Jogo:
Werewolf: The Apocalypse 3ª edição, ou edição revisada.
Autoria:
Ethan Skemp (org)
Editora:
White-Wolf
Experiência:
Mestrei
e joguei muito nos anos 90 a 1a
e a 2a
edições.
Livros
usados:
O livro básico e o Player's Guide.
Em
meio a quarentena me convidaram para joga uma campanha online desse
sistema.
Eu
pretendia fazer um personagem dele para esse projeto de qualquer
forma, mas pretendia colocar o mundo das trevas na ordem bonitinha,
começando pelo Vampire: The Masquerade, mas já que surgiu essa
oportunidade de jogar com os lobos, vamos lá.
Passo
Um: Conceito.
Logo
que minha amiga me convidou eu comecei a pensar em alguns conceitos.
Queria jogar com uma tribo que eu pouco ou não tivesse jogado.
Comecei a pensar em um Bone Gnawer ou um Glass Walker. Decidi pelo
primeiro. Brincando um pouco com a ideia desenvolvi o seguinte
conceito:
Ninguém
sabe de onde Joe Cabeça-de-Vento veio. Talvez nem ele mesmo. Em
geral, quando as pessoas se dão conta, ele já estava ali. Joe é um
mendigo que vaga pela cidade sem eira nem beira. Muitas vezes ele
fala sozinho, mas parece estar falando com alguém em uma discussão
acalorada que sóe ele entende. Talvez nem ele. Quando perguntado,
Joe dá poucos pedaços do seu passado. As vezes fala de família, de
uma mãe e irmãos, mas nem sempre o que ele diz em um momento
encaixa com o que diz em outro.
Joe
não fala de sua primeira transformação. Quando perguntado ele
costuma ficar calado e de olhos vidrados, como se visse alguma coisa
em seu passado. As vezes esfrega as cicatrizes em seu rosto.
Joe
é um rapaz negro com traços latino e indígenas, o que torna ainda
mais difícil situar sua origem, e estranhas cicatrizes de
queimaduras pelo corpo e pelo rosto. Estas aparecem como buracos em
seu pelo nas formas lupinas. O totem da matilha o acolheu e diz que
ele tem uma importante função no grupo, como cada um dos outros.
Ele
é Ragabash, apenas porque eu adoro jogar com Ragabashes. O
desafiador dos caminhos, o que não se encaixa. Ironicamente, encaixa
muito bem com ele.
A
tribo eu já tinha decidido por Bone Gnawer. Joe é um excluído e um
sobrevivente.
Passo
Dois: Selecionar Atributos
Pensei muito em como priorizar os
atributos de Joe. Se tem um atributo que eu quero que ele tenha alto
é Stamina, então coloco físico como primãrio, mental como
secundário e social como terciário.
Sete pontos para os atributos físicos.
Começo logo colocando 3 em Stamina, o que a coloca em 4. Decido
colocar outros três em Dextery, Joe é rápido e ágil. Ao longo dos
anos já teve de roubar e fugir para sobreviver. O último ponto vai
para Strength. Joe não é forte nem franzino.
Nos atributos mentais tenho 5 pontos
para distribuir e um em cada de início como em todos os atributos.
Aumento Perception e Wits para 3 cada, gastando 4 pontos. Joe é bom
em perceber as coisas e em reagir rapidamente. O último ponto fica
em Inteligência, que vai para dois. Ele não é burro, mesmo que as
vezes viva fora da realidade.
Por último, os atributos sociais.
Tenho 3 pontos e a primeira vontade é jogar um em cada deixando
todos com o valor médio de 2. Repenso isso e coloco Carisma para 3 e
Deixo a Aparência em 1. Joe não é feio, mas as cicatrizes em seu
rosto afasta os olhares das pessoas. Por outro lado, ele é um cara
que as pessoas gostam.
Passo
Três: Selecionar Habilidades
Priorizo na ordem Talentos, Perícias
e Conhecimentos. Joe tem mais habilidades auto-desenvolvidas do que
algum aprendizado formal.
Dos talentos divido meus 13 pontos
dessa forma: Coloco dois pontos cada em Alertness, Athletics, Brawl,
Dodge e Streetwise e um ponto cada em Empathy, Intimidation e
Primal-Urge.
Nas
Skills tenho 9 pontos. Três em Stealth e Survival. E os últimos 3
pontos divido entre Animal Ken, Melee e Performance. Joe sabe tocar
uma gaita que ele sempre carrega consigo, mas não faz ideia de onde
aprendeu.
Por fim, meus 5 pontos de
conhecimentos eu divido dois em Investigation, um em Law (Joe já
teve problemas o suficiente com a lei para saber uma coisa ou duas),
e dois em Linguistics. Ele sabe Espanhol e Navajo, mas também não
faz ideia de onde aprendeu essas coisas.
Passo
Quatro: Selecionar Vantagens
Agora eu tenho 5 pontos para colocar
em Backgrounds, tenho de escolher 3 gifts (um da minha breed, outro
do meu auspice e um da minha tribo) e distribuir meu Renown.
Dou uma olhada na lista de Backgrounds
e decido pegar um em Allies (o padre de uma missão onde Joe fila uma
bóia), dois em Contacts (posso ver com o mestre depois, mas imagino
que gente que ele conheceu nas ruas) e deixo os dois últimos pontos
para contribuir com o Totem da matilha.
Olho os Gifts a minha disposição e
as escolhas me parecem óbvias.
Como Homid pego Persuasion. Joe é bom
para convencer os outros a ajudá-lo.
Como Ragabash pego Blur of the Milky
Eye. Bom para sair de vista.
E de Tribo pego Cooking. O Rato ensina
seus filhos a serem sobreviventes e é isso que Joe é, um
sobrevivente.
Como Ragabash eu posso distribuir meus
pontos de Renown como quiser. Não acho que Joe teria muita Glory, ou
ligaria para isso. Então coloco 1 ponto em Honor (ele sempre honra
com sua palavra, quando se lembra pelo menos) e 2 em Wisdom (em meio
a sua loucura Joe as vezes tem uns misteriosos insights).
Passo
Cinco: Toques Finais
Joe tem Rage 1 (Ragabash), Gnosis 1
(Homid) e Willpower 4 (Bone Gnawer).
Eu tenho 15 freebie points para
distribuir. Vou dar uma olhada nos Merits e Flaws do Player's Guide.
Olhei e vi algumas coisas que me interessaram.
Começando pelos Flaws eu decido que
ele tem Phobia severa a fogo (3). O que quer que tenha acontecido com
Joe deixou marcas não só em seu corpo. Pensei em pegar
Absent-Minded ou Derangement, mas decido levar os dois apenas como
componentes de roleplay.
Dos
Merits eu gostei de Danger Sense (3), Guardian Angel (6) e Fair
Glabro (2).
Após
essa compra eu fico com sete freebie points ainda. Decido pegar mais
um ponto de Gnosis (2), mais três de Willpower (7) e mais dois de
Rage (3). E Joe Cabeça-de-Vento está pronto para correr com sua
matilha.
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Nome: Joe Cabeça-de-Vento
Breed: Homid
Auspice: Ragabash
Tribe: Bone Gnawer
Conceito: Sobrevivente
Atributos:
Strength 2, Dextery 4, Stamina 4
Charisma 3, Manipulation 2, Appearance
1
Perception 3, Intelligence 2, Wits 3
Abilities:
Talents:
Alertness 2, Athletics 2, Brawl 2, Dodge 2, Empathy 1, Intimidation
1, Primal-Urge 1, Streetwise 2.
Skills:
Animal Ken 1, Melee 1, Performance 1, Stealth 3 Survival 3.
Knowledges:
Investigation 2, Law 1, Linguistics 2.
Backgrounds: Allies 1, Contacts 2,
Totem 2
Gifts: Persuasion, Blur of the Milky
Eye e Cooking
Renown: Glory 0, Honor 1, Wisdom 2
Rage 3
Willpower 7
Gnosis 2
Merits:
Danger Sense (3), Guardian Angel (6) e Fair Glabro (2).
Flaws: Phobia Severa a Fogo (3)
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