quinta-feira, 28 de maio de 2020

RPG - Spirit of the Century - Donald "Don" Byrne



Jogo: Spirit of the Century/ Espírito do Século
Sistema: FATE
Autoria: Robert Donoghue, Fred Hicks e Leonard Balsera
Editora: Evil Hat Productions/ Editora Retropunk
Experiência: Só li, mas pretendo mestrar um oneshot em algum ponto do futuro.
Livros usados: Só o básico.

Spirit of the Century é a ambientação “oficial” do sistema FATE. Ou, pelo menos, a primeira ambientação lançada para o sistema. Esse vai ser o meu segundo personagem desse sistema aqui, apesar de o primeiro ter sido para a versão “Accelerated” do sistema. A proposta é de um jogo Pulp, onde os jogadores são Centurions, pessoas nascidas em 1901 (tecnicamente em 1o de janeiro desse ano, mas eu sinceramente ignoro essa parte) e incorporam de alguma forma o Espírito do Século XX (daí o nome do jogo rs).
O Pulp foi um estilo presente nos anos 1920 e 1930 (o ano pardrão de SotC é 1922) com heróis que faziam coisas excepcionais. Mas, em geral, ainda não eram os super-heróis que apareceriam no final dos anos 1930. Apesar de provavelmente terem aberto espaço para esses.
Pense em Flash Gordon, em Mandrake, no Fantasma (O Espírito que Anda), no Sombra, em Dick Tracy e no Spirit e você terá uma base de personagens Pulp com que trabalhar nesse jogo.

Lendo esse livro um personagem que me veio a mente foi o Capitão Boing do desenho DuckTales. Eu gosto da atitude sempre otimista daquele personagem, que sempre consegue manter um pensamento positivo mesmo quando seu avião está caindo (o que acontecia em TODO episódio). Então acho que vou fazer uma espécie de versão séria (mas nem tanto) do Capitão Boing para esse jogo. Ou seja, já tenho um conceito inicial com que trabalhar.

Passo Um: Aspectos. E começamos com os famigerados Aspectos. Esses são palavras ou expressões que definem meu personagem e podem ser ou ativados pelo jogador para ganhar bônus e re-rolar dados ou podem ser ativados pelo mestre para criar situações complicadas e interessantes. Em SotC isso é feito na forma de fases onde vai se construindo a história do personagem. Então, vamos lá.

Phase Um: Antecedentes. Essa fase cobre os primeiros 14 anos de vida do personagem, suas origens e conexões familiares.
Donald Byrne vem de uma família irlandesa-escocesa. Seu bisavô migrou para os EUA por conta da Crise das Batatas e participou da Guerra de Secessão lutando pelo norte. Seu avô, entretanto decidiu retornar para a Irlanda onde conheceu e se casou com uma mulher escocesa e deu a luz a mãe de Donald. A lembrança do bisavô, além de uma longa linhagem de guerreiros atuando em pontos-chave da históra da Irlanda (que eu estou com preguiça de pesquisar agora) permeia a família de Donald.
Então escolho dois Aspectos para representar essa fase da vida dele: Legado de Guerreiros e Um Lar para Voltar. Isso representa tanto a importância da história da sua família quanto as conexões que ele mantém.

Phase Dois: Guerra. Qual o Papel do seu personagem na Primeira Guerra Mundial?
*
Quando as notícias da Guerra chegaram a família de Donald, ele sentiu o impulso de partir para o combate, como um chamado a honrar o legado de sua família (o mestre ofereceu um ponto de FATE rs). Na guerra, Don descobriu uma aptidão pela pilotagem e atuou tanto comandando aviões de combate quanto levando cargas necessárias às tropas em terra. O aspecto para traduzir isso é Nascido Para Voar que também reflete a dificuldade dele de formar raízes. Sua paixão por aviões se refletiu em uma quase obsessão para entender como essas máquinas funcionam e como manter um avião avariado voando, por isso ele também tem o aspecto Graxa nas Veias.

Phase Três: Novel. Como SotC é um jogo pulp, ele se baseia na ideia que os personagens são personagens de livros pulp. Nessa fase é preciso criar o primeiro livro do seu personagem. E eu tenho o título perfeito para Donald:
Donald Byrne e o Zepelim da Morte.
Onde ele enfrenta uma maldita máquina voadora armada com explosivos para explodir a França. Foi também o primeiro encontro de Don com Krasnyy, uma agente soviética que pode vir a ser uma rival/ interesse amoroso do personagem. Dessa fase o primeiro aspecto que eu pensei é Se tem Asas eu posso Derrubar que é um lema do Capitão Boing e muito apropriado nesse contexto rs. O segundo aspecto é Krasnyy é Minha Rival já criando uma ligação dele com essa personagem (que pode ser uma PC ou NPC, ainda não sei ao certo).
Aqui também é o momento em que eu poderia criar a forma como Donald entrou para o Clube Centurion e quem é o seu patrono, mas acho que vou deixar isso em aberto por agora.

Phase Quatro: Participação Especial. As duas últimas fases da criação de aspectos são aquelas em que seu personagem faz uma participação especial no livro de outros personagens, formando as ligações com o resto do grupo. Eu já tenho uma boa ideia para outro PC para este grupo e vou usa-la. O livro se chama:
Doutora Nemo e o Avião Atômico
Onde a referida doutora, com ajuda de Donald tentam impedir quando um Shadow Centurion (basicamente um centurion do mal) de colocar as mãos no último projeto do famoso inventor brasileiro, Santos Dumont.
Não sei ainda quais aspectos colocar aqui. Então vou continuar com a ficha e depois volto aqui. Mas...vocês nem vão notar.
Voltei. Pensei em Nemo é Como uma Irmã, representando a relação dele com a Doutora Nemo (que talvez eu coloque essa personagem aqui também) e pode ser usado tanto como uma vantagem quando Don fizer alguma ação para protegê-la ao mesmo tempo que pode representar uma postura de superproteção para com ela (ou seja, uma forma do GM me dar pontos de FATE).
Como o outro aspecto dessa fase eu quero A Sorte me Favorece representando a audácia e a impulsividade desse personagem.

Phase Cinco: Participação Especial. A segunda participação de Donald no livro de outro jogador. Mas como eu ainda não tenho ideia para mais personagens de SotC, vou pular essa parte. Talvez eu volte aqui, talvez eu edite isso no futuro, mas por enquanto vou deixar Don com 2 aspectos a menos.

Passo Dois: Escale Perícias. Agora eu escolho quinze perícias das vinte e sete no livro para terem bônus. Esses bônus são distribuídos na forma de uma espécie de pirâmide.
Uma perícia é Superb (+5) que no caso de Don é certamente Pilot.
Duas perícias são Great (+4). Engineering e Endurance.
Três perícias são Good (+3). Fists, Contacting e Athletics.
Quatro perícias são Fair (+2). Guns, Gambling, Drive e Rapport.
Cinco perícias são Average (+1). Drive, Empathy, Investigation, Resolve, Stealth.
Todas as outras perícias são Mediocre (+0).

Passo Três: Pegue Stunts. Stunts são habilidades especiais. São o que tornam personagem de Spirit of the Century (e FATE em geral) especial e pulp. Pessoalmente eu gosto mais de como eles lidam com isso no FATE Accelerated, onde os stunts são criados pelo jogador em vez de pegar de uma enorme lista. Mas vamos seguir as regras aqui. Eu posso pegar até cinco dessas belezas.
Eu vou direto para os stunts de pilot. Eu sei que eu quero Walk Away From It. O que me exige outros dois stunts de pilot. O que tem tudo a ver com Don. Barnstormer e Flying Ace são minhas escolhas.
Eu pego Feel the Burn, um stunt de Endurance que vai permitir aguentar mais umas porradas em combate.
Todos os outros stunts que eu quero tem requerimentos de outros stunts, então como eu só tenho mais um volto a olhar os stunts de Pilot e pego Plane Mechanic. E pronto!

Passo Quatro: Gadgets and Gizmos. Agora seria a parte de pegar equipamento, mas como eu não tenho nenhum stunt que me dê algum desses, vou considerar que Donald usa um avião cedido pelo Clube Centurion e tem uma pistola dos tempos de guerra. Não vejo nenhum outro equipamento que precise ser anotado aqui.

Por fim, só falta acrescentar alguns detalhes como descrição e personalidade.
Donald Byrne é um jovem irlandês, vinte e dois anos é a idade padrão dos Centurions (1922 é o ano padrão de SotC), magro, cabelos ruivos espetados, branco de sardas. A melhor forma de descrever sua personalidade seria “irritantemente otimista”. Ele é o tipo de cara que sempre vê o lado bom das coisas, e quando não há um lado bom ele vai dar de ombros e dizer “Eh. Já que não há o que fazer, vamos tomar uma cerveja e esperar o fim do mundo. Pelo menos não estaremos sóbrios quando tudo for pelos ares.” ou algo do tipo.

E pronto! Donald Byrne está pronto para voar nos céus do século XX.

Incrível como personagens de FATE me parecem cansativos. Não era pra esse ser um sistema mais simples?

De qualquer forma, eu ainda preciso criar outros três personagens desse sistema antes de poder mestrar uma oneshot. Talvez eu poste os outros personagens aqui, talvez, não.

___________________________________________________________________--

Nome: Donald "Don" Byrne

Aspectos: Legado de Guerreiros, Um Lar para Retornar, Nascido para Voar, Graxa nas Veias, Se Pode Voar Eu Posso Derrubar, Rivalidade com Krasnyy, Nemo é como uma Irmã, A Sorte me Favorece.

Perícias:
Superb (+5): Pilot.
Great (+4): Engineering e Endurance.
Good (+3): Fists, Contacting e Athletics.
Fair (+2): Guns, Gambling, Drive e Rapport.
Average (+1): Drive, Empathy, Investigation, Resolve, Stealth.

Stunt:
Pilot: Barnstormer, Flying Ace, Walk Away From It, Plane Mechanic.
Endurance: Feel the Burn.

Refresh: 7



Nenhum comentário: