Jogo:
Vampire
third edition (ou revised edition)
Autoria:
Mark Rein Hagen(org)
Editora:
White
Wolf Publishing
Experiência:
Mestrei um tanto e joguei um tanto nos anos 1990. Mas eu sempre
gostei mais de seus “irmãos mais novos”, particularmente
Werewolf e Mage.
Livros
usados:
O livro básico e talvez eu pegue o player's guide também.
Então
vamos fazer um Vampiro! Eu nunca fui muito fã de Vampire. Eu entrei
na onda nos anos 90, como todo rpgista na época. Hehe. Mas como
disse acima, eu acabei gostando muito mais dos outros jogos da World
of Darkness.
Vampire
tinha essa proposta de “horror pessoal” e “você é um
monstro”, mas na verdade nunca me senti muito assim jogando isso. A
política e a forma como os poderes funcionavam no jogo sempre
destoaram dessa proposta. E foi isso que me interessou na nova,
quinta, edição. Parece que eles captaram isso no sistema. Mas,
antes de pular para essa nova versão, quero fazer um personagem com
o sistema que eu conheci mais de vinte anos atrás.
Passo
Um: Conceito. Então,
começo com o conceito. Quero uma personagem dos anos 90. Pelo que me
lembro foi a época em que o graffitti começou a ganhar força e
respeito. As pessoas estavam deixando de chamar de pixação e
entendendo que aquilo também era uma forma de arte.
(nota:
eu realmente não sei nada sobre isso, estou tirando isso das minhas
memórias da época e das reportagens que eu via. Se você que está
lendo isso sabe mais do que eu sobre a cultura do graffitti, o que é
bem provável, deixe um comentário com quantas besteiras eu estou
dizendo aqui. Só, por favor, peço que seja gentil. ;-) )
Erika
Calheiros é uma jovem da periferia de São Paulo. Ela fez parte da
geração cara-pintada, protestou contra Fernando Collor e foi uma
das artistas que fundaram o Beco do Batman. Ela atraiu olhares de
poderosos, só não dos poderosos que ela imaginou. Uma noite ela
desapareceu e nunca mais foi vista. Esse é momento em que ela foi
Abraçada.
Bom,
gostei desse conceito, apesar de eu posso ter falado uma besteira ou
duas (ou três, ou quatro) sobre a cultura do graffitti em São Paulo
nos anos 90, mas vou pegar por aí.
Agora
preciso escolher um Clã, uma Natureza e um Comportamento.
Em
um primeiro momento penso em Brujah, mas decido que ela foi sondada
por um membro desse clã, mas foi abraçada por um Toreador. O Brujah
que foi seu quase-sire não ficou feliz com isso. O que é um bom
gancho se eu fosse jogar com essa personagem.
A
Natureza dela é Rebelde, mas seu Comportamento é Perfeccionista.
Novamente pode gerar alguns conflitos com seu sire e seu quase-sire.
Pensei
em detalhar os dois “sires” dela e o conflito deles, mas acho que
vou deixar em aberto para o caso de algum dia eu vir a usar essa
personagem na campanha de alguém (ou como npc em uma campanha
minha).
Passo
Dois: Selecione Traits.
Então vamos para o bom e velho padrão de decidir como priorizar
meus atributos e me pego pensando qual dos três é o MENOS
importante para Erika e acho que é Physical. Isso decidido acho que
Mental é o mais importante e Social o secundário.
Physical
Traits:
É o mais fácil, coloco um ponto em cada um, ficando com a média de
2.
Social
Traits:
Um em Charisma e dois nos outros dois. Erika não era tão
manipulativa como mortal, mas ela aprendeu rápido no mundo vampiro.
Mental
Traits:
Dois pontos em cada um e o último ponto vai para Wits. Erika é
perceptiva, inteligente, mas seu ponto forte é pensar rápido e
reagir mais rápido ainda.
Passo
Três: Selecione Abilities.
Dou uma olhada nas listas e decido dividir na ordem Skills, Talents e
Knowledges.
Talents:
Dois pontos cada em Alertness, Athletics, Brawl, Intimidation e o
último ponto em Streetwise.
Skills:
Três pontos cada em Crafts, Drive, Performance e Stealth. O último
ponto vai para Security.
Knowledges:
Dois pontos em Law e Politics e um ponto em Linguistics (inglês).
Talvez eu retorne aqui quando for
gastar meus freebie points.
Passo
Quatro: Selecione Advantages.
Primeiro Disciplinas. Como Toreador eu tenho acesso à Auspex,
Celerity e Presence. Eu tenho três pontos e acho que é melhor
simplesmente colocar um em cada.
Segundo, backgrounds. Cinco pontos.
Coloco um em Allies e dois em Contacts. Erika conhece algumas pessoas
no mundo das artes, principalmente no cenário underground. Dois
últimos em Mentor, a mulher que abraçou Erika tem certa influência
na Camarilla.
Por fim, distribuo sete pontos entre
minhas virtudes. Eu decido ficar com o clássico caminho da
humanidade o que me dá as virtures Conscience e Self-Control. Coloco
três pontos em cada, o que me deixa só com um ponto para Courage.
Acho que também voltarei aqui com meus freebie points.
Passo
Cinco: Toques Finais.
Registro minha Humanity (8), Willpower (2) e Blood Pool (rolo 1d10 e
consigo um 8, boa!). Por fim eu tenho meus 15 freebie points para
personalizar minha personagem.
Começo aumentando a minha coragem
para 4 ao custo de 4 freebies, o que também aumenta meu willpower
para 4. Aumento também Dextery para 3 (5 pontos), gasto outros 4
pontos para aumentar Security e Linguistics (quero que ela também
saiba francês, talvez uma exigência de sua sire). Os últimos dois
pontos eu gasto para aumentar Willpower.
E é isso! Faz uns 25 anos que eu não
fazia um vampiro.hahaha.
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Name:
Erika Calheiros.
Clan:
Toreador.
Nature:
Rebel
Demeanor:
Perfeccionist.
Generation:
13ª
Traits:
Strength 2, Dextery 3, Stamina 2
Charisma 2, Manipulation 3, Appearance
3
Perception 3, Inteligence 3, Wits 4.
Abilities:
Alertness 2, Athletics 2, Brawl 2,
Intimidation 2, Streetwise 1.
Crafts 3, Drive 3, Performance 3,
Stealth 3, Security 2.
Law 2, Linguistics 2 (inglês e
francês), Politics 2.
Disciplines:
Auspex 1
Celerity 1
Presence 1
Backgrounds:
Allies 1
Contacts 2
Mentor 2
Virtues:
Conscience 4
Self-Control 4
Courage 4
Humanity
8
Willpower
6
Blood
Pool
8
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