Jogo:
Edge
of the Empire/ Fronteiras do Império
Sistema:
Genesys
Autoria:
Jay Little, Sam Stewart, Andrew Fischer e Tim Flanders (orgs).
Editora:
Fantasy
Flight Games/Galapagos Jogos.
Experiência:
Só
li o livro, estava começando a organizar uma partida oneshot dele
quando a quarentena veio. Não sei se dá para jogá-lo via discord
por conta dos dadinhos especiais.
Livros
usados:
Só o básico mesmo.
Como
hoje (quando estou escrevendo isso, pelo menos) é quatro de maio que
é o dia de Guerra nas Estrelas (may the fourth be with you), decidi
fazer um personagem de Star Wars.
Star
Wars já teve alguns sistemas de RPG, o mais recente foi criado pela
FFG usando seu sistema Genesys, o tal que usa um bando de dadinhos
diferentes. Confesso que em um primeiro momento eu torci a cara para
esse sistema, mas fiquei com vontade de ver ele na mesa e checar se
funciona de alguma forma (se eu já joguei um sistema que usa uma
torre de jenga, por que não? rs). Um amigo até ficou de me
emprestar os dados dele para eu mestrar, e aí veio a pandemia...
Uma
jogada da FFG com esse sistema foi dividi-lo em 3 ambientações mais
ou menos independentes. Edge of the Empire, ou Fronteiras do Império
como foi traduzido aqui, fala sobre pessoas que vivem na margem de
uma galáxia dominada pelo Império. O foco é em personagens
contrabandistas, mercenários, mas também pequenos nobres, colonos
de planetas distantes na orla exterior, etc. E é uma pegada
diferente dos focos tradicionais desse cenário, seja na rebelião ou
nos jedis, os quais compõem as outras duas ambientações desse
sistema.
Passo
Um: Determine Conceito e Antecedentes.
Seguindo a tradição de personagens clássicos de SW como o Capitão
Pannakah e o Conde Dooku (sério, eu desconfio que tem um brasileiro
na lucas arts só passando esses nomes de sacanagem), o nome do meu
personagem é Phella Dap'Ta. Um twi'lek (aqueles aliens que tem uns
tentáculos no lugar dos cabelos) que foi vendido como escravo ainda
criança. De alguma forma ele conseguiu escapar. Pensando melhor, ele
foi vendido para um homem que, apesar de dar-lhe uma surra quase
diariamente, fez ele ter um mínimo de educação. Quando esse homem
morreu, Phella herdou sua nave e alguns de seus negócios. Pode haver
um boato de que Phella matou esse homem, mas nada nunca foi provado.
Isso é algo que pode ser explorado ao longo do jogo. Estou deixando
os detalhes em aberto para encaixar melhor em qualquer que seja a
campanha que o mestre queira fazer.
Passo
Dois: Escolha uma Obrigação Inicial.
Eu dou uma olhada geral nas obrigações e escolho Oath, ou
Juramento. Phella sabe a dor da escravidão e nunca se associa com
mercadores de escravos, e as vezes pode fazer ações que discordam
do bom senso para ir contra mercadores de escravos. Ele se considera
acima da maioria dos marginais com quem costuma se relacionar por ter
algum tipo de “código de honra por isso.” O valor da obrigação
dependeria do tamanho do meu grupo de jogo, como sou só eu vou
deixar isso em aberto.
Passo
Três: Escolha uma Espécie.
Já disse lá em cima. Twi'lek. Isso me dá uma Força Física 1,
Agilidade 2, Intelecto 2, Astúcia 2, Força de Vontade 2 e Porte 3
(sério que traduziram Presence como Porte? Aff). Além disso eu
ganho um rank em Charme ou Falsidade. Eu
escolho Charme. E
posso remover um ■
(dado preto) devido a ambientes áridos ou quentes.
Eu
também tenho 100 XPs para customizar o personagem em breve.
Passo
Quatro e Cinco: Escolha uma Carreira e Especializações.
Phella é um Contrabandista. Eu não o vejo como um personagem muito
inclinado a combates e mais voltado para resolver as coisas com um
sorriso e uma mentira bem contada.
Isso
dá a ele Artimanha, Conhecimento (Submundo), Coordenação,
Falsidade, Manha, Percepção, Pilotar (Espacial) e Vigilância como
perícias de carreira. Eu ganho um desconto para comprar essas
perícias mais tarde e eu tenho quatro graus para distribuir nelas
agora, os quais eu coloco em Artimanha, Conhecimento (Submundo),
Pilotar (Espacial) e Vigilância. Isso já aponta um pouco a direção
que eu quero com Phella.
A
Especialização dele obviamente é Trapaceiro.
O
que me dá Charme, Combate à Distância (Leve) e Sangue Frio também
como perícias de carreira, e também dois outros graus de graça que
posso distribuir nessas perícias ou em Falsidade. Vão para Combate
e Sangue Frio. Phella não é de entrar em combates, mas quero ele
capaz de SAIR de um.
Passo
Seis: Gaste Pontos de Experiência.
Agora eu tenho 100 XP para gastar em Phella. Primeiro aumento minha
Agilidade e Astúcia para 3 cada por 60XP. Considero fazer o mesmo
com Força de Vontade, mas isso me deixaria com apenas dez pontos.
Passo
logo para os Talentos e resolvo pegar toda a primeira linha de
Trapaceiro. Isso me dá Contatos do Mercado Negro, Persuasão, Saque
Rápido e Reação Rápida, o que faz de Phella um cara bem
conectado, manipulativo e rápido para reagir se as coisas
esquentarem de repente. Ou seja, bem o que eu quero dele. Isso me
custa 20 XP (5 por cada).
Então
eu tenho outros 20 XP para comprar graus de perícias. O que é quase
nada... Eu coloco 15 em Falsidade para grau 2, e os últimos 5XP para
comprar um grau de Manha (que é uma péssima tradução para
Streetwise EMHO).
Passo
Sete: Determinando Atributos Secundários.
O Limite de Ferimento de Phella é 11, o Limite de Fadiga é 12,
Defesa 0 e Valor de Resistência é 1.
Passo
Oito: Determinar Motivações.
A principal ambição de Phella é um desejo incomensurável por
liberdade. Ele sabe o que é ter sua liberdade perdida então todo
seu foco em lucro é para manter sua liberdade. Uma das formas que
ele reforça isso é exercendo o poder de escolher seus clientes e as
vezes se meter em problemas contra traficantes de escravos.
Passo
Nove: Equipamento e Aparência.
Por fim, 500 créditos para comprar equipamentos. Eu compro uma
Pistola Blaster Leve por 300, uma Roupa Pesada por 50 (o que me dá
pelo menos uma Resistência de 1), um comlink portátil e uma
mochila. Isso me deixa com 75 créditos de sobra.
Para
aparência, Phella é um Twi'lek médio de pele verde floresta com
tentáculos pequenos para um adulto (fruto de anos de má nutrição
talvez), ele tem uma postura charmosa e um sorriso de quem sempre
sabe um segredo. Acho que o resto da personalidade dele está bem
construída lá em cima.
Passo
Dez (enfim!): Selecione uma Nave.
Normalmente isso seria uma decisão em grupo, mas como sou só eu,
posso escolher isso sozinho hahahaha. Eu fico tentado a pegar uma
YT-1300 que é a nave de Han Solo, mas decido pegar o Cargueiro Médio
Classe Wayfarer porque quero ser capaz de levar mais carga.
E
é isso. Se eu fosse mestrar esse personagem (e vou começar a
colocar isso no final de cada personagem) eu colocaria o grupo em
situações onde teriam de salvar escravos dos Hutt o que traria um
monte de problemas ao grupo.
___________________________________________________
Nome:
Phella Dap'Ta
Espécie:
Twi'lek
Carreira:
Contrabandista
Redes
de Especialização:
Trapaceiro
Limite
de Ferimento
11
Limite
de Fadiga
12
Defesa
0
Valor
de Resistência
é 2
Características:
Força
Física 1, Agilidade 3, Intelecto 2, Astúcia 3, Força de Vontade 2,
Porte 3
Perícias:
+Artimanha
(Astúcia) 1+2
Artilharia
(Agilidade) 3
Astronavegação(Intelecto)
2
Atletismo
(Força) 1
Briga
(Força) 1
+Charme
(Porte) 1+2
Coerção
(Vontade) 2
Combate
à Distância – Leve (Agilidade) 1+2
Combate
à Distância – Pesado (Agilidade) 3
Combate
Próximo (Força) 1
Computadores
(Intelecto) 2
Conhecimento
– Educação (Intelecto) 2
Conhecimento
– Mundos do Núcleo (Intelecto) 2
Conhecimento
– Orla Exterior (Intelecto) 2
Conhecimento
– Saber (Intelecto) 2
Conhecimento
– Xenologia (Intelecto) 2
+Conhecimento
– Submundo (Intelecto) 1+1
+Coordenação
(Agilidade) 3
Disciplina
(Vontade) 2
+Falsidade
(Astúcia) 2+1
Furtividade
(Agilidade) 3
Liderança
(Porte) 3
+Manha
(Astúcia) 1+2
Mecânica
(Intelecto) 2
Medicina
(Intelecto) 2
Negociação
(Porte) 3
+Percepção
(Astúcia) 3
+Pilotar
– Espacial (Agilidade) 1+2
Pilotar
– Planetário (Agilidade) 3
Resiliência
(Força) 1
+Sangue
Frio (Porte) 1+2
Sobrevivência
(Astúcia) 3
+Vigilância
(Vontade) 1+1
Talentos:
Contatos do Mercado Negro, Persuasão, Saque Rápido e Reação
Rápida
Equipamento:
Pistola Blaster Leve, Roupa Pesada, Commlink Portátil e Mochila. 75
créditos.
Nave:
Cargueiro Médio Classe Wayfarer
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