quarta-feira, 15 de abril de 2020

RPG - Fate Accelerated - Ahmed



Jogo: Fate Accelerated ou FAE.
Autoria: Clark Valentine
Editora: Evil Hat Productions/ Meeple BR (para versão em português)
Experiência: Só li o Fate Core e Fate Accelerated. Ainda não tive a oportunidade de mestrar ou jogar.
Livros usados: Só o básico mesmo que pode ser encontrado de forma gratuita no site da Evil Hat ou da Meeple BR


Nunca mestrei nada no sistema FATE, mas gostei muito mais de ler essa versão “Accelerated” do sistema do que a versão “Core”.
A descrição dos Aspectos e dos Stunts (Façanhas na versão em português) é bem melhor nesse livro do que no FATE Core, então eu devo usar algumas coisas daqui quando for mestrar nesse sistema.
Pensando nisso, resolvi tentar criar um personagem genérico nesse sistema, só para praticar.
Logo de cara pensei em fazer um fazer um personagem de fantasia e me veio a imagem de um guerreiro vestido como um árabe com duas espadas nas mãos. As espadas são mais finas e mais curvas do que cimitarras. Não sei de onde tirei essa imagem, mas gostei dela e é com ela que vou trabalhar esse personagem.
Primeiro tenho de escolher meus Aspectos. Três deles, diferente dos cin no Fate Core e dos dez (!!) do Espírito do Século (Spirit of the Century). Aspectos são palavras ou frases que definem meu personagem e que tanto me servem como habilidades especiais quanto como complicações na minha vida (e pelas quais eu ganho Pontos de Fate para usar como compensação).
O primeiro Aspecto que preciso escolher é o meu “High Concept” (não sei como traduziram isso), ou seja o conceito principal do meu personagem. Para esse eu escolho Guerreiro da Lua Crescente. Não faço ideia do que seja um guerreiro da lua crescente, mas já fica decidido que uma ordem com esse nome existe no mundo e que Ahmed (o nome do meu personagem) faz parte dessa ordem de alguma forma.
O segundo Aspecto é meu Trouble (imagino que traduziram como Problema), um Aspecto que que pode principalmente me trazer problemas (e pontos de Fate). Penso em Presumidamente Morto, penso que a caravana de Ahmed foi atacada por um grupo e ele deveria ter morrido no ataque, mas sobreviveu resgatado pelo homem que o introduziu na ordem da Lua Crescente. Agora ele precisa se distanciar de familiares e amigos enquanto busca descobrir quem tentou mata-lo.
Estou gostando desse personagem.
Um último Aspecto… e esse pode ser qualquer coisa. Hummm….
Decido colocar Cortante como o Vento, para passar a ideia de que os guerreiros dessa ordem são treinados para serem rápidos e ágeis e não necessariamente fortes. Se eu tivesse um GM, ele poderia ativar uma compulsão com esse aspecto me instigando a agir por impulso, por exemplo, ou focando no fato de Ahmed ser rápido, mas não forte. Só algumas ideias.
O próximo passo são os Aproaches (Atitudes, em português), que no Fate Accelerated substituem as Skills (Perícias). As Atitudes (e a partir daqui vou usar os termos em português mesmo)  falam não O QUÊ seu personagem faz, mas COMO ele faz as coisas. Eu gosto dessa ideia. Simplifica bastante o sistema e dá um recurso de roleplaying. Apesar de entender que nem todo o cenário funcionaria com esse sistema.
Existem seis Atitudes: Cuidadoso, Inteligente, Chamativo (que eu acho uma péssima tradução para Flashy, mas também não vejo uma melhor), Forte, Rápido e Sorrateiro. Eu preciso organizá-las em uma quase pirâmide (ou seria um losango? rs): uma em Bom (+3), duas em Razoável (+2), duas em Médio (+1), e uma em Medíocre (0). Vamos lá.
A Atitude mais importante que eu vejo em Ahmed é Sorrateiro, então essa ganha o +3. Rápido e Cuidadoso ficam com o +2. Dos que sobram deixo Chamativo e Inteligente com +1 porque aí Forte fica com o 0, que é a atitude que tem menos relação com esse personagem.
Por fim preciso escolher uma Façanha (Stunt em inglês) e gosto da forma como essa versão Acelerada aborda as Façanhas. Em vez de uma lista extensa eu preciso escolher uma característica que ou me dá um bônus de +2 em uma determinada situação ou algo que me dá uma vantagem especial uma vez por jogo.
Acho que vou pelo mais simples: Corte da Lua Crescente, como um guerreiro da Lua Crescente Ahmed ganha um bônus de +2 quando ataca com Rápido.
E o personagem está pronto.
Nossa, como demorei para terminar esse personagem. Foram vários dias. Talvez por ser um sistema totalmente novo e o FATE é um sistema muito amplo, ainda mais não usando nenhuma ambientação como base. Vamos ver como será mestrar nesse sistema um dia.
__________________________________________________________________

Ahmed
Aspectos:
- Guerreiro da Lua Crescente
-
Presumidamente Morto
- Cortante como o Vento

Atitudes:
Sorrateiro +3
Cuidadoso +2
Rápido +2
Inteligente +1
Chamativo +1
Forte +0

Façanhas
Corte da Lua Crescente, como um guerreiro da Lua Crescente Ahmed ganha um bônus de +2 quando ataca com Rápido.





Nenhum comentário: