens ligados entre si, mas controla apenas um de cada vez, considerando que os outros estão acompanhando um deles como uma espécie de líder.
Sua ninhada, junto com as ninhadas dos outros jogadores tentam fazer um grande feito, uma quest, que irá torna-los lendas na sociedade goblin. Suas histórias serão contadas por muitas gerações. O que não quer dizer muito, já que goblins nesse cenário não vivem mais do que onze dias.
Basicamente você e seus jogadores criam uma tarefa para realizar e a dividem em três tarefas, depois cada uma em três passos e por fim você sorteia uma complicação que vai acontecer em cada tarefa. Daí você tenta completar a quest, de preferência da forma mais estúpida possível. É um jogo de humor muito divertido. Na vez que eu joguei nós decidimos matar um dragão, mas nenhum de nós sabia o que era um dragão. Esse é o tipo de aventura desse jogo.
Primeiro passo é decidir o nome da minha ninhada. Pode ser algo pelo qual eles são conhecidos no acampamento do mal, ou qualquer coisa que os orcs te chamam quando estão putos contigo.
Minha ninhada irá se chamar Gerds! Sabe, goblins nerds. Sacou? Ah! Vocês não tem senso de humor.
Depois eu escolho uma expertise. Algo que meus goblins sabem fazer bem. Dou uma olhada na lista de sugestões e decido por Parecer Inteligente. Eles não são inteligentes, apenas parecem ser. Como algumas pessoas que você encontra por aí pela internet, sabe?
Próximo passo é escolher um quirk. Uma peculiariedade pela qual eles são famosos. Novamente dou uma olhada na lista de sugestôes e escolho Acham que tem poderes mágicos.
Então eu escolho meu sonho. Algo que minha ninhada quer realizar em sua curta vida. E pelas escolhas anteriores eu logo vou para Ser o novo mago das trevas. Sim, eles sonham alto, senão de que vale um sonho?
Minha última escolha para a ninhada é a minha Herança Ancestral. Algo que foi passado por gerações de goblins com um grande valor simbólico e cultural, e não algo que minha ninhada pegou no lixão assim que saíram do poço alquímico onde eles nasceram (sim, goblins nesse sistema nascem de forma assexuada). Minha herança é o Manto da Magia Infinita, em verdade um trapo da túnica de algum dos feiticeiros a serviço do mago das trevas.
Isso definido, agora é o momento de criar meus goblins individualmente. Na verdade eu poderia deixar para fazer isso durante o jogo, mas aí não faria sentido em estar fazendo isso aqui, não é?
Para cada um deles eu só preciso definir um nome e uma Defining Feature, uma característica que pode ajuda-lo em sua quest.
Minha ideia é que cada um dos meus goblins é um “mago” de uma escola de magia diferente. Então vou manter isso em mente ao criar cada um deles.
Meu primeiro Goblin se chama Zem, com M mesmo. Ele é um ilusionista, ou pensa que é. Sua característica é Dedos Ágeis.
O segundo Goblin se chama Emo e será o meu necromante. Ele é Mórbido, sempre falando da morte e da inutilidade da vida e tudo mais.
O tercerio é Greg (estou começando a ficar sem ideias para nomes idiotas), e um Mentiroso Compulsivo acreditando que com isso consegue manipular a mente das pessoas.
O quarto é Lur, o mais estudioso de todos. Ele Acha que sabe ler.
E por último Bum, meu piromante Incendiário. Porque quando tudo mais der errado termine tudo com um BUM!
E pronto. De resto seria o caso de criar a quest e seus passos, mas isso é mais uma proposta em grupo do que individual. Vou terminar por aqui.

_____________________________________________________________---

Clutch: Gerds
Expertise: Parecer inteligentes
Quirk: Acham que tem poderes mágicos
Dream: Ser o novo mago das trevas
Ancestral Heirloom: Manto da magia infinita

Goblin #1: Zem
Defining Feature: Dedos Ágeis
Goblin #2: Emo
Defining Feature: Mórbido
Goblin #3: Greg
Defining Feature: Mentiroso Compulsivo
Goblin #4: Lur
Defining Feature: Acha que sabe ler
Goblin #5: Bum
Defining Feature: Incendiário


Nenhum comentário: