Jogo:
Spirit
of the Century/ Espírito do Século
Sistema:
FATE
Autoria:
Robert Donoghue, Fred Hicks e Leonard Balsera
Editora:
Evil
Hat Productions/ Editora Retropunk
Experiência:
Só
li, mas pretendo mestrar um oneshot em algum ponto do futuro.
Livros
usados:
Só o básico.
Spirit
of the Century é a ambientação “oficial” do sistema FATE. Ou,
pelo menos, a primeira ambientação lançada para o sistema. Esse
vai ser o meu segundo personagem desse sistema aqui, apesar de o
primeiro ter sido para a versão “Accelerated” do sistema. A
proposta é de um jogo Pulp, onde os jogadores são Centurions,
pessoas nascidas em 1901 (tecnicamente em 1o
de janeiro desse ano, mas eu sinceramente ignoro essa parte) e
incorporam de alguma forma o Espírito do Século XX (daí o nome do
jogo rs).
O
Pulp foi um estilo presente nos anos 1920 e 1930 (o ano pardrão de
SotC é 1922) com heróis que faziam coisas excepcionais. Mas, em
geral, ainda não eram os super-heróis que apareceriam no final dos
anos 1930. Apesar de provavelmente terem aberto espaço para esses.
Pense
em Flash Gordon, em Mandrake, no Fantasma (O Espírito que Anda), no
Sombra, em Dick Tracy e no Spirit e você terá uma base de
personagens Pulp com que trabalhar nesse jogo.
Lendo
esse livro um personagem que me veio a mente foi o Capitão Boing do
desenho DuckTales. Eu gosto da atitude sempre otimista daquele
personagem, que sempre consegue manter um pensamento positivo mesmo
quando seu avião está caindo (o que acontecia em TODO episódio).
Então acho que vou fazer uma espécie de versão séria (mas nem
tanto) do Capitão Boing para esse jogo. Ou seja, já tenho um
conceito inicial com que trabalhar.
Passo
Um: Aspectos.
E começamos com os famigerados Aspectos. Esses são palavras ou
expressões que definem meu personagem e podem ser ou ativados pelo
jogador para ganhar bônus e re-rolar dados ou podem ser ativados
pelo mestre para criar situações complicadas e interessantes. Em
SotC isso é feito na forma de fases onde vai se construindo a
história do personagem. Então, vamos lá.
Phase
Um: Antecedentes.
Essa fase cobre os primeiros 14 anos de vida do personagem, suas
origens e conexões familiares.
Donald Byrne vem de uma família
irlandesa-escocesa. Seu bisavô migrou para os EUA por conta da
Crise das Batatas e participou da Guerra de Secessão lutando pelo
norte. Seu avô, entretanto decidiu retornar para a Irlanda onde
conheceu e se casou com uma mulher escocesa e deu a luz a mãe de
Donald. A lembrança do bisavô, além de uma longa linhagem de
guerreiros atuando em pontos-chave da históra da Irlanda (que eu
estou com preguiça de pesquisar agora) permeia a família de Donald.
Então
escolho dois Aspectos para representar essa fase da vida dele: Legado
de Guerreiros
e Um
Lar para Voltar.
Isso representa tanto a importância da história da sua família
quanto as conexões que ele mantém.
Phase
Dois: Guerra.
Qual o Papel do seu personagem na Primeira Guerra Mundial?
*
Quando
as notícias da Guerra chegaram a família de Donald, ele sentiu o
impulso de partir para o combate, como um chamado a honrar o legado
de sua família (o mestre ofereceu um ponto de FATE rs). Na guerra,
Don descobriu uma aptidão pela pilotagem e atuou tanto comandando
aviões de combate quanto levando cargas necessárias às tropas em
terra. O aspecto para traduzir isso é Nascido
Para Voar
que também reflete a dificuldade dele de formar raízes. Sua paixão
por aviões se refletiu em uma quase obsessão para entender como
essas máquinas funcionam e como manter um avião avariado voando,
por isso ele também tem o aspecto Graxa
nas Veias.
Phase
Três: Novel.
Como SotC é um jogo pulp, ele se baseia na ideia que os personagens
são personagens de livros pulp. Nessa fase é preciso criar o
primeiro livro do seu personagem. E eu tenho o título perfeito para
Donald:
Donald
Byrne e o Zepelim da Morte.
Onde
ele enfrenta uma maldita máquina voadora armada com explosivos para
explodir a França. Foi também o primeiro encontro de Don com
Krasnyy, uma agente soviética que pode vir a ser uma rival/
interesse amoroso do personagem. Dessa fase o primeiro aspecto que eu
pensei é Se
tem Asas eu posso Derrubar
que é um lema do Capitão Boing e muito apropriado nesse contexto
rs. O segundo aspecto é Krasnyy
é Minha Rival
já criando uma ligação dele com essa personagem (que pode ser uma
PC ou NPC, ainda não sei ao certo).
Aqui também é o momento em que eu
poderia criar a forma como Donald entrou para o Clube Centurion e
quem é o seu patrono, mas acho que vou deixar isso em aberto por
agora.
Phase
Quatro: Participação Especial.
As duas últimas fases da criação de aspectos são aquelas em que
seu personagem faz uma participação especial no livro de outros
personagens, formando as ligações com o resto do grupo. Eu já
tenho uma boa ideia para outro PC para este grupo e vou usa-la. O
livro se chama:
Doutora Nemo e o Avião Atômico
Onde a referida doutora, com ajuda de
Donald tentam impedir quando um Shadow Centurion (basicamente um
centurion do mal) de colocar as mãos no último projeto do famoso
inventor brasileiro, Santos Dumont.
Não sei ainda quais aspectos colocar
aqui. Então vou continuar com a ficha e depois volto aqui.
Mas...vocês nem vão notar.
Voltei.
Pensei em Nemo
é Como uma Irmã,
representando a relação dele com a Doutora Nemo (que talvez eu
coloque essa personagem aqui também) e pode ser usado tanto como uma
vantagem quando Don fizer alguma ação para protegê-la ao mesmo
tempo que pode representar uma postura de superproteção para com
ela (ou seja, uma forma do GM me dar pontos de FATE).
Como
o outro aspecto dessa fase eu quero A
Sorte me Favorece
representando a audácia e a impulsividade desse personagem.
Phase
Cinco: Participação Especial.
A segunda participação de Donald no livro de outro jogador. Mas
como eu ainda não tenho ideia para mais personagens de SotC, vou
pular essa parte. Talvez eu volte aqui, talvez eu edite isso no
futuro, mas por enquanto vou deixar Don com 2 aspectos a menos.
Passo
Dois: Escale Perícias.
Agora eu escolho quinze perícias das vinte e sete no livro para
terem bônus. Esses bônus são distribuídos na forma de uma espécie
de pirâmide.
Uma
perícia é Superb
(+5) que no caso de Don é certamente Pilot.
Duas perícias são Great (+4).
Engineering e Endurance.
Três perícias são Good (+3). Fists,
Contacting e Athletics.
Quatro perícias são Fair (+2). Guns,
Gambling, Drive e Rapport.
Cinco perícias são Average (+1).
Drive, Empathy, Investigation, Resolve, Stealth.
Todas as outras perícias são
Mediocre (+0).
Passo
Três: Pegue Stunts.
Stunts são habilidades especiais. São o que tornam personagem de
Spirit of the Century (e FATE em geral) especial e pulp. Pessoalmente
eu gosto mais de como eles lidam com isso no FATE Accelerated, onde
os stunts são criados pelo jogador em vez de pegar de uma enorme
lista. Mas vamos seguir as regras aqui. Eu posso pegar até cinco
dessas belezas.
Eu vou direto para os stunts de pilot.
Eu sei que eu quero Walk Away From It. O que me exige outros dois
stunts de pilot. O que tem tudo a ver com Don. Barnstormer e Flying
Ace são minhas escolhas.
Eu pego Feel the Burn, um stunt de
Endurance que vai permitir aguentar mais umas porradas em combate.
Todos os outros stunts que eu quero
tem requerimentos de outros stunts, então como eu só tenho mais um
volto a olhar os stunts de Pilot e pego Plane Mechanic. E pronto!
Passo
Quatro: Gadgets and Gizmos.
Agora seria a parte de pegar equipamento, mas como eu não tenho
nenhum stunt que me dê algum desses, vou considerar que Donald usa
um avião cedido pelo Clube Centurion e tem uma pistola dos tempos de
guerra. Não vejo nenhum outro equipamento que precise ser anotado
aqui.
Por fim, só falta acrescentar alguns
detalhes como descrição e personalidade.
Donald Byrne é um jovem irlandês,
vinte e dois anos é a idade padrão dos Centurions (1922 é o ano
padrão de SotC), magro, cabelos ruivos espetados, branco de sardas.
A melhor forma de descrever sua personalidade seria “irritantemente
otimista”. Ele é o tipo de cara que sempre vê o lado bom das
coisas, e quando não há um lado bom ele vai dar de ombros e dizer
“Eh. Já que não há o que fazer, vamos tomar uma cerveja e
esperar o fim do mundo. Pelo menos não estaremos sóbrios quando
tudo for pelos ares.” ou algo do tipo.
E pronto! Donald Byrne está pronto
para voar nos céus do século XX.
Incrível como personagens de FATE me
parecem cansativos. Não era pra esse ser um sistema mais simples?
De qualquer forma, eu ainda preciso
criar outros três personagens desse sistema antes de poder mestrar
uma oneshot. Talvez eu poste os outros personagens aqui, talvez, não.
___________________________________________________________________--
Nome:
Donald "Don" Byrne
Aspectos:
Legado de Guerreiros, Um Lar para Retornar, Nascido para Voar, Graxa
nas Veias, Se Pode Voar Eu Posso Derrubar, Rivalidade com Krasnyy,
Nemo é como uma Irmã, A Sorte me Favorece.
Perícias:
Superb (+5): Pilot.
Great (+4): Engineering e Endurance.
Good (+3): Fists, Contacting e
Athletics.
Fair (+2): Guns, Gambling, Drive e
Rapport.
Average (+1): Drive, Empathy,
Investigation, Resolve, Stealth.
Stunt:
Pilot: Barnstormer, Flying Ace, Walk
Away From It, Plane Mechanic.
Endurance: Feel the Burn.
Refresh:
7
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