Jogo:
Trail
of Cthullu/ Rastros de Cthullu
Autoria:
Kenneth
Hite
Experiência:
Mestrei
uma aventura pronta antes da pandemia. Estou querendo mestrar outra
em breve no meu grupo no Discord.
Livros
usados:
O Condensed Rules e
o livro básico.
Minha
primeira experiência com esse sistema não foi muito boa. Eu tinha
um amigo no final dos anos 90 que costumava revesar comigo como
mestre nos grupos onde jogávamos. Só que ele tinha uma mania muito
chata que era de criar uma aventura com uma única solução possível
e minar qualquer outra alternativa que os jogadores criassem. Eu
jogava com ele por ser um dos poucos amigos que, além de mim,
assumiam o manto do mestre, principalmente para mestrar certos jogos
que eu gostava (a maldição do mestre, sempre mestrar o que você
gostaria de mestrar).
Nesse
caso específico ainda tem o fato de ele ter enganado a mim e outros
dois amigos dele dizendo que íamos jogar outro jogo (ele falou um
diferente para cada um) e na outra praticamente nos obrigou a jogar
esse.
Foi
uma pena começar dessa forma, porque por anos peguei ojeriza a esse
jogo. Só recentemente esbarrei no sistema básico dele, o Gumshoe, e
curti muito. Por isso, e pelo fato de finalmente ter lido algo do
Lovecraft, resolvi dar uma chance a ele. Mestrei uma mesa antesd a
pandemia e foi muito divertida. Claro que, como não canso de dizer,
isso se deve principalmente ao fato de ter tido muita sorte de
encontrar bons jogadores desde que voltei a mestrar.
Mas
vamos ao personagem.
Trail
of Cthullu se baseia nas histórias de terror cósmico de H.P.
Lovecraft, só que joga essas histórias para os anos 1920 (engraçado
ter de especificar qual anos 20 estou falando rs). [Na
verdade se passa na década de 1930. Eu me enganei. Leia a nota no
final dessa postagem.] Os jogadores são em geral pessoas
comuns que por um motivo ou outro esbarraram em conspirações e
cultos que pretendem convocar seres de poder inimaginável para o
nosso mundo, destruindo toda a raça humana no processo (hummm...
será que estou falando dos anos 20 certo?).
O
jogo tem dois modos. O Purista, que é mais fiel a obra de Lovecraft,
com um clima mais pesado e “realista”. E o Pulp, o qual
acrescenta alguns elementos do estilo de literatura da época com
heróis fazendo coisas incríveis. Para essa personagem vou optar
pelo Pulp até porque é o modo que pretendo usar se voltar a mestrar
isso.
Pensei
em fazer uma jornalista investigativa no estilo Lois Lane, que não
tem medo de se enfiar em situações perigosas (mas sem um topetudo
com cuecas para fora da calça a salvando). Decido colocar o nome
dela de Elizabeth “Liz” Lane.
Liz
tem uns 28 anos e é inglesa, ela viveu a virada do novo século e
foi correspondente durante a Primeira Guerra Mundial. Alguns jornais
relutavam em publicar histórias de guerra escritas por uma mulher,
por isso ela assinava com o nome Barry Black. Após a guerra ela
continuou com o pseudônimo, até porque era ainda mais difícil
conseguir trabalho sendo mulher nesses tempos. Foi durante a guerra
que Liz esbarrou com o oculto. Em uma batida realizada pelo pelotão
que ela acompanhava a uma casa de um ricaço, eles encontraram
estranhos símbolos e vítimas de sacrifício. Liz nunca entendeu o
que era aquilo tudo e a maioria dos jornais para onde mandou a
história se recusou a publicar. Ela nunca esqueceu, entretanto, e
passou os últimos dois anos procurando pistas incansavelmente sobre
outros núcleos cultistas e a verdade por trás deles.
Acho
que é um bom início, vamos às regras.
Primeiro
Passo: Ocupação. Essa é
óbvia. Jornalista. Ou Journalist, já que estou usando a versão em
inglês desse jogo. Isso me dá as seguintes Occupational
Abilities: Cop Talk, Disguise, Evidence Collection, Languages (for
foreign correspondents), Oral History, Photography, Assess Honesty,
Reassurance, Shadowing, e mais uma habilidade Interpessoal. Dou uma
olhada na ficha e decido por Interrogation, Liz sabe fazer as
perguntas certas. Essas habilidades custarão a metade do preço nas
próximas etapas. Minha ocupação também me dá um Credit Rating
inicial de 2 para um máximo de 4.
Isso também me confere uma habilidade especial. Eu posso usar minha
Reassurance para ter acesso aos registros de necrotérios e artigos
relevantes do meu próprio jornal. Também me dá a capacidade de ter
acesso a rumores através de colegas jornalistas de vez em quando.
Segundo
Passo: Investigative Abilities.
No sistema Gumshoe as habilidades são divididas em duas categorias,
as investigativas e as gerais. As habilidades investigativas são o
que me dá pistas ao longo do jogo e não requerem rolamentos de
dados, apenas o gasto de pontos na habilidade indicada. O número de
pontos que eu tenho para comprar essas habilidades depende do número
de jogadores na mesa. Vou considerar um cenário com 4 jogadores ou
mais. Dessa forma eu tenho 16 pontos para distribuir.
Coloco um ponto em cada para Cop Talk, Evidence Collection,
Languages, Oral History, Photography, Assess Honesty, Reassurance,
Shadowing e Interrogation, o que me deixa com 7 pontos e coloca todas
essas habilidades em rating 2, por conta da minha ocupação. Coloco
1 ponto em Occult e Library Use (representando as pesquisas que ela
tem feito desde a guerra), além de 2 pontos em Locksmith. Os últimos
3 pontos eu distribuo entre Assess Honesty, Shadowing e
Interrogation.
Terceiro
Passo: General Abilities. Agora
eu tenho 65 build points para comprar habilidades gerais, além de
aumentar outros atributos. Eu começo com Credit 2 (working class),
Sanity 4, Stability 1 e Health 1. O custo de todos é 1 para 1,
exceto uma ability chamada Fleeing (fugir) que é bem útil nesse
tipo de cenário. Rs
Começo subindo minha Health para 10, a Stability para 12 e a Sanity
para 9. Também aumento meu Credit para 4 (Middle Class), o limite
como Journalist. Liz vem de uma família de classe alta (Credit 5 ou
6) o que lhe deu acesso a um grau de instrução incomum para as
mulheres nessa época, mas não aceitou o lugar de ser uma simples
esposa como queriam seus pais e se lançou no mundo em busca de
aventuras. Isso comeu 27 build points me deixando com 38 para comprar
as General Abilities.
As General Abilities funcionam diferente no sistema Gumshoe, para
usar uma delas você rola 1d6 contra uma dificuldade que vai
normalmente 3 a 7. Você pode gastar pontos da ability a fim de
ganhar um bônus nesse rolamento.
Dando uma olhada na lista, vejo que as principais para Liz são
Athletics, Driving, Firearms, First Aid, Fleeing, Preparedness, Sense
Trouble, Shadowing e Stealth. A maioria desenvolvidas durante a
guerra. Um total de 9 abilities. Coloco 3 pontos em cada menos
Fleeing, na qual eu coloco 4 pontos o que dá um rating de 5. O que
me deixa ainda com 10 pontos. Decido colocar mais um em First Aid,
Sense Trouble e Shadowing. Também resolvo aumentar a minha Sanity
para 10 (que é o máximo). Os últimos 6 build points eu converto em
2 investigative points para pegar Bureaucracy e para aumentar a
Evidence Collection.
Quarto
passo: Linguagens. Esse é um
passo opcional. Como eu tenho 2 pontos em Languages, eu agora defino
2 outras línguas que meu personam sabe falar além de inglês (sua
língua materna). Liz sabe falar francês (aprendeu na escola) e
alemão (aprendeu na guerra).
Quinto
Passo: Fontes de Estabilidade.
Esse é outro passo opcional e só existe se estiver se jogando no
modo Pulp, como é o caso dessa personagem. Para cada 3 pontos de
Stability eu escolho uma pessoa (que esteja viva e não seja um
personagem jogador) que é uma fonte de Estabilidade na vida de Liz.
Como Liz tem 12 de Stability eu posso pegar quatro desses.
Primeiro é sua irmã mais velha, Hope. Liz mantém contato com ela
por cartas. Hope ao mesmo tempo se orgulha dos feitos da irmã e
tenta colocar algum juízo em sua cabeça para que volte para casa e
tenha uma “vida normal”.
A segunda fonte de estabilidade de Liz é um sargento (agora tenente)
chamado Jeremias Olsen que ela conheceu durante a guerra e com quem
teve um quase affair. Ele lhe manda cartas querendo que casem e
apesar de seus sentimentos por ele serem fortes, Liz não está
pronta para se casar. Ainda mais não enquanto ela não entender o
que viu durante a guerra.
Vou deixar os outros dois em aberto. Se um dia colocar essa
personagem em mesa eu posso decidir outras fontes baseado na proposta
da aventura ou campanha.
Sexto
Passo: Pilares de Sanidade.
Outro passo opcional do modo Pulp. São ideias e princípios que
guiam meu personagem e ajudam a manter sua Sanidade diante dos
terrores do Mythos. Da mesma forma que acima, eu posso escolher um
para cada 3 pontos, então posso pegar até três.
Dou
uma lida nas sugestões do livro e primeiro escolho: A
inata bondade da humanidade,
Liz viu o pior do ser humano na guerra, mas também viu o melhor. Ela
estava lá no natal de 1914 e foi uma das que documentou o armistício
(se você não sabe o que é isso, veja aqui).
A Fé em um Deus
bom e Todo-Poderoso.
Liz é anglicana e mantém uma cruz em seu pescoço. E O
valor intrínsico da verdade.
Sétimo
Passo: Drive.
O Drive de Liz, aquilo que a motiva a seguir em frente, é meio
óbvio. Curiosity, Liz quer conhecer as coisas, ela não gosta de
perguntas deixadas sem resposta.
Oitavo
Passo: Equipamento.
Não quero gastar muito tempo com isso. Liz tem um revolver leve (+0
em dano) ainda da época da guerra, uma máquina fotográfica e um
bloco de anotações. Acho que ela não precisa de muito mais do que
isso.
Ops:
Acabo de perceber que errei ao alocar dois pontos de investgação em
Shadowing. Então coloco mais um em Locksmith e outro em Reassurance.
NOTA: Só depois que eu terminei esse personagem é que percebi um
erro terrível. Trail se passa não na década de 1920, mas na de
1930. Devo ter confundido com Spirit of the Century que também é um
rpg pulp, mas se passa em 1920. Então eu teria de refazer toda essa
personagem do zero. Como gostei dela vou manter aqui e depois tento
fazer outro cronologicamente mais correto (ou talvez tento adaptar
essa mesma). Shame on me.
__________________________________________________________________________----
Name:
Elizabeth “Liz” Lane
Occupation:
Journalist.
Eu posso usar minha Reassurance para ter acesso aos registros de
necrotérios e artigos relevantes do meu próprio jornal. Também me
dá a capacidade de ter acesso a rumores através de colegas
jornalistas de vez em quando.
Drive:
Curiosity.
Sanity:
10
Pillars
of Sanity:
A inata bondade da humanidade
A Fé em um Deus bom e Todo-Poderoso
O valor intrínsico da verdade
Stability:
12
Sources of Stability:
Hope Lane – Irmã mais velha
Tenente Jeremias Olsen – affair durante a guerra.
Health:
10
Hit
Threshold:
3
Investigative Abilities
|
General Abilities
|
Assess Honesty 4
Bureaucracy 1
Cop Talk 2
Evidence Collection 4
Interrogation 4
Languages 2
- Francês
- Alemão
Library Use 1
Locksmith 4
Occult 1
Oral History 2
Photography 2
Reassurance 4
|
Athletics 3
Driving 3
Firearms 3
First Aid 4
Fleeing 5
Preparedness 3
Sense Trouble 4
Shadowing 8
Stealth3
|
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