sexta-feira, 24 de abril de 2020

RPG - Trail of Cthullu - Elizabeth "Liz" Lane



Jogo: Trail of Cthullu/ Rastros de Cthullu
Autoria: Kenneth Hite
Editora: Pelgrane Press/ Retropunk (versão brasileira)
Experiência: Mestrei uma aventura pronta antes da pandemia. Estou querendo mestrar outra em breve no meu grupo no Discord.
Livros usados: O Condensed Rules e o livro básico.

Minha primeira experiência com esse sistema não foi muito boa. Eu tinha um amigo no final dos anos 90 que costumava revesar comigo como mestre nos grupos onde jogávamos. Só que ele tinha uma mania muito chata que era de criar uma aventura com uma única solução possível e minar qualquer outra alternativa que os jogadores criassem. Eu jogava com ele por ser um dos poucos amigos que, além de mim, assumiam o manto do mestre, principalmente para mestrar certos jogos que eu gostava (a maldição do mestre, sempre mestrar o que você gostaria de mestrar).
Nesse caso específico ainda tem o fato de ele ter enganado a mim e outros dois amigos dele dizendo que íamos jogar outro jogo (ele falou um diferente para cada um) e na outra praticamente nos obrigou a jogar esse.
Foi uma pena começar dessa forma, porque por anos peguei ojeriza a esse jogo. Só recentemente esbarrei no sistema básico dele, o Gumshoe, e curti muito. Por isso, e pelo fato de finalmente ter lido algo do Lovecraft, resolvi dar uma chance a ele. Mestrei uma mesa antesd a pandemia e foi muito divertida. Claro que, como não canso de dizer, isso se deve principalmente ao fato de ter tido muita sorte de encontrar bons jogadores desde que voltei a mestrar.
Mas vamos ao personagem.
Trail of Cthullu se baseia nas histórias de terror cósmico de H.P. Lovecraft, só que joga essas histórias para os anos 1920 (engraçado ter de especificar qual anos 20 estou falando rs). [Na verdade se passa na década de 1930. Eu me enganei. Leia a nota no final dessa postagem.] Os jogadores são em geral pessoas comuns que por um motivo ou outro esbarraram em conspirações e cultos que pretendem convocar seres de poder inimaginável para o nosso mundo, destruindo toda a raça humana no processo (hummm... será que estou falando dos anos 20 certo?).
O jogo tem dois modos. O Purista, que é mais fiel a obra de Lovecraft, com um clima mais pesado e “realista”. E o Pulp, o qual acrescenta alguns elementos do estilo de literatura da época com heróis fazendo coisas incríveis. Para essa personagem vou optar pelo Pulp até porque é o modo que pretendo usar se voltar a mestrar isso.
Pensei em fazer uma jornalista investigativa no estilo Lois Lane, que não tem medo de se enfiar em situações perigosas (mas sem um topetudo com cuecas para fora da calça a salvando). Decido colocar o nome dela de Elizabeth “Liz” Lane.
Liz tem uns 28 anos e é inglesa, ela viveu a virada do novo século e foi correspondente durante a Primeira Guerra Mundial. Alguns jornais relutavam em publicar histórias de guerra escritas por uma mulher, por isso ela assinava com o nome Barry Black. Após a guerra ela continuou com o pseudônimo, até porque era ainda mais difícil conseguir trabalho sendo mulher nesses tempos. Foi durante a guerra que Liz esbarrou com o oculto. Em uma batida realizada pelo pelotão que ela acompanhava a uma casa de um ricaço, eles encontraram estranhos símbolos e vítimas de sacrifício. Liz nunca entendeu o que era aquilo tudo e a maioria dos jornais para onde mandou a história se recusou a publicar. Ela nunca esqueceu, entretanto, e passou os últimos dois anos procurando pistas incansavelmente sobre outros núcleos cultistas e a verdade por trás deles.
Acho que é um bom início, vamos às regras.

Primeiro Passo: Ocupação. Essa é óbvia. Jornalista. Ou Journalist, já que estou usando a versão em inglês desse jogo. Isso me dá as seguintes Occupational Abilities: Cop Talk, Disguise, Evidence Collection, Languages (for foreign correspondents), Oral History, Photography, Assess Honesty, Reassurance, Shadowing, e mais uma habilidade Interpessoal. Dou uma olhada na ficha e decido por Interrogation, Liz sabe fazer as perguntas certas. Essas habilidades custarão a metade do preço nas próximas etapas. Minha ocupação também me dá um Credit Rating inicial de 2 para um máximo de 4.
Isso também me confere uma habilidade especial. Eu posso usar minha Reassurance para ter acesso aos registros de necrotérios e artigos relevantes do meu próprio jornal. Também me dá a capacidade de ter acesso a rumores através de colegas jornalistas de vez em quando.

Segundo Passo: Investigative Abilities. No sistema Gumshoe as habilidades são divididas em duas categorias, as investigativas e as gerais. As habilidades investigativas são o que me dá pistas ao longo do jogo e não requerem rolamentos de dados, apenas o gasto de pontos na habilidade indicada. O número de pontos que eu tenho para comprar essas habilidades depende do número de jogadores na mesa. Vou considerar um cenário com 4 jogadores ou mais. Dessa forma eu tenho 16 pontos para distribuir.
Coloco um ponto em cada para Cop Talk, Evidence Collection, Languages, Oral History, Photography, Assess Honesty, Reassurance, Shadowing e Interrogation, o que me deixa com 7 pontos e coloca todas essas habilidades em rating 2, por conta da minha ocupação. Coloco 1 ponto em Occult e Library Use (representando as pesquisas que ela tem feito desde a guerra), além de 2 pontos em Locksmith. Os últimos 3 pontos eu distribuo entre Assess Honesty, Shadowing e Interrogation.

Terceiro Passo: General Abilities. Agora eu tenho 65 build points para comprar habilidades gerais, além de aumentar outros atributos. Eu começo com Credit 2 (working class), Sanity 4, Stability 1 e Health 1. O custo de todos é 1 para 1, exceto uma ability chamada Fleeing (fugir) que é bem útil nesse tipo de cenário. Rs
Começo subindo minha Health para 10, a Stability para 12 e a Sanity para 9. Também aumento meu Credit para 4 (Middle Class), o limite como Journalist. Liz vem de uma família de classe alta (Credit 5 ou 6) o que lhe deu acesso a um grau de instrução incomum para as mulheres nessa época, mas não aceitou o lugar de ser uma simples esposa como queriam seus pais e se lançou no mundo em busca de aventuras. Isso comeu 27 build points me deixando com 38 para comprar as General Abilities.
As General Abilities funcionam diferente no sistema Gumshoe, para usar uma delas você rola 1d6 contra uma dificuldade que vai normalmente 3 a 7. Você pode gastar pontos da ability a fim de ganhar um bônus nesse rolamento.
Dando uma olhada na lista, vejo que as principais para Liz são Athletics, Driving, Firearms, First Aid, Fleeing, Preparedness, Sense Trouble, Shadowing e Stealth. A maioria desenvolvidas durante a guerra. Um total de 9 abilities. Coloco 3 pontos em cada menos Fleeing, na qual eu coloco 4 pontos o que dá um rating de 5. O que me deixa ainda com 10 pontos. Decido colocar mais um em First Aid, Sense Trouble e Shadowing. Também resolvo aumentar a minha Sanity para 10 (que é o máximo). Os últimos 6 build points eu converto em 2 investigative points para pegar Bureaucracy e para aumentar a Evidence Collection.

Quarto passo: Linguagens. Esse é um passo opcional. Como eu tenho 2 pontos em Languages, eu agora defino 2 outras línguas que meu personam sabe falar além de inglês (sua língua materna). Liz sabe falar francês (aprendeu na escola) e alemão (aprendeu na guerra).

Quinto Passo: Fontes de Estabilidade. Esse é outro passo opcional e só existe se estiver se jogando no modo Pulp, como é o caso dessa personagem. Para cada 3 pontos de Stability eu escolho uma pessoa (que esteja viva e não seja um personagem jogador) que é uma fonte de Estabilidade na vida de Liz. Como Liz tem 12 de Stability eu posso pegar quatro desses.
Primeiro é sua irmã mais velha, Hope. Liz mantém contato com ela por cartas. Hope ao mesmo tempo se orgulha dos feitos da irmã e tenta colocar algum juízo em sua cabeça para que volte para casa e tenha uma “vida normal”.
A segunda fonte de estabilidade de Liz é um sargento (agora tenente) chamado Jeremias Olsen que ela conheceu durante a guerra e com quem teve um quase affair. Ele lhe manda cartas querendo que casem e apesar de seus sentimentos por ele serem fortes, Liz não está pronta para se casar. Ainda mais não enquanto ela não entender o que viu durante a guerra.
Vou deixar os outros dois em aberto. Se um dia colocar essa personagem em mesa eu posso decidir outras fontes baseado na proposta da aventura ou campanha.

Sexto Passo: Pilares de Sanidade. Outro passo opcional do modo Pulp. São ideias e princípios que guiam meu personagem e ajudam a manter sua Sanidade diante dos terrores do Mythos. Da mesma forma que acima, eu posso escolher um para cada 3 pontos, então posso pegar até três.
Dou uma lida nas sugestões do livro e primeiro escolho: A inata bondade da humanidade, Liz viu o pior do ser humano na guerra, mas também viu o melhor. Ela estava lá no natal de 1914 e foi uma das que documentou o armistício (se você não sabe o que é isso, veja aqui). A Fé em um Deus bom e Todo-Poderoso. Liz é anglicana e mantém uma cruz em seu pescoço. E O valor intrínsico da verdade.

Sétimo Passo: Drive. O Drive de Liz, aquilo que a motiva a seguir em frente, é meio óbvio. Curiosity, Liz quer conhecer as coisas, ela não gosta de perguntas deixadas sem resposta.

Oitavo Passo: Equipamento. Não quero gastar muito tempo com isso. Liz tem um revolver leve (+0 em dano) ainda da época da guerra, uma máquina fotográfica e um bloco de anotações. Acho que ela não precisa de muito mais do que isso.

Ops: Acabo de perceber que errei ao alocar dois pontos de investgação em Shadowing. Então coloco mais um em Locksmith e outro em Reassurance.

NOTA: Só depois que eu terminei esse personagem é que percebi um erro terrível. Trail se passa não na década de 1920, mas na de 1930. Devo ter confundido com Spirit of the Century que também é um rpg pulp, mas se passa em 1920. Então eu teria de refazer toda essa personagem do zero. Como gostei dela vou manter aqui e depois tento fazer outro cronologicamente mais correto (ou talvez tento adaptar essa mesma). Shame on me.

__________________________________________________________________________----


Name: Elizabeth “Liz” Lane
Occupation: Journalist.
Eu posso usar minha Reassurance para ter acesso aos registros de necrotérios e artigos relevantes do meu próprio jornal. Também me dá a capacidade de ter acesso a rumores através de colegas jornalistas de vez em quando.
Drive: Curiosity.

Sanity: 10
Pillars of Sanity:
A inata bondade da humanidade
A Fé em um Deus bom e Todo-Poderoso
O valor intrínsico da verdade

Stability: 12
Sources of Stability:
Hope Lane – Irmã mais velha
Tenente Jeremias Olsen – affair durante a guerra.

Health: 10
Hit Threshold: 3

Investigative Abilities
General Abilities
Assess Honesty 4
Bureaucracy 1
Cop Talk 2
Evidence Collection 4
Interrogation 4
Languages 2
- Francês
- Alemão
Library Use 1
Locksmith 4
Occult 1
Oral History 2
Photography 2
Reassurance 4
Athletics 3
Driving 3
Firearms 3
First Aid 4
Fleeing 5
Preparedness 3
Sense Trouble 4
Shadowing 8
Stealth3


Nenhum comentário: