sábado, 16 de maio de 2020

RPG - Changeling: The Dreaming - Jean-Marc Lecroix



Jogo: Changeling: the Dreaming 2e
Sistema: Storytelling
Autoria:
Editora: White-Wolf Publishing
Experiência: Joguei uma ou duas partidas nos anos 90.
Livros usados: O Básico e talvez o Player's Guide

Pelo “certo” eu deveria fazer um personagem de Mage: The Ascencion, para manter a ordem do World of Darkness.mas eu não sou muito fã de seguir regras e já estou com o conceito desse personagem na cabeça faz uns bons anos, só vou fazer algumas modificações.

Changeling é o quinto sistema da série do World of Darknessse seria o último, se White-Wolf não tivesse pirado uns anos depois e lançado coisas como Hunter, Mummy e Demon.

Em Changeling: The Dreaming (que eu vou chamar a partir daqui de C:tD até para poder diferenciar de Changeling: The Lost que é um jogo completamente diferente), cerca de mil anos atrás a barreira entre o nosso mundo e os outros começou a se enrijecer com o florescimento da razão e a ligação da humanidade com as religiões monoteístas, até que as passagens entre o mundo mortal e o Sonhar se fecharam completamente. A maioria das fadas conseguiu fugir para o Sonhar, mas muitas ficaram para trás. Para sobreviver elas aprenderam a reencarnar e se ligarem a almas de mortais, tornando-se assim Changelings. O jogo se concentra nessa dualidade de ser ao mesmo tempo mortal e fada e como equilibrar essas duas facetas sem cair para a loucura do Donhar ou a perda de si mesmo da Banalidade.
Na minha opinião, é o jogo do WoD com a temática mais interessante e é uma pena que não tenha tido mais carinho dos jogadores na época. Apesar que parece ter ganho uma fanbase forte e consolidada mesmo depois do Mundo das Trevas ter ido para a cucuia. É um dos que eu espero que ganhe uma versão “V5” no futuro, mas isso só deve acontecer, se acontecer, lá para 2030. Infelizmente.

Bom, isso já é introdução suficiente. Vamos ao personagem.

Passo Um: Conceito. Jean-Marc Lecroix é um homem franco-canadense de 29 anos (ele insiste em ressaltar que ainda não tem trinta), com cerca de 1.60m, gordinho, começando a ficar calvo. A história de Marc (como os amigos o chamam) é a de muitos aspirantes a atores. Ele foi para Nova York tentar entrar na Julliard e fazer sucesso como ator, vivendo da sua arte. Só que para cada história dessas de sucesso, existem centenas ou milhares de histórias não contadas de fracasso. A dele é uma dessas muitas.
Após cinco anos vivendo na Grande Maçã, tentando entrar na Julliard sem sucesso e conseguindo apenas papéis pequenos em produções teatrais menores ainda, Marc decidiu dar o braço a torcer, voltou para Montreal, fez faculdade de Literatura e arrumou um trabalho como professor onde quer que a campanha se passe.
Lá ele foi convidado a dirigir o teatro da escola, onde os jovens pretendiam fazer uma versão moderna de Sonho de Uma Noite de Verão e foi ali que algo despertou dentro dele. Mais exatamente, sua natureza faérica que enfim veio à tona. Foi como reencontrar seu caminho em ajudar esses jovens a interpretar e se expressar, tanto dentro quanto fora do palco.
A Court de Marc é Seelie. Ele é um cara boa gente. Dou uma boa olhada na lista de Legacies para definir sua personalidade e achei dois que podem encaixar perfeitamente. Seu Legacy Seelie é Squire, Escudeiro. Eu consigo ver claramente Marc como alguém que coloca as necessidades dos outros em primeiro lugar e que se fortalece em ajudar os outros a alcançarem seu potencial, mesmo que as custas dos seus próprios sonhos. Talvez um dos motivos dele ter falhado em NY foram as incotáveis vezes que ele deixou de estudar ou faltou a um teste ou ensaio para ajudar um amigo passando mal ou fazer companhia a uma amiga de coração partido. Agora seus heróis são os jovens atores em sua peça. Como Legacy Useelie eu cheguei a pensar em Fool, até que li Wretch e achei perfeito. Marc tem uma espécie de síndrome de impostor, ele não se considera bom em nada e não reconhece as próprias habilidades e conquistas, mesmo que outros a reconheçam.
Apesar de eu adorar Eshus e Pookas, o Kith de Marc é Boggan, com certeza. Isso dá a ele os birthrights Craftwork (ele não tem medo de trabalho duro e costuma fazer atividades laborais em ¾ do tempo) e Social Dynamics (que dá a ele a capacidade de perceber, e se meter, nas relações sociais ao seu redor), e a frailty Call of Needy (Marc não consegue recusar um pedido de ajuda, perfeito para o conceito do personagem).
Seu Seeming é Grump, o que significa que ele é Changeling “velho”. E é engraçado que velho para esse jogo é ter mais de 26 anos. Ha ha. Um dos problemas de usar esse personagem na época que eu jogava mais WoD foi justamente o fato de pouquíssima gente gostar de jogar com Grumps, por motivos que vão aparecer mais a frente.

Passo Dois: Atributos. A primeira coisa que tenho certeza é que Físico é terciário. Quanto ao resto, acho que vou de Social e Mental, nessa ordem.
Social: Começo jogando quatro pontos em Charisma para maximizar. Todo mundo gosta de Marc, até quem não gosta dele, gosta dele. Dois pontos vão em Manipulation, que eu vejo mais como uma habilidade de liderança e inspiração que nem ele mesmo percebe que tem. O último ponto vai para Appearance, o que deixa ele na média.
Mental: Dois pontos em cada, menos Perception. Marc é acima da média, mas não excepcional. Talvez eu use uns pontos para igualizar os três.
Physical: Um ponto em cada, tudo na média.

Passo Três: Habilidades. Gasto um tempo olhando a lista antes de decidir. Vamos de Skills, Knowledges e Talents.
Skills: Treze pontos. Performance 3, pra começar. Marc é um ótimo ator, ele só não sabe disso. Dois pontos cada em Crafts (penso em algo como uma habildade geral em trabalhos manuais), Drive, Etiquette e Leadership (novamente, não que ele se dê conta disso). Um ponto eu coloco em Stealth, como uma espécie de habilidade para sair ou entrar em casa de fininho desenvolvida quando ele era mais novo. E o último ponto vai para Survival, ele sabe o básico sobre acampamentos.
Knowledges: Nove pontos. Um ponto cada em Linguistics (ele sabe tanto inglês quanto francês) e Science (ele sabe o básico). Dois pontos em Computer e em Gremayre (talvez o conhecimento dele em contos de fadas o ajudou a compreender muito da sociedade faérica). E os três últimos pontos em Lore (Literature), afinal ele fez faculdade disso.
Talents: Cinco pontos. Um cada em Brawl e Dodge (combate cênico), e os últimos três em Empathy.

Passo Quatro: Vantagens. Sete pontos em Backgrounds. Coloco cinco em Dreamers para representar os alunos de Marc, ou ao menos uns oito que ele tem mais contato e que estão na peça; E dois em Resources, representando que Marc tem um pequeno apartamento e um carro velho, algo condizente com seu salário de professor (sim, estou sendo bondoso). Queria pegar pelo menos um ponto de Holding, mas deixo isso para os freebie points.
Arts: Quais os poderes de Jean-Marc? Engraçado que em outros tempos eu talvez tivesse começar a criar o personagem por aqui. Agora não faço ideia. Deixa eu dar uma re-lida aqui. Vamos lá. Vou distribuir os 3 pontos em três artes. Chicanery 1 me dá o poder de fazer pequenas ilusões, Legendermain 1 me permite mover objetos e pessoas, além de fazer um pouco de prestidigitação. Imagino que Marc usava isso, sem perceber, como se fosse mágica de palco para ganhar uns trocados em NY. Por último Primai 1 me permite conversar com qualquer objeto, o que eu acho que cai bem com a ideia do personagem.
Realms: Cinco pontos aqui. Actor 3 para começar porque eu quero que ele possa afetar seus alunos. Scene 2 para afetar um pequeno auditório. Ainda quero uns pontos em Fae e Prop, então devo dar uma parada aqui quando chegar nos freebie points.

Passo Cinco: Toques Finais. Por ser Grump eu começo com Glamou 3 (ouch! Esse é um dos motivos pra ninguém querer jogar com Grumps), Willpower 5 e Banality 5 (esse é o outro motivo). Agora eu tenho 15 “freebie points” para gastar e posso pegar Merits e Flaws. Vamos começar dando uma olhada nos Flaws para ver se consigo uns pontos extras.
Pensei em pegar alguma coisa para representar as questões de auto-estima de Marc, mas acho que o Legacy Wretch já faz estrago suficiente.
Pego Wyld Mind que me dá dois pontos. Marc vive preenchido por um fluxo constante de ideias, só que são tantas que ele tem dificuldade para se dedicar a apenas uma por um longo período (e isso bateu fundo aqui na identificação).
Ele também tem um Enemy de nível, seu irmão Maxine (que todos chamam de Max, e Marc chama de “o máximo”). Ele não é bem um inimigo mortal, mas é alguém que tenta “colocar algum juízo” na cabeça de Marc, fazendo-o entender que ele tem de abandonar esses sonhos infantis e “crescer” (pensando bem, talvez eu tenha de matá-lo), em suma é alguém que transborda Banalidade.
Fora isso eu não vi nenhum outro Flaw que tenha me interessado. Mas gostei de um Merit. Marc tem True Love pelo professor de educação física da escola. Minha ideia é que Marc seja bissexual, mas nunca tenha explorado esse lado da sua sexualidade (só em uma festa em NY, mas a culpa foi da bebida, ele vai afirmar) e isso poderia ser algo a ser desenvolvido em sua história pessoal na mão de um bom mestre. O Merit dá a ele um bônus toda vez que ele fizer uma ação para proteger ou se aproximar de seu Amor Verdadeiro. Achei fofinho. :-)
Feito isso eu tenho um total de 17 pontos para gastar. Gasto logo nove pontos para aumentar meu Glamour para 6 porque não quero o Outono batendo na minha porta tão cedo. Outros seis pontos para pegar os Realms Fae e Prop nos níveis um cada. E um ponto para pegar o Background de Holding 1 no teatro da escola. Não é um grande Holding, mas é meu. Rs
Isso me deixa com um mísero ponto e as únicas coisas que posso fazer com ele é ou comprar mais um Background ou um Merit (um dos motivos que eu gostei do Vampire 5e ter igualado as duas coisas). Dou mais uma olhada nas listas dos dois para ver se algo chama a minha atenção.
E chamou. Pego o Merit Higher Purpose com a proposta de “ser um artista reconhecido”, isso me dá mais dois dados em qualquer teste envolvendo meu propósito. Acho que tem tudo a ver com a história de Marc, ele só terá mudado o foco de sua arte da atuação para a direção teatral.

Gostei muito desse personagem. Adoraria ter a chance de colocá-lo na mesa. Só acho que demandaria um tipo de mestre mais focado em histórias mais leves do que combater grandes monstros ou realizar grandes feitos, histórias mais intimistas. Infelizmente é difícil encontrar esse tipo de mestre de jogo.

A seguir, talvez Mage: The Ascension, Talvez Blue Planet V2.


________________________________________________________________----

Name: Jean-Marc Lecroix
Court: Seelie
Legacies: Squire/Wretch
House: Unafilliated/Commoner
Seeming: Grump
Kith: Boggan

Attributes:
Physical: Strength 2, Dextery 2, Stamina 2
Social: Charisma 5, Manipulation 3, Apperance 2
Mental: Perception 2, Intelligence 3, Wits 3

Abilities:
Talents: Brawl 1, Dodge 1, Empathy 3
Skills: Crafts 2, Drive 2, Etiquette 2, Leadership 2, Performance 3, Stealth 1 e Survival 1.
Knowledges: Computer 2, Greamayre 2, Linguistics 1 (francês), Lore: Literature 3, Science 1

Advantages:
Backgrounds: Dreamers 5, Holding 1, Resources 2
Arts: Chicanery 1, Legerdemain 1, Primal 1
Realms: Actor 3, Fae 1, Scene 2, Props 1

Glamour: 6
Willpower: 5
Banality: 5

Merits: Higher Purpose – Ser reconhecido como artista (1), True Love – Professor de Educação Física (1)
Flaws: “Enemy” - Maxine Lecroix (1), Wyld Mind (2)



Nenhum comentário: