009
Em
tempos de quarentena, vamos criando personagens para passar o tempo.
Jogo:
Goblin Quest
Autoria:
Grant Howitt
Editora:
Serious Business (não achei a página da editora)
Experiência:
Joguei uma vez.
Livros
usados:
Só o básico.
Goblin
Quest é um RPG gmfree. O que singifica que ele não precisa de Game
Master para ser jogado. O único rpg desse tipo que eu já tinha
visto era Fiasco, o qual eu ainda não tive a oportunidade de jogar.
Nesse tipo de RPG os jogadores montam uma história de forma
cooperativa e os dados, ou outros fatores, decidem se eles tem
sucesso ou não.
Em
Goblin Quest cada jogador controla um “clutch” (a melhor tradução
que ouvi até agora seria “ninhada”) de goblins que serve no
exército do mal. Ou seja, você não cria um personagem, mas cinco
personagens ligados entre si, mas controla apenas um de cada vez,
considerando que os outros estão acompanhando um deles como uma
espécie de líder.
Sua
ninhada, junto com as ninhadas dos outros jogadores tentam fazer um
grande feito, uma quest, que irá torna-los lendas na sociedade
goblin. Suas histórias serão contadas por muitas gerações. O que
não quer dizer muito, já que goblins nesse cenário não vivem mais
do que onze dias.
Basicamente
você e seus jogadores criam uma tarefa para realizar e a dividem em
três tarefas, depois cada uma em três passos e por fim você
sorteia uma complicação que vai acontecer em cada tarefa. Daí você
tenta completar a quest, de preferência da forma mais estúpida
possível. É um jogo de humor muito divertido. Na vez que eu joguei
nós decidimos matar um dragão, mas nenhum de nós sabia o que era
um dragão. Esse é o tipo de aventura desse jogo.
Primeiro
passo é decidir o nome da minha ninhada. Pode ser algo pelo qual
eles são conhecidos no acampamento do mal, ou qualquer coisa que os
orcs te chamam quando estão putos contigo.
Minha
ninhada irá se chamar Gerds!
Sabe, goblins nerds. Sacou? Ah! Vocês não tem senso de humor.
Depois
eu escolho uma expertise. Algo que meus goblins sabem fazer bem. Dou
uma olhada na lista de sugestões e decido por Parecer
Inteligente.
Eles não são inteligentes, apenas parecem ser. Como algumas pessoas
que você encontra por aí pela internet, sabe?
Próximo
passo é escolher um quirk. Uma peculiariedade pela qual eles são
famosos. Novamente dou uma olhada na lista de sugestôes e escolho
Acham que tem poderes
mágicos.
Então
eu escolho meu sonho. Algo que minha ninhada quer realizar em sua
curta vida. E pelas escolhas anteriores eu logo vou para Ser
o novo mago das trevas.
Sim, eles sonham alto, senão de que vale um sonho?
Minha
última escolha para a ninhada é a minha Herança Ancestral. Algo
que foi passado por gerações de goblins com um grande valor
simbólico e cultural, e não algo que minha ninhada pegou no lixão
assim que saíram do poço alquímico onde eles nasceram (sim,
goblins nesse sistema nascem de forma assexuada). Minha herança é o
Manto da Magia
Infinita,
em verdade um trapo da túnica de algum dos feiticeiros a serviço do
mago das trevas.
Isso definido, agora é o momento de
criar meus goblins individualmente. Na verdade eu poderia deixar para
fazer isso durante o jogo, mas aí não faria sentido em estar
fazendo isso aqui, não é?
Para cada um deles eu só preciso
definir um nome e uma Defining Feature, uma característica que pode
ajuda-lo em sua quest.
Minha ideia é que cada um dos meus
goblins é um “mago” de uma escola de magia diferente. Então vou
manter isso em mente ao criar cada um deles.
Meu
primeiro Goblin se chama Zem,
com M mesmo. Ele é um ilusionista, ou pensa que é. Sua
característica é Dedos
Ágeis.
O
segundo Goblin se chama Emo
e será o meu necromante. Ele é Mórbido,
sempre falando da morte e da inutilidade da vida e tudo mais.
O
tercerio é Greg
(estou começando a ficar sem ideias para nomes idiotas), e um
Mentiroso Compulsivo
acreditando que com isso consegue manipular a mente das pessoas.
O
quarto é Lur,
o mais estudioso de todos. Ele Acha
que sabe ler.
E
por último Bum,
meu piromante Incendiário.
Porque quando tudo mais der errado termine tudo com um BUM!
E pronto. De resto seria o caso de
criar a quest e seus passos, mas isso é mais uma proposta em grupo
do que individual. Vou terminar por aqui.
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Clutch:
Gerds
Expertise:
Parecer inteligentes
Quirk:
Acham que tem poderes mágicos
Dream:
Ser o novo mago das trevas
Ancestral
Heirloom:
Manto da magia infinita
Goblin
#1:
Zem
Defining
Feature:
Dedos Ágeis
Goblin
#2:
Emo
Defining
Feature:
Mórbido
Goblin
#3:
Greg
Defining
Feature:
Mentiroso Compulsivo
Goblin
#4:
Lur
Defining
Feature:
Acha que sabe ler
Goblin
#5:
Bum
Defining
Feature:
Incendiário
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