Jogo:
Time & Temp
Autoria:
Epidiah Ravachol (o mesmo designer do Dread)
Editora:
Dig a
Thousand Holes Publishing
Experiência:
Só li (e reli pra conseguir entender). Ainda não coloquei na mesa.
Livros
usados:
Time & Temp: Paperless Office Edition (ou
seja, a versão digital do livro básico).
Eu sempre adorei viagem no
tempo. É um dos gêneros da ficção científica que sempre me
atraiu. Desde o bom e velho “De Volta para o Futuro”, passando
pela série Voyagers (isso é que é entregar a idade), até Doctor
Who e o clássico “ Máquina do Tempo de H.G. Wells.
Algo
que acabo de perceber ao escrever o parágrafo anterior: Eu nunca
escrevi uma história sobre viagem no tempo, bom não diretamente.
Mas isso é uma reflexão para outra hora.
Esbarrei
nesse rpg no final de 2019 e adorei a temática. Nele os jogadores
são trabalhadores temporários de uma empresa que analisa e elimina
paradoxos temporais.
Mas
por quê fazer isso mandando trabalhadores temporários?
Na
lógica do jogo, quando alguém viaja no tempo, a simples presença
da pessoa fora de seu tempo começa a girar ondas através do fluxo
temporal. Quanto mais importante essa pessoa é, maior a onda e,
consequentemente, maior o dano que a pessoa pode causar à estrutura
do espaço-tempo. A solução para isso foi mandar as pessoas menos
importantes da hierarquia corporativa para resolver problemas que
podem destruir toda a criação.
Sim,
o jogo tem essa pitada de humor. Eu costumo descrever esse jogo da
seguinte forma: Imagine que você é um companion de Doctor Who, uma
daquelas pessoas que acompanham as viagens através do tempo e do
espaço, só que em um mundo onde o Doutor não existe nem nunca
existiu e você tem de fazer o trabalho dele por um salário mínimo.
Ah! E o seu chefe espera o seu relatório para ontem (e nesse caso
pode ser literalmente).
Bom,
então vamos ao personagem.
Time
& Temp não usa uma ficha de personagem. Em vez disso você monta
um currículo dos três últimos trabalhos do seu personagem e
escolhe duas características ou habilidades relacionadas a cada
trabalho. No lugar de trabalhos você pode colocar realizações
acadêmicas, prêmios, conquistas pessoais, hobbies, etc. Essas
habilidades e características permitem que você altere os
rolamentos dos dados quando pertinentes.
O
conceito do meu personagem é um típico cara de meia-idade de filme
americano. Ele foi um jogador de futebol americano na escola, e não
cansa de contar histórias sobre isso, casou com a namoradinha de
colégio, teve dois filhos. Como nunca foi muito esperto, conseguiu
um trabalho como vendedor de carros, o qual ele fez por mais de
trinta anos contando com o dia que se aposentaria com uma boa pensão.
Só que, ao se aposentar ele descobre que o fundo de investimentos
onde estava sua aposentadoria de anos de trabalho era parte de um
esquema e ele ficou sem nada. Infelizmente isso é a realidade de
muitos americanos nos últimos quinze ou vinte anos.
Então
vamos a ficha.
Como primeiro “emprego” eu
coloco “bolsa de futebol americano”. Como habilidades dessa
conquista acadêmica pensei em “ex-atleta” e “liderança”,
ele era o capitão do time e continua se vendo como um. O ex-atleta
pode tanto dar algumas vantagens em situações físicas quanto
servir para ele ter problemas por achar que está em melhor forma do
que realmente está.
O
segundo emprego dele é “vendedor de carros”. Como habilidades
escrevo “saber o que as pessoas querem” e “lábia de vendedor”.
Ele passou trinta nos fazendo isso. Não tem como não ter aprendido
algumas manhas. Fiquei imaginando ele fazendo uma barganha por uma
carroça no império romano. hahaha
Só
que aí fica a questão, qual seria o terceiro emprego? Minha ideia é
que ele teria trabalhado a vida todo em um único lugar. Então penso
nas outras possibilidades e fico com um hobby, “jardinagem”.
Depois de saber que perdeu tudo em um golpe, Adam (o nome dele) teria
tido um colapso e o terapeuta indicou que ele deveria fazer
jardinagem para acalmar os nervos. Como habilidades eu coloco
“controle das emoções”, que seria a principal função desse
hobby para ele e “dedo verde”, que eu não acho que será muito
útil, mas nunca se sabe.
Então
é isso. Meu personagem Adam Smith está pronto para viajar pelo
tempo e pelo espaço vendendo carros e cultivando plantinhas. rs
Até
uma próxima.
_________________________________________________
Adam Smith
- Bolsa Escolar de Futebol
Americano
Ex-Atleta
Liderança
- Vendedor de Carros
Saber o que as pessoas querem
Lábia de vendedor
- Hobby: Jardinagem
Controle das emoções
Dedo Verde
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