domingo, 10 de maio de 2020

RPG - Quill - Giovana Celeste



Jogo: Quill: A Letter Writing Roleplaying Game for a Single Player
Autoria: Scott Malthouse
Editora: Trollish Delver Games
Experiência: Joguei dois cenários de forma despretensiosa (falhando desastrosamente rs) e agora quero montar um personagem mais legal para tentar novamente.
Livros usados: Apesar de ter vários suplementos, vou usar apenas o livro básico.

Esse vai ser rápido.
Desde que voltei a ler livros de RPG, uns dois ou três anos atrás, eu encontrei algumas coisas bem diferentes. Uma delas são os chamados RPGs solos. Sinceramente quando ouvi disso a primeira vez não entrou na minha cabeça. Pareceu uma nova forma de aventura-solo ou livro-jogo, tão comuns no final dos anos 1980 e ao longo dos 1990.
Até eu encontrar Quill.
Quill é um rpg sobre escrever cartas. Você constrói um personagem e pega um dos muitos cenários propostos e então escreve uma carta como se fosse o seu personagem dentro daquele cenário. Essa é a parte RP (roleplay) da coisa.
Por exemplo, em um dos cenários que eu joguei eu era um cortesão enviando uma carta a um Arquiduque em condolências pela morte de sua filha. A qual não foi muito bem recebida, mas também não causou nenhum grande problema político.
Existem vários cenários até o momento. E todos de graça, o que é melhor rs. O criador é um professor que desenvolveu o jogo para estimular alunos a escreverem.
Gostaria muito de ver uma versão em português desse jogo…talvez eu mesmo a faça um dia.
Terminada a introdução, vamos ao personagem.

Passo Um: Conceito. Da outra vez que joguei Quill eu apenas fiz um personagem sem me preocupar com o conceito. Só para “ver qualé”. E talvez tenha sido isso mesmo que me fez ter tanta dificuldade de escrever a tal carta quando joguei. Dessa vez vamos mudar isso. Estou assumindo um cenário medieval do sul da Europa, século XII ou XIII. Minha personagem é da Itália.
Giovana Celeste nunca teve interesse pelas frivolidades da corte. A filha mais nova de uma família nobre da região de Gênova. As fofocas, os mexericos, nada disso tinha qualquer apelo a sua alma inquisidora. Ela queria entender saber o que segurava as estrelas no céu, o que fazia o coração bater, como a chuva se forma. Era a filosofia natural que mais a atraia. Desde moça Giovana tinha um hábito que muitos consideravam irritante, fazer perguntas. E não quaisquer perguntas, mas perguntas que as pessoas não sabiam as respostas.
Por insistência de seu tutor ela conseguiu entrar na Universidade de Salamanca, isso depois de ter sido recusada na Universidade de Bolonha (ela desconfia que por influência de seu pai). Sua mãe, finalmente entendendo que sua filha nunca se ajustaria a vida na corte ou a um casamento forçado, financiou secretamente a viagem da filha com suas jóias e graças a isso Giovana partiu em busca de suas respostas.

Passo Dois: Escolha seu Personagem. Agora um pouco de regras. E são bem poucas mesmo. Em Quill você tem três atributos: Penmanship, que é quão bem seu personagem escreve; Language, que é a amplitude de palavras do seu personagem e regula que palavras você pode pegar do “inkpot” do cenário e ganhar pontos extras por isso; e Heart, que descreve quanta emoção você consegue colocar em sua escrita. Cada um deles varia de Poor até Good, indicando quantos dados (1, 2 ou 3) você rola quando usando cada um desses atributos.
Para Giovana eu decido pegar Scholar. Ela não é uma Courtier, ou uma Num (feminino de Monk), e muito menos uma Aristocrat. Ela é uma estudiosa, alguém que enxerga o mundo com os olhos inquisidores da razão. Isso me dá os seguintes atributos:

Penmanship: Average
Language: Good
Heart: Poor

Passo Três: Escolha sua Habilidade. Depois eu escolho uma skill que vai me dar um dado extra uma vez por cenário em um dos três atributos. As opções são Inspiration (Penmanship), Illumination (Language) ou Augmentation (Heart). Apesar de eu ficar tentado em pegar Augmentation para ganhar um bônus que compense o meu pobre Heart, acho que Giovana tem mais um aspecto de Iluminação. Ela é alguém que estudou as palavras como uma forma de melhor elaborar suas perguntas sobre o Universo.

E é isso. Eu disse que ia ser rápido. O próximo passo seria escolher um cenário e começar a escrever a carta, rolando os dados quando necessário. Mas isso já é o jogo em si.

________________________________________________________________---


Nome: Giovana Celeste
Scholar
- Penmanship Average
- Language: Good
- Heart: Poor
Skill: Augmentation.
+1 dado em testes de Language uma vez por cenário.



Nenhum comentário: