Jogo:
Changeling:
the Dreaming 2e
Sistema:
Storytelling
Autoria:
Editora:
White-Wolf
Publishing
Experiência:
Joguei
uma ou duas partidas nos anos 90.
Livros
usados:
O Básico e talvez o Player's Guide
Pelo
“certo” eu deveria fazer um personagem de Mage: The Ascencion,
para manter a ordem do World of Darkness.mas eu não sou muito fã de
seguir regras e já estou com o conceito desse personagem na cabeça
faz uns bons anos, só vou fazer algumas modificações.
Changeling
é o quinto sistema da série do World of Darknessse seria o último,
se White-Wolf não tivesse pirado uns anos depois e lançado coisas
como Hunter, Mummy e Demon.
Em
Changeling: The Dreaming (que eu vou chamar a partir daqui de C:tD
até para poder diferenciar de Changeling: The Lost que é um jogo
completamente diferente), cerca de mil anos atrás a barreira entre o
nosso mundo e os outros começou a se enrijecer com o florescimento
da razão e a ligação da humanidade com as religiões monoteístas,
até que as passagens entre o mundo mortal e o Sonhar se fecharam
completamente. A maioria das fadas conseguiu fugir para o Sonhar, mas
muitas ficaram para trás. Para sobreviver elas aprenderam a
reencarnar e se ligarem a almas de mortais, tornando-se assim
Changelings. O jogo se concentra nessa dualidade de ser ao mesmo
tempo mortal e fada e como equilibrar essas duas facetas sem cair
para a loucura do Donhar ou a perda de si mesmo da Banalidade.
Na
minha opinião, é o jogo do WoD com a temática mais interessante e
é uma pena que não tenha tido mais carinho dos jogadores na época.
Apesar que parece ter ganho uma fanbase forte e consolidada mesmo
depois do Mundo das Trevas ter ido para a cucuia. É um dos que eu
espero que ganhe uma versão “V5” no futuro, mas isso só deve
acontecer, se acontecer, lá para 2030. Infelizmente.
Bom,
isso já é introdução suficiente. Vamos ao personagem.
Passo
Um: Conceito.
Jean-Marc Lecroix é um homem franco-canadense de 29 anos (ele
insiste em ressaltar que ainda não tem trinta), com cerca de 1.60m,
gordinho, começando a ficar calvo. A história de Marc (como os
amigos o chamam) é a de muitos aspirantes a atores. Ele foi para
Nova York tentar entrar na Julliard e fazer sucesso como ator,
vivendo da sua arte. Só que para cada história dessas de sucesso,
existem centenas ou milhares de histórias não contadas de fracasso.
A dele é uma dessas muitas.
Após cinco anos vivendo na Grande
Maçã, tentando entrar na Julliard sem sucesso e conseguindo apenas
papéis pequenos em produções teatrais menores ainda, Marc decidiu
dar o braço a torcer, voltou para Montreal, fez faculdade de
Literatura e arrumou um trabalho como professor onde quer que a
campanha se passe.
Lá
ele foi convidado a dirigir o teatro da escola, onde os jovens
pretendiam fazer uma versão moderna de Sonho
de Uma Noite de Verão
e foi ali que algo despertou dentro dele. Mais exatamente, sua
natureza faérica que enfim veio à tona. Foi como reencontrar seu
caminho em ajudar esses jovens a interpretar e se expressar, tanto
dentro quanto fora do palco.
A
Court de Marc é Seelie. Ele é um cara boa gente. Dou uma boa olhada
na lista de Legacies para definir sua personalidade e achei dois que
podem encaixar perfeitamente. Seu Legacy Seelie é Squire, Escudeiro.
Eu consigo ver claramente Marc como alguém que coloca as
necessidades dos outros em primeiro lugar e que se fortalece em
ajudar os outros a alcançarem seu potencial, mesmo que as custas dos
seus próprios sonhos. Talvez um dos motivos dele ter falhado em NY
foram as incotáveis vezes que ele deixou de estudar ou faltou a um
teste ou ensaio para ajudar um amigo passando mal ou fazer companhia
a uma amiga de coração partido. Agora seus heróis são os jovens
atores em sua peça. Como Legacy Useelie eu cheguei a pensar em Fool,
até que li Wretch e achei perfeito. Marc tem uma espécie de
síndrome de impostor, ele não se considera bom em nada e não
reconhece as próprias habilidades e conquistas, mesmo que outros a
reconheçam.
Apesar de eu adorar Eshus e Pookas, o
Kith de Marc é Boggan, com certeza. Isso dá a ele os birthrights
Craftwork (ele não tem medo de trabalho duro e costuma fazer
atividades laborais em ¾ do tempo) e Social Dynamics (que dá a ele
a capacidade de perceber, e se meter, nas relações sociais ao seu
redor), e a frailty Call of Needy (Marc não consegue recusar um
pedido de ajuda, perfeito para o conceito do personagem).
Seu Seeming é Grump, o que significa
que ele é Changeling “velho”. E é engraçado que velho para
esse jogo é ter mais de 26 anos. Ha ha. Um dos problemas de usar
esse personagem na época que eu jogava mais WoD foi justamente o
fato de pouquíssima gente gostar de jogar com Grumps, por motivos
que vão aparecer mais a frente.
Passo
Dois: Atributos.
A primeira coisa que tenho certeza é que Físico é terciário.
Quanto ao resto, acho que vou de Social e Mental, nessa ordem.
Social:
Começo jogando quatro pontos em Charisma para maximizar. Todo mundo
gosta de Marc, até quem não gosta dele, gosta dele. Dois pontos vão
em Manipulation, que eu vejo mais como uma habilidade de liderança e
inspiração que nem ele mesmo percebe que tem. O último ponto vai
para Appearance, o que deixa ele na média.
Mental:
Dois pontos em cada, menos Perception. Marc é acima da média, mas
não excepcional. Talvez eu use uns pontos para igualizar os três.
Physical:
Um ponto em cada, tudo na média.
Passo
Três: Habilidades.
Gasto um tempo olhando a lista antes de decidir. Vamos de Skills,
Knowledges e Talents.
Skills:
Treze pontos. Performance 3, pra começar. Marc é um ótimo ator,
ele só não sabe disso. Dois pontos cada em Crafts (penso em algo
como uma habildade geral em trabalhos manuais), Drive, Etiquette e
Leadership (novamente, não que ele se dê conta disso). Um ponto eu
coloco em Stealth, como uma espécie de habilidade para sair ou
entrar em casa de fininho desenvolvida quando ele era mais novo. E o
último ponto vai para Survival, ele sabe o básico sobre
acampamentos.
Knowledges:
Nove pontos. Um ponto cada em Linguistics (ele sabe tanto inglês
quanto francês) e Science (ele sabe o básico). Dois pontos em
Computer e em Gremayre (talvez o conhecimento dele em contos de fadas
o ajudou a compreender muito da sociedade faérica). E os três
últimos pontos em Lore (Literature), afinal ele fez faculdade disso.
Talents:
Cinco pontos. Um cada em Brawl e Dodge (combate cênico), e os
últimos três em Empathy.
Passo
Quatro: Vantagens.
Sete pontos em Backgrounds.
Coloco cinco em Dreamers para representar os alunos de Marc, ou ao
menos uns oito que ele tem mais contato e que estão na peça; E dois
em Resources, representando que Marc tem um pequeno apartamento e um
carro velho, algo condizente com seu salário de professor (sim,
estou sendo bondoso). Queria pegar pelo menos um ponto de Holding,
mas deixo isso para os freebie points.
Arts:
Quais os poderes de Jean-Marc? Engraçado que em outros tempos eu
talvez tivesse começar a criar o personagem por aqui. Agora não
faço ideia. Deixa eu dar uma re-lida aqui. Vamos lá. Vou distribuir
os 3 pontos em três artes. Chicanery 1 me dá o poder de fazer
pequenas ilusões, Legendermain 1 me permite mover objetos e pessoas,
além de fazer um pouco de prestidigitação. Imagino que Marc usava
isso, sem perceber, como se fosse mágica de palco para ganhar uns
trocados em NY. Por último Primai 1 me permite conversar com
qualquer objeto, o que eu acho que cai bem com a ideia do personagem.
Realms:
Cinco pontos aqui. Actor 3 para começar porque eu quero que ele
possa afetar seus alunos. Scene 2 para afetar um pequeno auditório.
Ainda quero uns pontos em Fae e Prop, então devo dar uma parada aqui
quando chegar nos freebie points.
Passo
Cinco: Toques Finais.
Por ser Grump eu começo com Glamou 3 (ouch! Esse é um dos motivos
pra ninguém querer jogar com Grumps), Willpower 5 e Banality 5 (esse
é o outro motivo). Agora eu tenho 15 “freebie points” para
gastar e posso pegar Merits e Flaws. Vamos começar dando uma olhada
nos Flaws para ver se consigo uns pontos extras.
Pensei
em pegar alguma coisa para representar as questões de auto-estima de
Marc, mas acho que o Legacy Wretch já faz estrago suficiente.
Pego Wyld Mind que me dá dois pontos.
Marc vive preenchido por um fluxo constante de ideias, só que são
tantas que ele tem dificuldade para se dedicar a apenas uma por um
longo período (e isso bateu fundo aqui na identificação).
Ele também tem um Enemy de nível,
seu irmão Maxine (que todos chamam de Max, e Marc chama de “o
máximo”). Ele não é bem um inimigo mortal, mas é alguém que
tenta “colocar algum juízo” na cabeça de Marc, fazendo-o
entender que ele tem de abandonar esses sonhos infantis e “crescer”
(pensando bem, talvez eu tenha de matá-lo), em suma é alguém que
transborda Banalidade.
Fora isso eu não vi nenhum outro Flaw
que tenha me interessado. Mas gostei de um Merit. Marc tem True Love
pelo professor de educação física da escola. Minha ideia é que
Marc seja bissexual, mas nunca tenha explorado esse lado da sua
sexualidade (só em uma festa em NY, mas a culpa foi da bebida, ele
vai afirmar) e isso poderia ser algo a ser desenvolvido em sua
história pessoal na mão de um bom mestre. O Merit dá a ele um
bônus toda vez que ele fizer uma ação para proteger ou se
aproximar de seu Amor Verdadeiro. Achei fofinho. :-)
Feito isso eu tenho um total de 17
pontos para gastar. Gasto logo nove pontos para aumentar meu Glamour
para 6 porque não quero o Outono batendo na minha porta tão cedo.
Outros seis pontos para pegar os Realms Fae e Prop nos níveis um
cada. E um ponto para pegar o Background de Holding 1 no teatro da
escola. Não é um grande Holding, mas é meu. Rs
Isso me deixa com um mísero ponto e
as únicas coisas que posso fazer com ele é ou comprar mais um
Background ou um Merit (um dos motivos que eu gostei do Vampire 5e
ter igualado as duas coisas). Dou mais uma olhada nas listas dos dois
para ver se algo chama a minha atenção.
E chamou. Pego o Merit Higher Purpose
com a proposta de “ser um artista reconhecido”, isso me dá mais
dois dados em qualquer teste envolvendo meu propósito. Acho que tem
tudo a ver com a história de Marc, ele só terá mudado o foco de
sua arte da atuação para a direção teatral.
Gostei muito desse personagem.
Adoraria ter a chance de colocá-lo na mesa. Só acho que demandaria
um tipo de mestre mais focado em histórias mais leves do que
combater grandes monstros ou realizar grandes feitos, histórias mais
intimistas. Infelizmente é difícil encontrar esse tipo de mestre de
jogo.
A seguir, talvez Mage: The Ascension,
Talvez Blue Planet V2.
________________________________________________________________----
Name:
Jean-Marc Lecroix
Court:
Seelie
Legacies:
Squire/Wretch
House:
Unafilliated/Commoner
Seeming:
Grump
Kith:
Boggan
Attributes:
Physical:
Strength 2, Dextery 2, Stamina 2
Social:
Charisma 5, Manipulation 3, Apperance 2
Mental:
Perception 2, Intelligence 3, Wits 3
Abilities:
Talents:
Brawl 1, Dodge 1, Empathy 3
Skills:
Crafts 2, Drive 2, Etiquette 2, Leadership 2, Performance 3, Stealth
1 e Survival 1.
Knowledges:
Computer 2, Greamayre 2, Linguistics 1 (francês), Lore: Literature
3, Science 1
Advantages:
Backgrounds:
Dreamers 5, Holding 1, Resources 2
Arts:
Chicanery 1, Legerdemain 1, Primal 1
Realms:
Actor 3, Fae 1, Scene 2, Props 1
Glamour:
6
Willpower:
5
Banality:
5
Merits:
Higher Purpose – Ser reconhecido como artista (1), True Love –
Professor de Educação Física (1)
Flaws:
“Enemy” - Maxine Lecroix (1), Wyld Mind (2)
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