segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Leituras 2025 - Semana 07


Leituras 2025 - Semana 07
11 lidos

Lendo:
01 - Chasing the Dragon - Yoshio Manaka MD - 14% 
02 - Quarta Asa - Rebecca Yarros - 39%
03 - Pandora: Total Destruction Preview Edition (RPG) - Todd Crapper - 46% 

Contos, Poesias & Artigos*
- Estórias Abensonhadas - Mia Couto - 22% (22)
- As Vira-Latas - Arelis Uribe - 21% (07)
- Wild Cards vol 1 - O Começo de Tudo - G.R.R. Martin (org.) - 18% (17)
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.

Lidos:
01 - Mulheres Machonas Armadas Até os Dentes (RPG) - Greg Poster
02 - Lugar Nenhum - Neil Gaiman
03 - A Trupe (RPG) - Jorge Valpaços
04 - Sub Drop e o Sistema de Luta e Fuga (Artigo) - Equina Nur
05 - Chinese Ghost Stories We Tell Ourselves Quickstart (RPG) - Alyx Bui
06 - Thousand Arrows (RPG) - James Mendez Hodes
07 - Falling For Your Best Friend - Emma St. Clair
08 - Vale dos Acritós (RPG) - Carlos K. Pereira & Flávio Andrade
09 - Dark Ages: Mage (RPG) - Bill Bridges (org.)
10 - Planescape: Guia do Jogador para os Planos (RPG) - David "Zeb" Cook
11 - Knights of Underbed (RPG) - Bem Woerner

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Mil Faces de um RPGista - Adventure! - Henriqueta Trás-os-Montes


Jogo: Adventure! - Tales from the Aeon Society
Sistema: Storytelling adaptado.
Autoria: Warren Ellis (org.)
Editora: White Wolf Publishing
Experiência: Nenhuma. Só li o livro básico bem por alto uns anos atrás, mas conheço um tanto do gênero utilizado como base.
Livros usados: Só o básico.

Adventure! É o terceiro e final módulo da série iniciada em Trinity de rpgs com uma pegada “supers” que a White Wolf lançou no final dos anos 90. Enquanto Trinity explorava os gêneros da ficção científica com pessoas munidas de incríveis poderes psíquicos e Aberrant trazia um novo olhar para o batido universo “four-colour” dos super...-heróis(??), Adventure! foca mais nos heróis Pulp dos anos 20 (leia-se 1920 e não os atuais anos 20 de 2020 rs). Com heróis como Indiana Jones, Mandrake, Flash Gordon, Fantasma e outros como inspiração.
Aliás, esse termo Inspiração vai aparecer muito aqui por ser a base de muitos dos poderes desse jogo, apesar de que os heróis aqui (se é que podemos chamá-los assim) não são poderosos assim. O jogo também traz o início da Sociedade Aeon que terá papel crucial tanto no cenário de Aberrant quanto de Trinity.
Eu li o livro bem por alto e muitos anos atrás, quando eu tinha outra cabeça. A ideia era dar mais uma lida antes de fazer um personagem para cá, mas já que ele foi sorteado vamos assim mesmo e se depois eu pegar pra ler mais a fundo e achar que merece um novo personagem assim o farei.

Por ora, vamos fazer uma Inspirada.

Fase Um: Genesis. Assim como em Aberrant e depois nos livros do Chronicles of Darkness primeiro fazemos o personagem como um humano normal e depois aplicamos um template.

Passo Um: Conceito. Estou com três ideias para esse jogo. Mas como quero focar nos Inspirados, uma delas não se aplica e não sei se a segunda vai ficar legal, então vamos ficar com a terceira. Pensei em uma versão de Indiana Jones ou, melhor, de Lara Crof. Imagino minha personagem como uma professora de alguma faculdade especializada em história antiga que busca o conhecimento de artefatos estranhos que é uma das molas propulsoras do cenário. Depois ela irá se tornar uma aventureira, mas por ora vamos torná-la apenas uma Professora em Arqueologia como conceito. Eu agora preciso escolher Origin, Nature e Allegiance para ela. Obviamente sua Origin é Academic e sua Nature Explorer e como Allegieance acho que vou ficar com a Aeon Society of Gentlemen mesmo, apesar dela atuar ali meio como consultora, meio como freelance. Seu nome é Henriqueta Trás-os-Montes, sim ela é portuguesa, não eu não vou fazer sotaque português se um dia jogar com ela, e imagino muita confusão com os anglófonos ao chamá-la de Henry e num primeiro momento pensar se tratar de um homem.

Passo Dois: Atributos. O velho esquema de priorizar e distribuir 6/4/3 pontos em cada grupo. Com certeza Mental é primário para ela, com Físico como secundário e Social como Terciário. Distribuo os pontos assim:
Physical: Strength 2, Dexterity 3, Stamina 3.
Social: Charisma 2, Manipulation 2, Appearence 2
Mental: Perception 3, Intellingence 4, Wits 2
Talvez aumente alguma coisa depois.

Passo Três: Habilidades. Agora tenho 23 pontos pra pegar Abilities, sem agrupamentos. Fica assim: Archery 1, Brawl 1, Athletics 1, Legerdemain 1, Stealth 1, Awareness 1, Investigation 2, Academics 3, Linguistics 3, Medicine 1, Science 1, Survival 1, Drive 1, Pilot 1, Intimidation 1, Subterfuge 1, Command 1,Rapport 1.
Basicamente botei um em cada habilidade que eu queria e os pontos que sobraram coloqueis nas que eu achava mais interessantes para Henriqueta. Com certeza voltarei aqui para aumentar algumas coisas.

Passo Quatro: Backgrounds. Tenho 6 pontos para distribuir aqui. Eu quero Influence 3 com a opção de ser reconhecida em minha área de pesquisa em Arqueologia comparada. Olhando a lista acho que só Resources se aplicam agora. Parece que Henriqueta veio de uma família abastada e, por isso, conseguiu ter acesso a um grau de educação e oportunidades não muito comuns para mulheres dos anos 1920.

Passo Cinco: Toques Finais da Fase Um. Eu registro meu Willpower 3, Inspiration 0, Iniciativa 5 (Wits+Dex) e Movimento 4/14/26 e gasto meus 15 pontos de bônus. No momento eu não posso comprar Inspiração ainda então vou gastar com algumas habilidades. Tem muitas que eu quero aumentar, mas por hora fico com colocar mais um ponto em Athletics 2, Stealth 2, Investigation 3, Academics 4, Science 2, Survival 2, gastando um total de 12 dos meus 15. Aumento Willpower para 4 e aumento minha Iniciativa para 6 e pronto.

Fase Dois: Transformation. Agora vamos para a parte divertida.

Passo Um: Inspiração. Eu finalmente ganho um ponto de Inspiration e preciso escolher o tipo de transformação que eu tive: heróica, psíquica ou dinâmica. Basicamente eu escolho se eu sou uma proto-psion (psíquica), uma proto-nova/aberrat (dinâmica) ou uma daredevil (heróica). Com o conceito da minha persongam vou ficar com heróica mesmo e fazê-la uma aventureira bem no estilo pulp.

Passo Dois: Defina sua Inspiração. Agora eu escolho a faceta primária da minha inspiração… e o que é isso? Não lembro. Existem três tipos de Inspiração: Intuitiva, Reflexiva e Destrutiva, cada ponto em Inspiração aumenta um dos três tipos o que me dá uns bônus específicos para cada tipo. Eu não vejo Henriqueta como destrutiva, mas não consigo me decidir se ela é mais Intuitiva ou Reflexiva. Dei uma olhada aqui e não faz diferença com qual você começou, então como pretendo aumentar a Inspiração no próximo passo em, pelo menos, um ponto vou manter os dois tipos e depois decido quanto ela vai ter de cada.

Passo Três: Pontos de Transformação. Agora eu tenho treze pontos de transformação para distribuir para comprar, entre outras coisas, meus knacks, os poderes desse jogo. Dou uma olhada nos Heroics que são os que eu posso pegar e gostei de alguns, só que eu não lembrava que eles tinham pré-requisitos e os mais interessantes demandas habilidades e perícias que ela não tem (ainda), então já vou gastar dois pontos para ganhar 2 em pontos em Atributos (Charisma e Wits) e 5 em habilidades (Brawl, Drive, Awareness, Intimidation e Subterfuge). Agora, voltando aos knacks, eu quero Instant Expert, Perfect Poise, Resilient e Steely Gaze. Isso tudo me custou 10 dos meus treze pontos. Com os últimos três eu quero aumentar Inspiration para 2 e Willpower para 8.

Prontinho! Henriqueta Trás-os-Montes está pronta para investigar sítios arqueológicos coleções clandestinas atrás de artefatos munidos da misteriosa energia telúrica.
__________________________________________________________-
Henriqueta Trás-os-Montes
Nature: Explorer
Allegiance: Aeon Society of Gentlemen
Origin: Academic

Attributes.
Physical: Strength 2, Dexterity 3, Stamina 3.
Social: Charisma 3, Manipulation 2, Appearence 2
Mental: Perception 3, Intellingence 4, Wits 3

Abilities: Archery 1, Brawl 2, Athletics 2, Legerdemain 1, Stealth 1, Awareness 2, Investigation 2, Academics 4, Linguistics 3, Medicine 1, Science 2, Survival 2, Drive 2, Pilot 1, Intimidation 2, Subterfuge 2, Command 1,Rapport 1.

Backgrounds: Influence 3, Resources 3

Willpower 8
Inspiration 2
Iniciativa 7
Movement 4/14/26

Knacks: Instant Expert, Perfect Poise, Resilient e Steely Gaze.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

Leituras 2025 - Semana 06


Leituras 2025 - Semana 06
10 lidos

Lendo:
01 - Chasing the Dragon - Yoshio Manaka MD - 09% 
02 - Quarta Asa - Rebecca Yarros - 23%
03 - Knights of Underbed (RPG) - Bem Woerner - 02% 
04 - Pandora: Total Destruction Preview Edition (RPG) - Todd Crapper - 08% 

Contos, Poesias & Artigos*
- Estórias Abensonhadas - Mia Couto - 22% (22)
- As Vira-Latas - Arelis Uribe - 21% (07)
- Wild Cards vol 1 - O Começo de Tudo - G.R.R. Martin (org.) - 18% (17)
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.

Lidos:
01 - Mulheres Machonas Armadas Até os Dentes (RPG) - Greg Poster
02 - Lugar Nenhum - Neil Gaiman
03 - A Trupe (RPG) - Jorge Valpaços
04 - Sub Drop e o Sistema de Luta e Fuga (Artigo) - Equina Nur
05 - Chinese Ghost Stories We Tell Ourselves Quickstart (RPG) - Alyx Bui
06 - Thousand Arrows (RPG) - James Mendez Hodes
07 - Falling For Your Best Friend - Emma St. Clair
08 - Vale dos Acritós (RPG) - Carlos K. Pereira & Flávio Andrade
09 - Dark Ages: Mage (RPG) - Bill Bridges (org.)
10 - Planescape: Guia do Jogador para os Planos (RPG) - David "Zeb" Cook


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Mil Faces de um RPGista - SIWWTH - Criatura nas Paredes


Jogo: Something Is Wrong With This House
Autoria: Anna Landin & Jonah Baumann
Editora: Auto-publicado mas pode ser encontrado com outras obras da autora em https://annalandin.itch.io/
Experiência: Mestrei uma sessão no Halloween de 2024 e, por isso, resolvi puxar ele pra cima na fila do projeto.
Livros usados: Só o básico. Existe um suplemento chamado Ghost Hunt que eu ainda não li, talvez faça um novo personagem depois de ler.

O típico cenário de um filme de terror. Uma família se muda para uma casa nova. A habitação tem seus problemas, mas com um tanto de trabalho e muita dedicação pode se tornar um lar… exceto que ela já é um lar, para criaturas da noite que vivem na escuridão da casa. Os jogadores são essas criaturas e tentam espantar a família antes que a noite acabe. O jogo se passa em turnos que representam partes da noite nos quais os seres macabros tentam assustar cada um dos membros da família antes do raiar do dia.

Vamos fazer uma criatura da noite.

Passo Um: Escolha uma Criatura. O primeiro passo é escolher o tipo de criatura com a qual eu quero jogar. Tem opções como Boneca Assombrada, Cão do Inferno, Demônio, Espectro, Poltergeist e a minha escolha: A Criatura de Dentro das Paredes. A fúria de um espírito invisível. Eu ganho uma habilidade que me permite assustar dois membros de uma família em uma mesma cena.

Passo Dois: Por Que Você Está Aqui? Eu escolho uma das opções oferecidas ou crio uma própria. Eu vou pegar a letra a. Você foi abandonado neste lugar muitos anos atrás e fez deste lugar seu lar.

Passo Três: Essa é Nossa Casa. Esse é um passo que seria feito em grupo, para decidir as características da casa. Cada pergunta tem uma lista de opções, mas também pode ser construída em grupo algo novo.
- Que tipo de casa é?
a) Uma casa no subúrbio.
- O que está errado aqui?
a) Um assassinato terrível foi cometido aqui.
- Nomeie uma característica.
c) Lugares secretos por onde rastejar.
A casa foi usada como cativeiro de um sequestro e meu personagem, quando vivo, ficou preso lá. Os sequestradores ou receberam a grana, ou foram presos, ou mortos pelos outros habitantes da casa e meu personagem foi esquecido e morreu de fome e sede e seu espírito ficou preso nas paredes da casa.

Passo Quatro: Os Residentes. Eu responderia uma série de perguntas para falar das minhas conexões com os outros residentes da casa, mas como sou apenas eu vou pular essa parte.

E, bom, é isso. É um sistema simples. Acho que poderia ser ainda mais simples. Não gostei do sistema de “dano” que acabou atrasando o jogo quando o mestrei.

Quero mestrar de novo, talvez com alguma modificação sobre isso ou usando o suplemento que citei acima.
_____________________________________________________
Creature in the Walls

Why are you here?
a) You were abandoned on these premises many years ago. You made yourself at home.

Ability: Omnipresence.

This is our House
- what kind of House is it?
a)suburban home
- what is wrong here?
a)gruesome murder
- Name one Feature
c)secret crawlspaces

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Leituras 2025 - Semana 05

Leituras 2025 - Semana 05
08 lidos

Lendo:
01 - Dark Ages: Mage (RPG) - Bill Bridges (org.) - 78% 
02 - Chasing the Dragon - Yoshio Manaka MD - 07% 
03 - Quarta Asa - Rebecca Yarros - 14%
04 - Planescape: Guia do Jogador para os Planos (RPG) - David "Zeb" Cook - 52% 

Contos, Poesias & Artigos*
- Estórias Abensonhadas - Mia Couto - 22% (22)
- As Vira-Latas - Arelis Uribe - 21% (07)
- Wild Cards vol 1 - O Começo de Tudo - G.R.R. Martin (org.) - 18% (17)
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.

Lidos:
01 - Mulheres Machonas Armadas Até os Dentes (RPG) - Greg Poster
02 - Lugar Nenhum - Neil Gaiman
03 - A Trupe (RPG) - Jorge Valpaços
04 - Sub Drop e o Sistema de Luta e Fuga (Artigo) - Equina Nur
05 - Chinese Ghost Stories We Tell Ourselves Quickstart (RPG) - Alyx Bui
06 - Thousand Arrows (RPG) - James Mendez Hodes
07 - Falling For Your Best Friend - Emma St. Clair
08 - Vale dos Acritós (RPG) - Carlos K. Pereira & Flávio Andrade

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Mil Faces de um RPGista - Way of the Minor Clans - Kaito


Jogo: Legend of the Five Rings First Edition
Autoria: John Wick
Editora: Alderac Entetainment Games
Experiência: MUITA! Mestrei muito e joguei muito esse sistema no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Livros usados: O básico e o suplemento Way of the Minor Clans.

Apesar do poder e influência que os Grandes Clãs exercem em Rokugan, eles não são os únicos clãs no Império Esmeralda. Ao longo dos séculos algumas pessoas fizeram feitos tão grandiosos pelo próprio Império ou pelo Imperador que este lhes concedeu o direito de ter seu próprio clã. Muitos pereceram e foram esquecidos, mas existem aqueles que perduraram e tem um papel, mesmo que pequeno, na história e nas disputas políticas de Rokugan.

Então, vamos fazer um samurai de um clã menor.

Passo Um: Conceito. O livro traz os nove clãs menores ativos durante a Guerra dos Clãs (Louva-a-Deus, Raposa, Libélula, Pardal, Texugo, Centopeia, Falcão, Tartaruga e Vespa), e um capítulo sobre os clãs perdidos, incluindo informações sobre três (Javali, Coelho e Serpente). Então eu vou rolar 1d10 pra sortear de qual clã vou fazer meu personagem e se tirar dez sorteio um dos três perdidos. Tirei oito. Tartaruga. Deixa eu reler a história deles aqui que eu não lembro.
Eita! Vamos lá. Como explico isso rápido. Uns 500 anos atrás Rokugan foi invadida por uma frota de Gaijins que resultou na Batalha do Cervo Branco, na região ao norte da capital, Otosan Uchi. Um grupo de samurais, liderados por um membro do clã dragão, decidiu salvar os últimos gaijin e levá-los de volta às suas terras. Eles voltaram, tiveram uma conferência com o Imperador que os perdoou de seus crimes e lhes deu o direito de fundar um clã e cuidar das terras onde a supracitada batalha ocorreu, mas não lhes deu o direito a ter um daimyo, com o clã reportando diretamente ao Imperador. Isso deu uma má fama ao clã e uma poderosa proteção ao mesmo tempo, já que para ter um embate com os membros do clã era preciso reportar diretamente ao Imperador. Boa parte do clã é formada pelos descendentes dos samurais que saíram em missão ou de camponeses e ronins que se uniram a eles no início. Sendo um clã muito independente.
Em verdade, o clã tem um grande segredo. Em sua viagem eles descobriram um povo que vive ao norte de Rokugan, os Yobanjin, que não tem interesse em navegações e com quem começaram a fazer comércio clandestino (porque depois desse incidente o Imperador proibiu qualquer comércio com gaijins), mas quem iria denunciar um clã cujo daimyo é o próprio Imperador?
Quanto ao meu personagem, dou uma pesquisada em nomes e escolho Kaito, que fala da profundidade do oceano. Acho que ele é um navegador, como alguns do clã. Ele se ressente que os outros clãs vejam o Tartaruga com desdém por conta de sua origem e suas raízes humildes, mas ele entende o papel que eles tem em manter contato com o mundo lá fora, o qual ele um dia sonha em conhecer e velejar.
Acho que é isso. Sem tabela de herança dessa vez, infelizmente.

Passo Dois: Clã, Família e Escola. Bom, o clã é Tartaruga, mas eles não tem uma família (alguns clãs menores não tem). Eu não recebo um bônus de atributos por isso, mas recebo “Má Reputação: Tartaruga” e menos um Rank de Glória, mas posso usar perícias Low e Merchant sem perder Honra.
Quanto a Escola, o livro traz apenas uma escola de cada clã e elas só vão até o Rank 3 (exceto o Louva-a-Deus que vai até Rank 4). Isso visava demonstrar o menor poder dos Clãs Menores. Mais pra frente outros suplementos eliminarão essa limitação e acrescentarão novas escolas aos clãs menores. Eu pensei em pegar a vantagem Different School, mas acho que vou ficar com a Escola Tartaruga de Bushi mesmo que me dá +1 em Perception, Honra inicial 1,5 e as perícias Athletics, Defense, Hand-to-Hand, Nofujutsu, e quaisquer 3 outras Merchant ou Low Skills. Eu também ganho a Técnica Fortune’s Favor que me dá um bônus quando uso uma arma de camponês escolhida. Escolho a Tonfa. Acho que Kaito é um cara que evita conflitos desncessários então estará mais disposto a se defender e desarmar seus oponentes do que matá-los.

Passo Três: Gastar os Pontos. O velho esquema. Tenho 25 pontos para gastar. Eu já começo gastando três para aumentar a Honra para 2,5 porque vejo Kaito como alguém mais honrado que a média de seu clã. Não tem nenhuma vantagem ou desvantagem exclusiva do clã, então vamos pegar o livro básico e ver o que encaixa para ele.
Primeiro vamos definir as perícias que eu ganho extras da minha escola. Primeiro eu quero Sailing, para poder velejar a costa de Rokugan. Depois pego Stealth e Commerce. Eu vejo Kaito como um mercador para seu clã e também como um certo espião. Olhando para as vantagens eu sei que eu quero Absolute Direction (1), Ambidextrous (3) (pra usar duas tonfas), Perfect Balance (2) e Read Lips (2), o que me custa oito pontos e me deixa com apenas mais 14.
Vendo algumas desvantagens pra contrabalancear eu já começo com Bad Reputation: Tortoise sem receber pontos por isso e quero Brash (3), Meddler (2) e talvez True Love? Taí, acho que fica legal. Ele tem uma paixão em uma moça da casa imperial, seu nome é Otomo Kumiko, mas ela está prometida em casamento para um membro do clã Garça, Kakita Toya, que eu também posso pegar como Sworn Enemy por 3 pontos cada. Nada como um triângulo amoroso pra aquecer as coisas. Pode ser ainda mais interessante que Toya sequer saiba da existência de Kaito no início. Então ele é o Inimigo Jurado de Toya que nem faz ideia de quem ele é e talvez demore a reconhecer sua importância, mas está sempre no caminho de Kaito em seu amor por Kumiko. Isso me dá onze pontos de volta o que passa do limite de dez pontos em desvantagens. Pergunta ao meu mestre imaginário se está tudo bem e ele me dá o aval. Ele adora uma trama dramática. Isso me coloca de novo com 25. Desses, quatorze vão para aumentar as sete skills que o personagem já tem para 3. Ficam 11 de sobra. Aumento Agility para 3 por oito pontos e me deixa apenas mais 3. Acho que vou pegar Quick (3) para completar.

Prontinho, Kaito está pronto para navegar pela costa de Rokugan e além. Talvez ele traga um presentinho especial para sua amada Otomo Kumiko e isso o coloque em confronto contra o maldito Kakita Toya (que não faz ideia de quem é esse samurai que olha pra ele com cara de quem comeu sushi estragado).
__________________________________________________________
Kaito
Clan Tortoise
Tortoise Clan Bushi School

Earth 2
Stamina 2
Willpower2

Fire 2
Agility 3
Intelligence 2

Air 2
Reflexes 2
Awareness 2

Water 2
Strength 2
Perception 3

Void 2

Advantages: Absolute Direction (1), Ambidextrous (3), Quick (3), Perfect Balance (2) e Read Lips (2),
Disadvantages: Bad Reputation: Tortoise (0), Brash (3), Meddler (2) e talvez True Love: Otomo Kumiko (3).

Skills: Athletics 3, Commerce 3, Defense 3, Hand-to-Hand 3, Nofujutsu 3, Sailing 3, Stealth 3

Honor 2,5
Glory 0,0
Insight 121


segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Leituras 2025 - Semana 04

Leituras 2025 - Semana 04
08 lidos

Lendo:
01 - Dark Ages: Mage (RPG) - Bill Bridges (org.) - 59% 
02 - Chasing the Dragon - Yoshio Manaka MD - 03% 
03 - Quarta Asa - Rebecca Yarros - 08%

Contos, Poesias & Artigos*
- Estórias Abensonhadas - Mia Couto - 18% (26)
- As Vira-Latas - Arelis Uribe - 21% (07)
- Wild Cards vol 1 - O Começo de Tudo - G.R.R. Martin (org.) - 18% (17)
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.

Lidos:
01 - Mulheres Machonas Armadas Até os Dentes (RPG) - Greg Poster
02 - Lugar Nenhum - Neil Gaiman
03 - A Trupe (RPG) - Jorge Valpaços
04 - Sub Drop e o Sistema de Luta e Fuga (Artigo) - Equina Nur
05 - Chinese Ghost Stories We Tell Ourselves Quickstart (RPG) - Alyx Bui
06 - Thousand Arrows (RPG) - James Mendez Hodes
07 - Falling For Your Best Friend - Emma St. Clair
08 - Vale dos Acritós (RPG) - Carlos K. Pereira & Flávio Andrade




quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Mil Faces de um RPGista - Renewal & Riot - Lúcia Bonfim


Jogo: Renewal & Riot – A Hopepunk-themed Laser and Feelings Hack
Sistema: Laser and Feelings
Autoria: Joan Noble
Editora: Auto-publicado, você pode encontrar esse e outros livros da autora em https://lady-goggles.itch.io
Experiência: Li o folheto e gostaria de colocar um dia na mesa, mas ainda não rolou.
Livros usados: Só o folheto disponível no site acima.

Eu já postei aqui um personagem de Laser & Feelings que é um sistema indie super simples. Por ser também um sistema aberto ele possui uma enorme variedade de “hacks” que usam o sistema espalhados pela internet. Eu mesmo estou escrevendo um. E é incrível como você tem um jogo tão interessante em apenas duas páginas.
Em Renewal & Riot os jogadores são parte de uma comunidade que está lutando por melhorias junto aos poderes públicos e privados (tudo bem que na democracia burguesa os dois se confundem). O jogo usa o sistema do Laser & Feelings que explico melhor mais abaixo.

Então, vamos criar uma pessoa que queira melhor sua vizinhança.

Passo Um: Escolha um Estilo. As opções são Insightful, Brave, Weird, Leader, Serious, Techy, Michievous e Artistic. Como eu fiz um personagem mais acolhedor no último post estou querendo fazer uma mais guerreira agora. Estou entre Brave e Leader… hummm… Vou de Leader.

Passo Dois: Escolha uma Profissão. As opções são Capinteiro, Jardineiro, Estudante, Adolescente, Parente, Encanador e Professor. Para a ideia que estou tendo eu quero Estudante.

Passo Três: Escolha um Número. Essa é única parte numérica desse sistema. Eu escolho um número de 2 a 5 para ser meu único atributo Renewal/Riot. Um número alto significa que ela é melhor em Renewal (consertar coisas, criar, persuadir, precisão, projetar, etc) e um numero menor que ela é melhor em Riot (protestar, confrontar, ajuda mútua, intimidar, sabedoria de rua, intuição, “ver o todo”). Aqui cabe eu explicar rapidinho o sistema.
Quando tenho de fazer um teste eu rolo 1d6 e tenho de tirar acima do meu número para uma ação Riot e abaixo para uma ação Renewal. Eu ganho um dado extra se minha ação tiver algo a ver com meu estilo e mais um dado extra se tiver a ver com minha profissão. Também ganho um dado extra se alguém gastou uma ação me ajudando. Cada dado que tirar o número desejado é um sucesso. Se eu tirar EXATAMENTE meu número eu preciso descrever como resolvo a situação ao mesmo tempo usando Renewal E Riot. Eu acho esse sistema genial.
Voltando a minha personagem, eu escolho colocar 3. Ela é melhor em Riot, mas não é totalmente inepta em Renewal. Talvez só falte a ela a paciência para ações que demandam mais tempo e atenção.

Passo Quatro: Dê um Nome a sua Personagem. Vou chamá-la de Lúcia Bonfim. Lúcia em homenagem a uma querida amiga que já se foi e Bonfim em homenagem a deputada Sâmia Bonfim que é uma guerreira no congresso nacional (e se não gostar a porta da rua é serventia da casa).

Passo Cinco: Crie um Centro Comunitário. Essa é parte seria feita em grupo, mas como sou apenas eu aqui vamos lá. Eu escolho duas forças e um problema do nosso centro comunitário a partir de duas listas. Eu diria que meu centro comunitário tem um Arquivo da História da Comunidade e uma Ligação com a Câmara de Vereadores (seria conselho municipal, mas estou adaptando ao modelo brasileiro) como suas forças e seu problema é Má Administração, talvez exatamente essa conexão com a câmara faça com que as pessoas que estão hoje na administração do centro comunitário o vejam apenas como um trampolim para uma carreira política. Há muitos assim no Rio de Janeiro, infelizmente.

Passo Seis: Crie um Problema. Esse é um passo para o GM e eu já estava esquecendo. Basicamente rolo 4d6 em ordem e vejo em uma tabela qual o problema que Lúcia e sua comunidade terão de enfrentar. Tiro 2, 1, 2 e 5. Isso me dá “Uma Corporação… Quer Destruir… Habitações...Que Irá Destruir os Recursos Locais”. Então vamos dizer que uma empresa quer destruir o pequeno comércio interno da comunidade para forçar as pessoas a comprarem um supermercado de sua imensa rede que fica logo ao lado da comunidade mas que tem preços exorbitantes. Parece bem real para mim.

E é isso. Lúcia Bonfim está pronta para botar a boca no trombone e lutar contra a péssima administração em sua comunidade.
_________________________________________________________
Lúcia Bonfim
Líder
Estudante

Renewal/Riot 3


Centro Comunitário
Forças: Arquivo da História da Comunidade e uma Ligação com a Câmara de Vereadores
Problema: Má Administração

quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Mil Faces de um RPGista - Parselings - Sam "Doc" Muprhy


Jogo: Parselings – Words Are What Define Me – A Deck Building Table Top RPG
Autoria: Leo Cheung
Editora: Smunchy Games
Experiência: Nenhuma. Apenas li o livro. Não sei como esse jogo funcionaria em mesa, mas tenho curiosidade em ver.
Livros usados: Só o básico mesmo.

Esse vai ser um longo post, já deixo o aviso. Eu peguei esse jogo em um bundle uns dois anos atrás e estava bem curioso por conta de uma mecânica que aparece até no título do livro. Ele é um deck building, para quem não conhece o termo do mundo dos jogos de tabuleiro modernos é um tipo de jogo onde você vai montando um baralho conforme vai se jogando. Aqui, no caso a montagem do baralho é feita na criação de personagem e as suas ações são regidas não por dados ou cartas normais, mas pela forma como você administra o seu próprio baralho. Ainda não sei bem como isso funcionaria em mesa, principalmente se o sistema seria fluído ou travado. Achei um gameplay aqui e depois vou ver.
E quanto à ambientação? Bom o jogo se passa em Nominal City, que era uma cidade qualquer antes de receber esse nome. Aliás, nomes são muito importantes nesse jogo. Anos atrás (acho que são quinze, mas preciso confirmar) aconteceu um evento mundial e Nominal City foi o epicentro. O aparecimento de um vírus mágico interdimensional (pois é, vocês não leram errado) que ao infectar as pessoas se manifesta na pele de uma forma similar a uma tatuagem de palavras. Essas palavras conferem poderes ao infectado que eu vou falar melhor mais pra frente.
Há o risco de um parse (as pessoas infectadas pelo parsecyte) serem dominadas por uma das palavras, apagando toda identidade para além dela e se tornando uma criatura perigosa.
O jogo gira muito em torno da metáfora dos rótulos que recebemos da sociedade ao nosso redor e de como encaramos os rótulos que compõem a nossa identidade. É um jogo que fala muito da comunidade LGBTQIAPN+, claro, e sua busca de ser quem se é.
Em suma, é um jogo cuja proposta eu acho bem interessante, mas precisaria de um grupo certo para jogá-lo.

Após essa introdução enorme, vamos fazer um parse.

Passo Um: Detalhes. Mas poderia ser conceito, só que de forma estruturada. Antes de começar a preencher a ficha, vamos pensar um pouco sobre ele. O jogo não tem um papel específico para os jogadores. Algo como “aventureiros” ou coisa parecida. Há muitos cenários possíveis propostos no capítulo do mestre, mas eu particularmente gostei do estilo “slice of life” que é apresentado nos contos que entremeiam o livro. Ou seja, pessoas normais em situações normais que ganham uma dimensão extraordinária. Sei que esse é tipo mais difícil de colocar na mesa e conseguir um grupo empenhado em jogar, mas como esse personagem é para mim (e para os poucos que me leem) vou me dar o prazer de fazer como eu quero.
Imagino meu personagem como alguém que tinha a vida toda definida antes do Evento. Ele estava chegando aos 30, terminando a residência de medicina (ainda não pensei em uma especialidade, talvez cirurgia que é uma carreira que tem algum prestígio), noivo de sua namorada de colégio, vindo de família abastada (não sei se rica, talvez), mas internamente sentia que algo não encaixava. Ele não falava disso com ninguém, apenas seguia sua vida o mais normal que podia.
Então veio o evento e uma das tatuagens apareceu no seu rosto. Não havia como esconder. Amigos se afastaram com medo de pegar, apesar das autoridades dizerem que não era pelo contato direto que se pegava o vírus (não lembro se o livro especifica como isso acontece), a noiva o largou quando ele deixou de ser “perfeito”.
Acho que até sua família meio que o renegou. Ele acabou senso acolhido entre aqueles que foram afligidos, muitos deles da comunidade LGBTQIAPN+, que o ajudaram a se descobrir como não-binárie. Seu nome é Sam Murphy. Sam que pode ser Samuel ou Samantha, mas as pessoas da comunidade paresecyte costumam chamá-lo de “Doc” por sua atuação na clínica comunitária.
Elu tem uma aparência masculina, de ascendência irlandesa, com cabelos e uma barba rala ruiva.
O livro fala para eu definir os princípios do meu personagem, uma espécie de guia para a personalidade delu, mas não dá nenhum parâmetro para isso e parece não haver nenhuma importância mecânica nisso. Vou deixar com algo como “Acolher e cuidar”.
Também teria de escolher alguns Goals de curto e longo prazo para ganhar Script (o xp desse jogo), mas não tenho nenhuma ideia no momento. Vamos ver se surge algo mais a frente.

Passo Dois: Palavras. Agora eu escolho quais palavras o parsecte tatuou no corpo de Sam. Há duas formas de fazer isso, uma é em grupo, a outra que eu vou usar é chamada de Ad Lib. Na verdade essa também é em grupo, mas parece mais fácil de fazer sozinho. Eu receberia de cada jogador na mesa, incluindo o GM, 1 Aspect e 2 Augments até um total de seis e doze respectivamente, daí eu sorteio pra ficar com um e três deles inicialmente. Deixa eu ver qual a diferença entre ambos pra escolher aqui.
Então, Aspects representam características principais do seu personagem e sempre são substantivos. Já Augments podem ser substantivos, verbos, adjetivos ou advérbios que são usados para descrever seu personagem. Um dos fatores que torna fazer seu personagem em grupo interessante é que os outros jogadores vão te dar palavras que representam como os personagens deles veem seu personagem.
Sei que eu quero algo que represente a vida que ele vivia antes. Algo covardia, medo, máscara, ilusão… Pensando melhor se eu for explicar cada palavra esse post vai ficar ainda mais gigantesco do que já está prometendo ficar. Vou só colocar as listas e pronto:
Aspects: Medo, Vermelho, Líder, Arrependimento, Doutor, Luz
Augments: Farol, Amável, Calado, Gentil, Cura, Firme, Parceiro, Distante, Fechado, Ocultar, Só (ou sozinho, não consegui me decidir), Encruzilhada.
Agora que tenho as palavras (e foi difícil fazer isso sozinho), rolo 1d6 e 3d12 pra ver com quais Doc começa. Tiro Doutor, Gentil, Cura e Só. Se eu fosse jogar com esse personagem eu poderia ir acrescentando uma palavra a lista por sessão até ficar com 10 e 20, respectivamente. A tatuagem que elu tem no rosto é Doutor e, por isso, todo mundo chama de “Doc”.
Ah! Esqueci de explicar, mas as palavras servem para fazer “parse” que é a magia desse jogo. Vários parselings podem combinar suas palavras para criar um efeito. Em uma história no livro, duas pessoas combinam as palavras Consertar (fix) e Memória (memory) para dar a uma senhora em fase terminal de alzheimer a capacidade de viver suas últimas horas com seus filhos e netos com alguma dignidade.

Mas preciso rever como isso funciona na mesa.

Passo Três: Imagens. Imagens demonstra como seu personagem se mostra no mundo. Cada Imagem é dividida em dois… não tem um nome no livro, mas vou chamar de atributos porque é o que eles são. A montagem é em um sistema de priorização, estilo World of Darknes, mas com menos pontos e apenas dois atributos por grupo. Acho que Doc tem como primário Intent (Intelligence, Insight), como secundário Conduct (Charm, Cunnig), com Push (Potential, Perseverance) e Feats (Force, Finesse) por último.
Agora eu distribuo 3, 2, 1 e 1 em cada Image, sendo que cada… atributo já começa com um. No final ficou assim:
Intent (Intelligence 3, Insight 2)
Feats (Force 1, Finesse 2)
Conduct (Charm 3, Cunnig 1)
Push (Potential 1, Perseverance 2)

Passo Quatro: Aptitudes. Assim, eu sou super a favor de novos nomes e termos em RPGs, mas se é pra dar um novo nome, torne algo novo. As Aptitudes são, como o próprio livro descreve, os Talentos e Perícias do seu personagem. Então por que raios não chamar de Talentos ou Perícias, cacilda!?
De qualquer forma cada grupo de Aptitudes está ligada a uma Image e temos um sistema de priorização de novo, sendo que a distribuição é 7, 5 e 3 e você já começa com um ponto em cada uma. Push não tem Aptitudes ligadas a ela.
Acho que vou manter a ordem anterior com Intent, Conduct e Feats. Não, pensando melhor, vou inverter Conduct e Intent. Após distribuir os pontos fica assim:
Intent (Crafting 1, Medicine 4, Memory 1, Perception 2, Research 2, Technology 1)
Feats (Athletics 3, Larceny 1, Melee 1, Ranged 1, Riding 1, Stealth 2)
Conduct (Acting 2, Animals 1, Empathy 4, Etiquete 3, Manipulation 2, Rumors 1)

Passo Cinco: Estatísticas Derivadas.
Health é Perseverance+Force = 3 (acho que não sou muito resistente)
Potential (Resource) e 1. Não lembro pra que isso serve.
Defence é Perseverence+Insight+Finesse/2, arredondado pra baixo que dá...6
Initiative é Potential+Insight+Finesse = 5
Speed é Force+Finesse = 3
Carry é [(Potential+Force)x2] +Perseverance que fazendo os cálculos aqui é igual à… 6.
Deck Size a soma total da sua Image que é 15 para todo personagem inciante.
Não sei se realmente todos esses valores são necessários.

Passo Seis: Características de Parse. Se não me engano esses são os valores que me permitem fazer Parse, a magia desse jogo. Não sei, mas acho que o sistema poderia ser simplificado basicamente a isso, mas é só minha opinião.
Articulation é 1 no início. Isso diz quantas palavras posso usar no meu Parse.
Coherency é 7, se chegar a zero o vírus domina meu personagem e eu corro o risco de virar um monstro que é definido por uma única palavra.
Syllable representa minha capacidade de usar meus poderes Parse. É a soma de Insight, Cunning e Articulation. No meu caso 4!
E, por fim eu anoto as minhas Parse Aptitudes. Que são minhas perícias (olha essa palavra aí de novo) pra usar meus Parse.
Emission (Intelligence+Insigh = 5) é a habilidade pra criar ideias e conceitos do nada.
Embodiment (Finesse+Force = 3) me permite manipular o meu corpo e daqueles participando de um Parse.
Enchantment (Cunning+Charm = 4) é a habilidade de manipular objetos e pessoas que não estão participando do Parse.
Você também notou que cada um deles é apenas a soma dos atributos de uma Image? Então pra que tantos termos para a mesma coisa? Não sei, vamos em frente.

Passo Sete: Finalizando. Só que não já que ainda vai faltar montar o deck depois, mas agora tem mais três coisas pra anotar aqui, Tricks, Challenges e Script, mas eu não lembro o que cada uma dessas coisas é e pra que serve. Vou ler aqui e já volto.
Ok, Tricks são basicamente habilidades especiais ou vantagens que eu tanho. Eu começo com sete pontos para comprá-los. Dou uma olhada rápida nos Tricks e alguns me chamam logo a atenção: Holistic Treatment por três pontos me permite combinar minha habilidade de Medicine e a Empathy de outra pessoa para curar melhor e Inspirantio por um ponto faz com que todos os meus companheiros de equipe tenham um sucesso extra toda vez que me virem ter um sucesso crítico. Sobraram três pontos e eu jurava que tinha visto ontem um Trick de Charm que tinha me interessado, mas agora não estou achando...Não estou achando agora. Vou então pegar Vitality (2 pontos) para aumentar minha Health para 4 e Trustworthy (1 ponto) que me permite revelar uma carta a mais quando faço um teste de Etiquette em alguém pela primeira vez.
Challenge é uma desvantagem que eu posso pegar para ganhar mais pontos de Tricks. Dou uma olhada nos exemplos e acho que vou pegar um Challenge Social com Disconnected. Sam foi expulso de sua antiga vida e tem um constante sentimento de não-pertencimento em meio as pessoas que o acolheram. Isso significa que toda vez que eu pegar um Coringa ou alguém do meu passado vai aparecer ou vai acontecer alguma coisa que vai me lembrar desse não-pertencimento.
Com os dois pontos extras eu decido tirar o Vitality e comprar Alluring Aura por quatro pontos que me dá a habilidade de dobrar os sucessos de alguém quando eu o acalmar.
Por fim, Scripts são os pontos de experiência desse jogo.

Parte Oito: Monte o seu Baralho. Eu não disse que não tinha acabado?
Precisei dar uma relida em como o sistema funciona pra saber como eu monto esse baralho. Bom, meu baralho inicial tem um número de cartas igual ao meu número de pontos total em Images, ou seja 15 para um personagem inicial, mais um Coringa pelo Challenge que eu peguei. Os naipes das cartas são baseados em cada Image e os valores indicam quão elaborada é a minha ação (o que não faz muito sentido, sinceramente), mas o livro indica pra pegar números baixos inicialmente.
Como o sistema funciona? Quando eu tenho de fazer um teste, o mestre vai determinar um número de sucessos necessários, uma image e uma aptitude. O jogador saca um número de cartas do seu baralho igual a soma desses dois últimos valores, mas também pode decidir sacar menos cartas para um mínimo de dois. Porque ele faria isso? Boa pergunta. O número de cartas que você declara que vai sacar é o seu Draw e cada carta do naipe certo cujo valor seja abaixo do Draw vale 2 sucessos e cada carta acima vale apenas 1. Cartas de outros naipes não valem nada, exceto ouros que tem um efeito especial que não vale a pena explicar aqui porque envolve uma série de outras regrinhas do jogo.
Então eu tenho cinco cartas de espadas (Intent), quatro de copas (Conduct), e três tanto de paus quanto de ouros (Feats e Push, respectivamente). Eu vou fazer o mais básico e pegar de as ás cinco de espadas, ás a quatro de copas, ás a três de ouros e ás a três de paus. O que torna meu personagem um cara um tanto simplório, talvez? Mas pelo jeito ele consegue fazer o trabalho.
Eu realmente preciso ver um gameplay desse jogo pra entender como isso funciona em mesa. Eu encontrei um e se conseguir ver e entender venho aqui e complemento esse post.
_____________________________________________________
Sam “Doc” Murphy

Images:
Intent (Intelligence 3, Insight 2)
Feats (Force 1, Finesse 2)
Conduct (Charm 3, Cunnig 1)
Push (Potential 1, Perseverance 2)

Aptitudes:
Intent (Crafting 1, Medicine 4, Memory 1, Perception 2, Research 2, Technology 1)
Feats (Athletics 3, Larceny 1, Melee 1, Ranged 1, Riding 1, Stealth 2)
Conduct (Acting 2, Animals 1, Empathy 4, Etiquete 3, Manipulation 2, Rumors 1)

Articulation 1
Coherency 7
Syllable 4

Parse Aptitudes.
Emission 5
Embodiment 3
Enchantment 4

Tricks: Alluring Aura (4), Holistic Treatment (3), Inspirantion (1), Trustworthy (1)

Deck (16)
Spades: Ace, Two, Three, Four, Five
Hearts: Ace, Two, Three, Four
Staves: Ace, Two, Three
Diamonds: Ace, Two, Three
Joker (Social – Past Unresolved)

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Leituras 2025 - Semana 02


Leituras 2025 - Semana 02
06 lidos

Lendo:
01 - Falling For Your Best Friend - Emma St. Clair - 69%
02 - Dark Ages: Mage (RPG) - Bill Bridges (org.) - 26% 
03 - Vale dos Acritós (RPG) - Carlos K. Pereira & Flávio Andrade - 12% 


Contos, Poesias & Artigos*
- Estórias Abensonhadas - Mia Couto - 08% (29)
- Wild Cards vol 1 - O Começo de Tudo - G.R.R. Martin (org.) - 10% (18)
- As Vira-Latas - Arelis Uribe - 06% (09)
*Sendo lidos de forma não-linear. Os mais em cima foram lidos mais recentemente. O número entre ()s indica quantos contos/poesias faltam para terminar.




Lidos:
01 - Mulheres Machonas Armadas Até os Dentes (RPG) - Greg Poster
02 - Lugar Nenhum - Neil Gaiman
03 - A Trupe (RPG) - Jorge Valpaços
04 - Sub Drop e o Sistema de Luta e Fuga (Artigo) - Equina Nur
05 - Chinese Ghost Stories We Tell Ourselves Quickstart (RPG) - Alyx Bui
06 - Thousand Arrows (RPG) - James Mendez Hodes