Jogo:
Breaking the Ice
Autoria:
Emily
Care Boss
Editora:
Black
and Green Games
Experiência:
Li
a versão “sampler” uns anos atrás. Recentemente consegui ler a
versão completa que saiu no “Romance Trilogy”. Ainda não tive a
oportunidade de jogar.
Livros
usados:
O Romance Trilogy.
Breaking
the Ice é um rpg gm-less, o terceiro que eu estou colocando nesse
projeto, um rpg que não usa um mestre de jogo. Mais especificamente
é um Duet, desenvolvido especificamente para duas pessoas jogarem. O
tema do jogo é um pouco abordado em rpgs, romance!
Em
BtI os jogadores interpretam duas pessoas saindo em três encontros e
fazem testes para aumnetar o nível de atração entre elas e criar
compatibilidades que podem levar a um relacionamento.
Existem
algumas variações do jogo para mais de duas pessoas (encontros
duplos, speed-dating), relacionamentos não-amorosos e até uma
variante a cerca da relação de um ser humano com a natureza.
O
processo de criação de personagens é feito em dupla, mas farei
isso sozinho para esse projeto. Só como exemplo. Da mesma forma que
fiz com Icarus, farei dois personagens, porque essa é a proposta do
jogo.
Então,
vamos lá!
Rating
and Genre.
A primeira coisa a definir é o “rating” da aventura. Basicamente
isso é decidir como sexo, caso ocorra, é resolvido nesse jogo. Pode
ser desde “Casto” (sem sexo) até “Explícito” (que dispensa
explicações). Acho que para esse exemplo vou ficar com “Fade to
Black”, onde cenas de sexo são insinuadas e a tela escurece.
Quanto ao gênero, é o tipo de
história a ser contada. Existem várias opções. Vou ficar com o
clássico “Comédia Romântica”, porque eu adoro comédias
românticas e pronto. :-)
Isso decidido, vamos para a criação
dos personagens em si:
The
Switch.
Os jogadores escolhem uma característica que eles tem diferente
entre si e trocam essa característica entre si. Por exemplo, se os
jogadores forem um homem e uma mulher, o homem joga com uma
personagem feminina e a mulher joga com um personagem masculino.
Qualquer característica pode ser escolhida. Em verdade, os jogadores
podem decidir simplesmente mudar uma característica para o que
quiserem. Como estou montando esses personagens sozinho, vou apenas
decidir que é uma mulher e um homem e seguir em frente.
Cor
Favorita.
Agora vem a parte interessante da criação de personagens desse
sistema. Cada jogador escolhe uma cor favorita para o seu personagem
e daí os dois jogadores alternadamente escolhem uma palavra para se
conectar a essa cor ou uma palavra já escolhida. Eles continuam até
cada personagem ter pelo menos doze palavras. Essas palavras vão ser
as características dos seus personagens.
Vou
escolher Roxo
para a mulher (que vou chamar de Rosana) e Laranja
para o homem (que vou chamar de Lauro). Vamos fazer algumas
associações:
Roxo
> Pôr-do-Sol > Contemplação >
Noite > Boate
> Machucado > Cura
> Beterraba > Salada > Vida
saudável
> Funeral > Morbidez > Gótico
Laranja
> Nascer do Sol > Disposição
> Energia > Alegria >
Otimismo
> Suco > Café da manhã
> Fogo > Calor > Explosão
Eu comecei a rir quando li a primeira
associação de cada. Não tinha me dado conta de quão opostas essas
cores poderiam ser. Apenas escolhi duas aleatoriamente. Pena que isso
é apenas um exemplo, seria muito divertido ver um jogo com esses
dois personagens. Hahaha
Agora eu pego essas palavras e uso-as
para construir os Traits dos personagens, os quais serão divididos
entre Self, Work e Play. Deixa eu pensar um pouco.
Rosana:
Self: Vegetariana, Gótica, Noturna
Work: Veterinária
Play: Meditação, Assistir ao
pôr-do-sol. Boate
Lauro:
Self: Otimismo, Expansivo, Acolhedor.
Work: Professor de Educação Física
Play: Corrida pela manhã, Futebol
Ficou muito bom.
Conflitos.
Agora é preciso escolher um conflito para cada um dos personagens ao
ir no primeiro encontro. Qual é o problema para seu personagem ir em
um encontro? Os exemplos no livro vão desde coração partido, perna
quebrada até sendo babá de um leopardo (sério rs).
Acho que um dos dois poderia estar
vivendo um coração partido e os amigos insistiram para ir em uma
festa ou encontrar esse/a amigo/a. Acho que seria mais interessante
se Lauro fosse a pessoa com coração partido. Seria um ponto de
equílibrio para todo o seu otimismo e alegria. Acho que Rosana está
preocupada com algo relacionado ao trabalho. Talvez um de seus
pacientes está passando por um tratamento difícil e ela não tem
tempo para “essas coisas”, mas as amigas insistiram e disseram
que ela está trabalhando demais.
Ficou bom.
Compatibilidades são desenvolvidas ao
longo do jogo e os dois começam com Atração um.
E estão prontos.
Imagino que o primeiro encontro deles
seria em um local que não tem nada a ver com os dois e seria uma
espécie de encontro as cegas armado pelos amigos. E repito que seria
muito divertido jogar com esses personagens.
_______________________________________
Rosana:
Cor Favorita: Roxo.
Self: Vegetariana, Gótica, Noturna
Work: Veterinária
Play: Meditação, Assistir ao
pôr-do-sol. Boate
Complicação: Preocupação com um
paciente em um tratamento complicado.
Lauro:
Cor Favorita: Laranja.
Self: Otimismo, Expansivo, Acolhedor.
Work: Professor de Educação Física
Play: Corrida pela manhã, Futebol
Complicação: Coração Partido.
Atração:
o
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