Jogo:
7th
Sea 1st edition
Autoria:
John
Wick
Editora:
Alderac
Entertainment Games
Experiência:
Curiosamente
eu não tenho certeza se cheguei a mestrar esse sistema nos anos 90
ou só fiquei dizendo que ia mestrar um dia e isso nunca rolou.
Joguei na campanha de um amigo meu que foi interrompida de forma
repentina por conta de uma briga desse mestre com uma parte do grupo.
Livros
usados:
O Player's Guide e possivelmente vou usar os suplementos Pirate
Nations, Avalon e Swordsman's Guild.
7th
Sea era o “jogo irmão” de Legend of the Five Rings. Ambos
criados pelo mesmo autor e usando praticamente o mesmo sistema (o
roll and keep). Enquanto L5R se passa em Rokugan, uma versão
fantasiosa do Japão feudal, 7th Sea se passa em Theah, uma versão
fantasiosa da Europa do século XVIII.
Lembro
que fiquei muito frustrado quando soube que esse jogo não era o
ocidente de L5R e mesmo com um sistema bem similar eles não eram
100% compatíveis. Mas fora isso eu adorei o jogo. Infelizmente nunca
tive a oportunidade de mestra-lo porque um amigo já mestrava e ele
achou que seria ruim duas pessoas mestrando o mesmo sistema (hoje
acho que ele tinha medo de alguma comparação). De qualquer forma é
provável se eu vier a mestrar esse sistema agora será usando as
regras da 2a
edição que praticamente mudou tudo no sistema e para melhor pelo
pouco que vi. Mas vamos fazer um personagem da primeira edição
apenas porque sim, beleza?
Vamos
começar com um conceito. Eu tinha pensado em fazer um personagem de
Castille, mas tive uma outra ideia que gostei muito.
Andrew
Silversmith era o quarto irmão de uma família com cinco filhos. Seu
pai era um ourives especializado em prata (Silversmith), e ele sempre
sentiu que não havia espaço em sua casa para ser ele mesmo e buscar
o seu próprio caminho. Além disso, algo se remexia em seu peito
toda vez que via uma embarcação chegando ou partindo do porto. Era
o mar chamando sua alma.
Uma
noite, ele reuniu seus poucos pertences e partiu. Entrou no primeiro
navio que conseguiu uma vaga na tripulação. Na época ele era
apenas um garoto e não sabia praticamente nada sobre o mar e sobre
velejar, só o que lera em seus livros. Sua falta de conhecimento e
seu tamanho foram motivos de chacota entre seus companheiros de
tripulação. Mas ele aprendeu rápido e logo os risos passaram a se
tornar cumprimentos de respeito.
Andrew
é um jovem na faixa dos vinte anos. Ele tem a pele curtida de sol e
os cabelos castanhos escuros encaracolados, com olhos castanhos
brilhantes que parecem sempre olhar o horizonte.
Sua
posse mais valiosa é um desenho em pano de uma mulher muito bonita
de longos cabelos cacheados. Alguns marujos já zombaram perguntando
quem é a beleza. Se algum amor deixado em algum porto. Andrew sempre
responde “é um desenho de minha irmã” e os comentários
costumam parar depois disso.
O
que é uma meia verdade. O desenho foi feito por sua irmã mais nova,
Maggie, mas a moça do desenho é Andrea, quem Andrew era antes de
abraçar seu próprio destino e ir em busca de quem realmente é. Se
algum dos seus companheiros de tripulação já se deu da verdade,
nenhum deles jamais deu indícios.
Devo
apontar que esse é meu segundo personagem trans nesse projeto.
Espero poder colocar esse personagem na mesa. Mesmo que depois eu o
adapte para a 2a
edição.
Vamos
lá, regras. A 1a
edição de 7th Sea é um “point buy system”. O que significa que
eu tenho 100 pontos para comprar tudo da minha ficha. Sendo que o
sistema não tem desvantagens para dar uns pontinhos extras. São 100
e pronto.
Passo
Um: Feitiçaria.
O primeiro passo é decidir se meu personagem é um feiticeiro. Magia
em Theah é interessante. Cada nação possui sua própria forma de
magia com limitação e efeitos particulares e a magia é algo que
corre no sangue de algumas famílias. Isso custa 40 pontos (!) se eu
quiser ser um full-blooded e 20 para Half-blood. Mas Andrew não tem
a menor inclinação para feitiçaria. Acho até que ele tem um certo
medo dela.
Passo
Dois: Espadachim.
O passo seguinte é decidir se Andrew é um espadachim ou não. Isso
me custaria 25 pontos e me daria acesso a uma habilidade especial,
técnicas de combate e duas Skills. Fico tentado a pegar a Escola
Rogers, que é a escola dos piratas. Tipicamente um grupo de 7th Sea
é uma tripulação em um navio pirata, apesar de não ser
obrigatório. É, vou fazer isso. Acho que vai ser a principal fonte
de habilidade de combate de Andrew.
Isso
me dá as Skills Fencing e Dirty Fighting. Isso também me dá acesso
aos Swordsman Knacks Bind (Fencing), Corps-a-Corps, Disarm (Fencing)
e Exploit Weakness (Rogers). Por fim eu ganho a técnica de aprendiz
da escola, parecido com as técnicas de L5R, no caso eu ganho a
habilidade de usar Balance no lugar de Parry e um truque de pirata
que eu escolho de uma lista. Só um momento. Escolho Sea Legs que me
dá um bônus de +1 dado quando rolando Balance. Andrew aprendeu
rápido como se mover em um navio.
Passo
Três: Traits.
Agora vamos comprar Traits. Existem cinco, Brawn, Finesse, Resolve,
Wits e Panache. Todos começam no nível 1 e eu ganho um bônus de +1
em um deles baseado na minha nação de origem. Decido que Andrew vem
das Ilhas de Avalon (uma versão do Reino Unido nesse mundo), o que
lhe dá +1 em Resolve. Agora para gastar pontos. Custa 8 pontos por
nível de Trait e só posso aumentá-los até nível 3 (como se eu
tivess pontos para aumentar mais do que isso). Decido aumentar todos
para o nível 2 menos Brawn. Andrew tem um corpo franzino. Estou com
vontade de aumentar o Resolve mais um nível, mas vou deixar isso
para se sobrar pontos. Por enquanto eu estou com 51 pontos para
gastar.
Passo
Quatro: Advantages.
Eu tinha pulado esse passo. Dou uma olhada na lista e na verdade não
tem nada que eu queira muito dali. Dou uma checada no Pirate
Nations
e finalmente encontro algo que me interessa. Eagle Eyes. Andrew é um
ótimo vigia. Vou dar uma olhada no Avalon
também. Até considerei pegar Sidhe Blood, mas não. Acho que não
tem nada a ver com Andrew. Então eu sigo com 49 pontos para gastar.
Passo
Cinco: Skills e Knacks.
Esse é um dos pontos que eu não gosto desse sistema. Aqui uma Skill
é um grupo de Knacks. Para poder comprar níveis de um Knack eu
primeiro preciso comprar uma Skill. O que em um sistema com pontos
tão limitados é complicado. Fora isso os Knacks são divididos em
básicos e avançados, custando 1 e 3 pontos por nível
respectivamente. Mas chega de reclamar.
Eu já começo com as Skills Fencing e
Dirty Fighting de minha escola de Espadachim. Isso me dá um nível
nos Knacks Attack (Fencing), Parry (Fencing) e Attack (Dirty
Fighting). Tinha esquecido que você ganha isso quando compra uma
skill.
Eu
também quero Sailor, obviamente, e acho que vou pegar Scholar, só
para pegar um nível dos Knacks básicos. Isso reflete a educação
que Andrew teve antes de fugir de casa.
Eu
ganho de os Knacks de Sailor: Balance, Climbing, Knotwork e Rigging.
De Scholar eu recebo History, Mathematics, Philosophy e Research.
Isso me deixa com 45 pontos para
aumentar meus Knacks.
Primeiro eu aumento Attack (Fencing),
Bind (Fencing), Corps-a-Corps, Disarm (Fencing), Balance, Climbing
para 3 cada, o que me custa 24 pontos. Decido aumentar Knotwork,
History, Attack (Dirty Fighting) e Exploit Weakness (Rogers) para 2
por outros 6 pontos.
Isso me deixa com apenas 15 pontos.
Passo
Seis: Toques Finais.
Primeiro eu posso comprar Backgrounds, que são elementos da minha
história que podem aparecer de tempos em tempos e eu ganho XP cada
vez que isso acontece. Dou uma olhada na lista e penso em 3 que podem
ser legais. Hunted, a família de Andrew pode estar ainda a sua
procura, Obligation, ele prometeu a sua irmã que iria tira-la da
casa de seus pais um dia, e True Identity, o risco de descobrirem que
seu corpo é de uma mulher. Eu coloco um ponto no primeiro e no
terceiro, porque não quero que isso apareça muito, e dois pontos no
segundo porque é algo grandioso e a longo prazo, mas que pode não
aparecer muito. Isso me custa 4 pontos.
Eu ainda tenho 11 pontos para gastar.
Olha só. Gasto 8 para aumentar meu Resolve para 3 e os três últimos
resolvo investir em Languages. Andrew aprendeu as línguas de
Castille e Eisen em suas viagens.
Eu não pretendo pegar Arcana, nem
positivo, nem negativo. Andrew não é tão importante assim para o
destino.
Eu posso receber até 6 Dramatic
Wounds (Resolvex2), Reputation 0 e, deixa eu rolar um dado...sete
guilders. Andrew começa apenas com a roupa do corpo, sua espada e o
desenho de sua irmã.
Realmente é um personagem que eu
adoraria colocar na mesa, mas não acho que funcionaria com qualquer
mestre de jogo. Se eu estivesse mestrando esse personagem talvez
focasse na relação com a irmã como sidestory, com ele enviando ou
recebendo cartas quando parasse nos portos. Sua família poderia ter
enviado alguém atrás dele e esse enviado poderia ser um npc de
alguma importância na campanha.
Próximo, vamos matar uns zumbis em
Shotgun Diaries.
______________________________________________
Name:
Andrew Silversmith
Nationality:
Avalon
Brawn
o
Finesse
oo
Wits
oo
Resolve
oo
Panache
oo
Backgrounds:
Hunted 1, Obligation 3, True Identity 1
Advantages:
Eagle Eyes, Languages (Castille,
Swordsman
School: Rogers
Bind
(Fencing) ooo
Corps-a-Corps
ooo
Disarm
(Fencing) ooo
Exploit
Weakness (Rogers) oo
Skills:
Dirty Fighting:
Attack (Dirty Fighting) oo
Fencing:
Attack (Fencing) ooo
Parry (Fencing) o
Sailor:
Balance ooo
Climbing ooo
Knotwork oo
Rigging o
Scholar:
History oo
Mathematics o
Philosophy o
Research o
Dramatic Wounds oooo
Reputation 0
Equipamento:
Cutlass 2k2 de dano.
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